Apple releases Mac OS X 10.4.9 Update

Pois parece que a minha opinião não acompanha as tendências dos restantes. Instalei hoje esse maldito update e fiquei com o MAC em águas de bacalhau!
Fotos, simplesmente evaporaram-se do computador. Musicas, não restou nem uma. Documentos, ficaram, por sorte, intactos. As definições voltaram a ficar as de fábrica.
Estou indignadissimo com isto. Não sei o que fazer. Não tenho a certeza se é disso mas, por acaso, antes de fazer o update mudei o nome daquela pasta principal que fica com o nosso nome, não sei se será disso (aceitam-se sugestões). Por sorte, as musicas tenho-as no iPod, posso recuperá-las, as fotos tenho-as em DVD que fiz no iDVD. Espero que isto se componha, porque é indigante...
Se alguem souber como remediar isto, por favor ponha-se em contacto comigo!!

Obrigado, Gonçalo
 
Estou indignadissimo com isto. Não sei o que fazer. Não tenho a certeza se é disso mas, por acaso, antes de fazer o update mudei o nome daquela pasta principal que fica com o nosso nome, não sei se será disso (aceitam-se sugestões).

Mudaste o nome da /home ?

Como o fizeste? Que eu saiba isso é algo que não dá para fazer. Se o fizeste pode muito bem ter sido por meios pouco seguros que te provocaram esses problemas todos.


Os problemas com os erros após o update acontecem por não ter finalizado direito ou ter sido interrompido a meio. Foi o teu caso?
 
Mudaste o nome da /home ?

Como o fizeste? Que eu saiba isso é algo que não dá para fazer. Se o fizeste pode muito bem ter sido por meios pouco seguros que te provocaram esses problemas todos.


Os problemas com os erros após o update acontecem por não ter finalizado direito ou ter sido interrompido a meio. Foi o teu caso?

Mudei o nome da home fazendo click com o botão direito e depois em Renomear. Com a update ela foi normalmente até ao fim, não ficou a meio nem deu quaisquer problemas.
 
Mudei o nome da home fazendo click com o botão direito e depois em Renomear. Com a update ela foi normalmente até ao fim, não ficou a meio nem deu quaisquer problemas.

Agora não estou no Mac, mas ou eu estou meio tolinho ou tinha ideia que isso não dava para mudar.
 
Se a pasta já tem o nome original, deve ser possível recuperar a estabilidade, sem reinstalar o sistema.
Eu tentava arrancar com o CD de instalação e usar o utilitário de disco, que aparece no menú, no topo esquerdo do écrã, para reparar as permissões e reparar o disco. Depois mandava recomeçar, arrancando com o disco interno. Com alguma sorte, pode ser que fique tudo no sítio.
Primeiro primir tecla "c" no arranque, para garantir que arranca do CD, e depois manter o clique do rato pressionado no segundo arranque, para arrancar do disco, o que pode também fazer ejectar o CD no arranque. Mas nem será necessária esta última manobra.
 
Última edição:
Como regra de ouro, NUNCA, mas NUNCA MESMO mudem o nome da pasta Home. É daquelas coisas que eu acho verdadeiramente mal no Mac OS. Do mesmo modo que é impossível formatar o disco de arranque quando se arranca do mesmo, devia ser impossível alterar o nome da pasta de Home. Devia apenas ser possível criar uma nova (novo administrador) e, opcionalmente, escolher o que, do conteúdo da anterior, devia passar para a nova.
Felizmente o OS X tem poucos destes tipos de erros... mas este é bem grave.

Rui Batista
 
Como regra de ouro, NUNCA, mas NUNCA MESMO mudem o nome da pasta Home. É daquelas coisas que eu acho verdadeiramente mal no Mac OS. Do mesmo modo que é impossível formatar o disco de arranque quando se arranca do mesmo, devia ser impossível alterar o nome da pasta de Home. Devia apenas ser possível criar uma nova (novo administrador) e, opcionalmente, escolher o que, do conteúdo da anterior, devia passar para a nova.
Felizmente o OS X tem poucos destes tipos de erros... mas este é bem grave.

Rui Batista

Não acho que seja um erro. Se uma pessoa é admin deve por mudar o que lhe apetecer. Não é por acaso que deve-se sempre usar como user, principalmente para não fazer asneira. Se é admin já se sabe que se deve ter cuidado com o que se faz e mexer no que se sabe (a não ser que queira experimentar, mas sabendo os riscos...).

Isto é... a não ser que dê para mudar o nome da /home como user, e assim totalmente de acordo contigo.
 
n sei se isto e offtopic mas reparei k muitas pessoas (tb e o meu caso) dps do update para o 10.4.9 o adium deixou d ligar ao msn. aparece sempre erro de escrita
 
Última edição:
Não acho que seja um erro. Se uma pessoa é admin deve por mudar o que lhe apetecer. Não é por acaso que deve-se sempre usar como user, principalmente para não fazer asneira. Se é admin já se sabe que se deve ter cuidado com o que se faz e mexer no que se sabe (a não ser que queira experimentar, mas sabendo os riscos...).

Isto é... a não ser que dê para mudar o nome da /home como user, e assim totalmente de acordo contigo.

Acho que há ainda a possibilidade de se criar uma conta com mais privilégios do que a de administrador, qualquer coisa como "root account" (conta de raiz), mas parece que a sua criação é um processo complicado que se estrutura no Unix profundo, e não se aconselha os utilizadores normais a brincar com isso. Mesmo uma conta de Administrador já se viu no que pode dar. Com uma conta de root deve ser possível pôr as galáxias a rodar ao contrário, ou algo assim...
 
Última edição:
Acho que há ainda a possibilidade de se criar uma conta com mais privilégios do que a de administrador, qualquer coisa como "root account" (conta de raiz), mas parece que a sua criação é um processo complicado que se estrutura no Unix profundo, e não se aconselha os utilizadores normais a brincar com isso. Mesmo uma conta de Administrador já se viu no que pode dar. Com uma conta de root deve ser possível pôr as galáxias a rodar ao contrário, ou algo assim...

Um administrador (root) pode fazer o que lhe apetecer ao sistema, se a conta de "administrador" do OSX não permite fazer isso é porque não é uma verdadeira conta de administrador mas apenas um utilizador com mais previlégios.
 
n sei se isto e offtopic mas reparei k muitas pessoas (tb e o meu caso) dps do update para o 10.4.9 o adium deixou d ligar ao msn. aparece sempre erro de escrita

nos últimos tempos tenho tido alguns problemas a mais com o Adium, mas já não é a primeira vez que tenho este tipo de problemas (se calhar estes problemas ocorriam depois de actualizações do SO e nunca reparei). de qualquer forma, no meu caso ele consegue ligar-se, mas vai a baixo montes de vezes.
 
Back
Topo