AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Eu até estou admirado com a performance deste AIO, verdade que troquei as fans e montei com duas em vez de uma.
O meu está assim:
sqUzvID.jpg
 
Lá acrescentei duas fans a extrair no topo, mas as temps andam sempre iguais, ou seja 80c a jogar, a correr R20 andam nos 64c. O ryzen master apresenta valores mais baixos do que o HWiNFO.
A única diferença que senti foi a caixa não estar tão quente com a adição destas duas ventoinhas.

ryzen-master-temps.jpg
 
MasterChief Testa com a caixa aberta e sem as tampas frontal e superior, se a diferença for significativa, terás que melhorar o airflow.
Já verificaste se o cooler está bem instalado e a massa térmica bem aplicada?
 
Tenho um 5600x com uma B550M Mortar desde a semana em que foram lançados. Durante 3 dias, tudo esteve bem, mas depois tentei uma atualização de BIOS BETA por causa da velocidade do FCLK e, após algumas horas, o meu PC começou a dar bluescreen do nada. Tirei discos, testei memórias, tirei o undervolt da 3080, tirei o overclock das RAMs, reverti a BIOS, desliguei PBO, reinstalei o Windows, nada... Do nada, deu-me na telha de bloquear a frequência do processador a 4.3GHz e 1.2V e o pc ligou e não apresentou mais problemas... Fiz alguns testes, e com mais voltagem o processador até se aguentava alguns minutos, com um offset de 0.15V+ em stock, mas eventualmente ia sempre abaixo. Ainda não o mandei para RMA por causa dos problemas de stock.
 
Já descobri o problema das temperaturas irem bater sempre aos 80ºC(apenas em gaming), seja em que situação seja, como undervolt, limitando o PPT,TDC,EDC e mesmo default.
O calor da gráfica vai todo bater ao noctua aumentando as temps do CPU.
A solução mais barata será substituir o noctua por um AIO.
 
Já descobri o problema das temperaturas irem bater sempre aos 80ºC(apenas em gaming), seja em que situação seja, como undervolt, limitando o PPT,TDC,EDC e mesmo default.
O calor da gráfica vai todo bater ao noctua aumentando as temps do CPU.
A solução mais barata será substituir o noctua por um AIO.
Atenção, pelo que li entendi que tens apenas 1 fan a puxar ar da caixa, correcto? Na traseira?

O problema parece-me a mim não ser propriamente do calor da gráfica, mas sim de uma fraca extração de calor, que faz com que o calor sim, acumule na zona do cpu, pois sobe mas não é expelido rapidamente.

Colocares duas fans no topo pode certamente auxiliar. Experimenta trocar a fan traseira e coloca-la no topo (perto da traseira), sei que parece parvo, mas o ficar mais centrada na caixa pode ajudar (ligeiramente). Se reparares que baixou a temperatura nem que seja 1 grau, tens aqui parte do problema. Isto porque, numa caixa com um airflow correctamente configurado, um NH D15 vai ter uma performance quase tão boa como um AIO, e em alguns casos melhor.

Ah, e assumo que as duas fans que tens, estão na posição Baixo - Meio, e não Meio - Topo :D
 
As ventoinhas que estão no topo, estão o mais atrás possível e sinto o topo da caixa quente.
Por mais noob que pareça esqueci de testar sem a frontal, e foi aí onde notei logo uma diferença de menos 5°C a jogar BF V. Esta phanteks, para baixa carga funciona bem, agora com muita carga só se for com WC.
 
As ventoinhas que estão no topo, estão o mais atrás possível e sinto o topo da caixa quente.
Por mais noob que pareça esqueci de testar sem a frontal, e foi aí onde notei logo uma diferença de menos 5°C a jogar BF V. Esta phanteks, para baixa carga funciona bem, agora com muita carga só se for com WC.


Não entendi como tens configurada as fans. Tinha entendido que tinhas apenas 3 fans na caixa, 2 na frente e 1 nas traseiras. Tens fans no topo afinal?

Baixou a temp tirando as fans frontais?

Explica-me, por favor, como se fosse um miúdo de 4 anos, quantas fans tens e como as tens distribuídas :D
 
Alguém já experimentou a bios com update AMD AGESA ComboV2 1.2.0.0? Vou experimentar a ver se finalmente a memoria a 4000mhz/2000mhz sem crashar .

Edit: Pelo menos na minha mb ficou estável agora , finalmente ;) , pelo que tenho visto em certas mb é estável o FCLK perto de 2200mhz quase .
 
Última edição:
e WHEA erros?
eu consigo mais que 2000Mhz até, mas embora os programas de estabilidade "digam" que está estavel.
dá sempre erros WHEA no hwinfo e assim.
alem disso, as latancias aumentam devido a essas falhas.

board X570 Unify
 
e WHEA erros?
eu consigo mais que 2000Mhz até, mas embora os programas de estabilidade "digam" que está estavel.
dá sempre erros WHEA no hwinfo e assim.
alem disso, as latancias aumentam devido a essas falhas.

board X570 Unify

2000mhz até agora estável e na boa , latência de 3600 para 4000mhz aumentou apenas 2 ms como é normal , 3600mhz conseguia melhor cl .
 
hum.
entao não está estavel.
nem tens a melhor performance.
isso muitos conseguem , os 2000mhz, mas se testares Vs 1900Mhz por exemplo sem erros WHEA os 1900MHz vaõ ser mais "fluidos"
mesmo que em vez de 60K no aida64, te dê 59K
 
Boa noite

Eu consigo estabilizar 1:1:1 a 2000MHz, com a RAM 4000MHz (efetivos) e as latências CL 16-19-19-39-1T, no entanto a jogar são gerados erros WHEA.

O ideal para já será manter 1:1:1 a 1900MHz e a RAM a 3800MHz, e aguardar por um novo AGESA.
 
Na... este até agora está a funcionar sem qualquer problema.:beerchug:
O outro tinha efectivamente algum problema, pois tanto podia reiniciar espontânea e aleatoriamente, como trabalhar horas sem problema.
 
Back
Topo