qual o papel da fotografia na tua vida?

como encaras a fotografia?

  • fotos de fim semana, familia/amigos, etc

    Votes: 18 11,1%
  • um hobbie. dou alguma atenção ao que faço, mas n tenho aspirações a mais

    Votes: 123 75,9%
  • levo a sério. ganho/já ganhei dinheiro com a fotografia

    Votes: 14 8,6%
  • vivo da fotografia

    Votes: 7 4,3%

  • Total voters
    162

adolfo dias

Power Member
sendo esta uma secção de fotografia será de esperar que a malta que aqui vem/anda tenha algum gosto pela dita.
as galerias mostram que uns levam mais a sério do que outros.
a questão agora é saber a dimensão desse gosto.

que importancia tem a fotografia na tua vida?
uma brincadeira? um hobbie? algo sério?
porque?

eu vejo a fotografia como um hobbie. um pouco mais a sério tv que a maioria, mas obviamente há quem leve mais a sério ou faça disto vida.

outras estatísticas:

Qual o teu sistema?
que sistema de focagem usas?
que modo criativo usas mais?
com que olho fotografas?
quantas fotos tiras?
onde guaradam as vossas máquinas
qual o tipo de fotografias que mais tiras
qual o principal método de aprendizagem
 
Última edição:
Está entre "Fotos de fim semana, familia/amigos" e "um hobbie. dou alguma atenção ao que faço, mas n tenho aspirações a mais."

Infelizmente estes ultimos tempos tenho tido muito pouco tempo e têm sido mais fotos de fim semana/familia/amigos.
 
Aqui também passou de hobbie a trabalho. :) Neste momento estou a trabalhar no ramo como freelancer, e embora ainda não dê para viver só da fotografia, há boas perspectivas para o futuro.
 
Para mim é um hobby e será sempre.

Nem tenho interesse em que deixe de ser. Sei perfeitamente no que que é que sou bom (ou onde engano melhor :002:)
 
Neste momento, hobbie. Mas vou investir em material para ver se consigo arranjar uns trocos extra ( se bem que não faço a mínima ideia em como concretizar isto )
 
Sim, ganho dinheiro com a fotografia...de vez em quando. Não espero vir a viver dela porque gosto demasiado de outras áreas que de certa forma se relacionam com ela. Mas a parte fotográfica é algo que vai fazer sempre parte da minha vida profissional e é algo de que gosto particularmente.

Cumps,
michael c
 
Aqui também passou de hobbie a trabalho. :) Neste momento estou a trabalhar no ramo como freelancer, e embora ainda não dê para viver só da fotografia, há boas perspectivas para o futuro.

Neste momento, hobbie. Mas vou investir em material para ver se consigo arranjar uns trocos extra ( se bem que não faço a mínima ideia em como concretizar isto )

Rui podes partilhar alguns dos segredos?
certamente que mt gente n se importava de ter uma ajudinha pros filtros, mas n sabe como começar.

deduzo que passe por arranjar alguns conhecimentos, uns trabalhos para aquecer e mostrar o valor...
 
Rui podes partilhar alguns dos segredos?
certamente que mt gente n se importava de ter uma ajudinha pros filtros, mas n sabe como começar.

deduzo que passe por arranjar alguns conhecimentos, uns trabalhos para aquecer e mostrar o valor...

Bem, não é propriamente um segredo. Estava a ver oportunidades de emprego quando o michael me abriu os olhos para empregos em fotografia. Mandei um currículo, fui a uma entrevista onde apresentei o meu portfólio e pronto, arranjei trabalho.
Tenho estado a ter sorte, pois foi a única candidatura que fiz para fotografia e fui logo chamado. E, pelo menos até à data, têm gostado bastante do meu trabalho (embora esteja a fazer fotos banais que qualquer um faria e a receber pouco, mas segundo sei já têm em vista coisas melhores para mim).

Trabalhos através de conhecidos, só a semana passada é que me ligaram de uma empresa, porque tinham tido boas referências minhas e queriam que eu fosse fazer uma sessão fotográfica com um actor português. Infelizmente não pude ir mas já me disseram que em Fevereiro fazem questão que seja eu a fazer a sessão.

Enfim... Acho que o segredo, além de trabalhar muito e dar o nosso melhor, é bater às portas, arriscar e ter sorte também.

Eu sei o que ele vai dizer...mas não digo.:007::D

Cumps,
michael c
Era isto? :p

Mas o que eu faço na loja é fotografar eventos e paginação de albuns e afins!

Ah ok... Assim já é mais justo. lol
 

Nah...eu não te abri os olhos. Apenas te disse para mandares o cv+portfolio...é como tu dizes, é bater a portas e arriscar um pouco. Acho que o que importa, seja na área da fotografia ou nas áreas de criatividade em geral (design, web, video, 3d, etc) é ter algo para mostrar, ter trabalho feito.

Sei que isto é cruel, mas se esta parte não existir, nada feito. Quem tem trabalhos para mostrar pode ir longe e vai arranjando mais, quem não tem não vai a lado nenhum. E agora perguntam, mas então e se ninguem der uma oportunidade como vou eu arranjar trabalhos para mostrar? É inventar. Os meus primeiros trabalhos web também os inventei. Os meus primeiros designs também. Mas olha, através disso fui tendo oportunidades e hoje vivo como freelancer. Não é fácil, mas como referi, é possivel. É preciso é lutar bastante e passar por muitas dificuldades, fazer muito sacrificios pessoais, abdicar de umas coisas para ter outras e existir empenho e consciência que é preciso aprender e melhorar a cada trabalho que se faz. Na fotografia funciona da mesma forma. Tem de se ir criando um portfólio sólido e depois as coisas acabam por acontecer. Ainda havemos de ver campanhas com fotografias de famosos tiradas pelo Rui. Pelo menos assim espero.:)

Cumps,
michael c
 
Back
Topo