Apple Special Event 27 de Outubro - 'hello again'

Relativemente ao trackpad e mesmo grande. Um swype de uma extremidade a outra, leva o ponteiro aos extremos do ecra, mas devido a grande area do trackpad envolve mover o pulso para ter essa amplitude o que ser desconfortavel/falta de habito, acabando por se continuar com a utilizacao normal com varios e pequenos swypes.
Para quem faz edicao de imagem e video com o trackpad tera claramente vantagens.
 
Este Macbook Pro 2016 de "Pro" já só tem o nome... Está a vender, e vai continuar a vender muito bem, porque é da Apple. Mas a continuar esta tendência, aos poucos, a Apple vai começar a perder profissionais da imagem e vídeo, o que não lhes deve interessar muito porque enquanto os computadores venderem estão-se a marimbar para o perfil de quem os compra.
É pena para pessoas que, como eu, adoram o macOS e não encontram uma oferta decente na linha de portáteis da Apple sem ter que vender um rim..
 
Como assim preview dos ficheiros? que eu saiba tem preview de fotos (o 10 adicionou suporte para preview de RAW), videos, textos, pdfs e documentos do office.

Claro que podia ter preview de mais coisas como PSD's ficheiros de codigo, mas parece mais depender da aplicação instalada.

o preview é clicar 2 vezes e a foto abre.. no macos nao basta passar o rato?

e já que falam nisso o leitor de fotos do windows 10 é horrivel, a qualidade fica toda alterada..
 
Apple tem um "kit de recuperação de dados" caso haja uma falha nestes macbooks pro que não seja o SSD

https://9to5mac.com/2016/11/24/apple-special-cdm-tool-macbook-pro-ssd-recover-repairs/

Que é o motivo do conector misterioso sem uso:

JUeajU6GYTukZcRl.medium
 
Hello again :)

Muito possivelmente vou comprar um destes novos portáteis da Apple tendo estado fora do "circuito" durante quase 4 anos.

Apenas por uma razão. Robustez da experiencia. Essa é a minha melhor lembrança face á concorrência.

Se isso não se verificar a Apple dificilmente me apanha novamente nos PCs.

Em matéria de inovação é um dispositivo básico. Em matéria de usabilidade neste momento deixa também algo desejar ao nível de portas.

Em performance a opção pelo Radeon com a série Nvidia 1000 com saltos quânticos nesta matéria é que é o mais complicado. Principalmente para quem trabalha com ferramentas Adobe para vídeo e fotografia.

É interessante que enquanto a concorrência tenta se aproximar das artes plásticas e developers com dispositivos, inovação e performance. A Apple parece entrar numa fase com o Tim Cook a tomar decisões que lhe são hostis tendo como base unicamente a parte financeira. Dando maior relevância ao Fashion.

Vou ver como a coisa corre.

PS: A Apple entrou há uns anos numa Golden Era é tem feito muito pouco com isso. O que se tem verificado é um afunilar entorno do iPhone. Lá está, o pensamento comum de um homem das finanças,, concentrar os esforços naquilo que lhe dá mais retorno. O Problema é que muitas empresas desapareceram ou tornaram-se irrelevantes com esta forma de pensar. Tanto a MS como a Google parecem ter alguém no leme mais capaz.
 
Última edição:
Tu és "do contra" :)
Quando montes de gente está desiludida com este novo Macbook, devido principalmente à falta de inovação/obsessão pelo emagrecimento, e ao seu preço absolutamente exagerado, vens tu agora "reentrar" no ecossistema depois de o teres abandonado por causa dos motivos mencionados (lack of innovation & price)

Não vês aqui uma contradição?

Remar contra a corrente, entrar quando outros saiem, não querer ser mainstream, andar em contraciclo, contrariar tendências, é algo que eu aprecio na singularidade do indivíduo como forma de enfrentar as "maiorias" dictatoriais, mas voltas de 180º já não encaixam muito bem nessa apreciação.

Só mesmo tu para me fazeres voltar a postar... :D
 
Realmente Trance, andaste tu a fazer reviews de Surfaces..podcast (ou lá que foi) e vais voltar pela "Robustez da experiencia", essa decididamente não mudou de à 4 anos para cá. lol

Afinal as máquinas ainda usam hardware de geração anterior...a construção pouco melhorou....as vezes mais vale dizer que gostamos de ambos os lados. ;). Sejamos "humildes".
 
O caro amigo Henrique da Zwame. Um dia destes temos que tomar um cafésito.

Pelo menos que sirva para isso o meu Post.

Pensa assim. Para onde os outros vão já eu lá estive! Isto permite-me ter uma noção porventura menos especulativa sobre a inovação. O que é um dos meus papeis ao nível profissional.

Estou a considerar o Surface Book Performancd ou o MacBook Pro 15. Neste último o modelo que estou a pensar não é mais caro por exemplo com o equivalente quando o Retina foi lançado.

Mas tendo eu estado ausente deste universo e tu não. Ao nível de robustez e fiabilidade os Macbooks continuam ao nível de 2009 ou a coisa anda agora com mais soluços?

Abraço
 
Última edição:
Realmente Trance, andaste tu a fazer reviews de Surfaces..podcast (ou lá que foi) e vais voltar pela "Robustez da experiencia", essa decididamente não mudou de à 4 anos para cá. lol

Afinal as máquinas ainda usam hardware de geração anterior...a construção pouco melhorou....as vezes mais vale dizer que gostamos de ambos os lados. ;). Sejamos "humildes".

Não percebo o que uma coisa tem a haver com outra. Nunca disse que os Macs não eram bons dispositivos com tonica na robustez. Isso com uma espériencia larga. O que disse e mantenho é que a linha Surface é mais inovadora do que o Macbooks isso é visível pois está a ditar o futuro dos PCs ocupando espaço que era domínio dos Macbooks. Coisa que é confirmada pelo Henrique quando diz que ando a contra ciclo, sendo que em boa verdade não é isso de todo que se trata. Esta aqui o resultado ou parte daquilo que disse nos podcasts. E a coisa parece ter tendência a acelerar.

Humildade? Compara o teu post com o meu é depois diz-me qual é o que parece mais humilde.

É que eu recordo muito bem a forma como o Surface Pro 3 foi recebido pela comunidade de reviewers e agora parece que são dos tais que contra quem em ciclo ando. Os mesmos que agora não falam bem destes novos MacBook Pros e volto a estar em contra ciclo. .
 
Última edição:
Eu se pudesses esperar claro decidia quando a Microsoft lançar o Surface Pro 5. Deve estar alinhado com o lançamento do update do Windows para março altura em que a Apple também deve lançar novos iPad.
 
Boas Metro.

Uma vês que usas um de 15" se bem me recordo para vídeo e edição de imagem. Como está o throttling na linha MacBook Pro com Core i7?

Abraço
 
O meu é de 2012. O istats dizia muitas vezes que chegava aos 100ºC. Deixei de o usar para preservar as coronárias.
Para editar vídeo passei para Windows. Edição de imagem como não é nada de especial vou ainda usar o Aperture. Nada a reportar. Tenho andado a olhar para o Luminar e Affinity Photo. E adivinha... o primeiro vai em 2017 ter uma versão para Windows e o segundo já tem.

Quando tu voltas eu não consigo justificar continuar na plataforma a não ser pelo comodismo e estar habituado.
 
O Mac pouco ou nada evoluiu.... para além disso têm de comprar Mac + uma porrada de adaptadores e carregá-los a todos.....
Para além disso, tal como o Metro disse, o que fazes em num mac fazes no windows e se calhar até mais rápido se tiveres hardware para isso
 
O meu é de 2012. O istats dizia muitas vezes que chegava aos 100ºC. Deixei de o usar para preservar as coronárias.
Para editar vídeo passei para Windows. Edição de imagem como não é nada de especial vou ainda usar o Aperture. Nada a reportar. Tenho andado a olhar para o Luminar e Affinity Photo. E adivinha... o primeiro vai em 2017 ter uma versão para Windows e o segundo já tem.

Quando tu voltas eu não consigo justificar continuar na plataforma a não ser pelo comodismo e estar habituado.

Humm não são boas notícias. A minha última experiência foi com MacBook Pro de 2009 e portou se lindamente até mais não coitado. E é isso que tenho em mente. Se essa coisa das coronárias é algo semelhante que sinto com o SP3 para tarefas pesadas, entre os percalços de um sistema em plena ebulição devido á inovação,, pelo menos nesse tinha a desculpa da inovação. Sem isso tinha explodido... Lolol.

Tenho que analisar melhor a questão.

Usavas o Premier ou o Final Cut Pro? O teu não vinha com um NV qq GT? Será do CUDA vs Metal ou falta de suporte eficiente no OSX para isso.

PS: Estamos a falar de portáteis ultra finos e leves de alta performance. Obviamente alargando o espectro há muitas opções e mais baratas. Até desktops.
 
Última edição:
O Mac pouco ou nada evoluiu.... para além disso têm de comprar Mac + uma porrada de adaptadores e carregá-los a todos.....

Os adaptadores são uma falsa questão. Diria até que é o contrário já que com um único adaptador cobres quase tudo. Há cada vez mais escolha.

... o que fazes em num mac fazes no windows e se calhar até mais rápido se tiveres hardware para isso

Há que distinguir duas coisas na minha opinião. Por um lado tens a optimização do software em Mac para o hardware que tornam algumas tarefas bem mais rápidas do que em hardware superior no mundo windows. Para dar um exemplo do iOS apenas para explicar melhor, durante anos se discutiu os SOC dual core do iPhone e muito menos RAM do que em Android. A performance é a que se conhece.

Ter mais hardware sem dúvida que é muito mais simples ter mais e melhor hardware em Windows e acrescentaria muito mais barato. Eu em Windows posso ter um desktop poderoso e um portátil fraco para quando preciso de portabilidade. Com a Apple só consigo ter um computador e ai preciso de ter processamento. Estou á espera de para o próximo ano em que o meu portátil fará 5 anos não consiga fazer upgrade de sistema operativo.

Humm não são boas notícias. A minha última experiência foi com MacBook Pro de 2009 e portou se lindamente até mais não coitado. E é isso que tenho em mente. Se essa coisa das coronárias é algo semelhante que sinto com o SP3 para tarefas pesadas, entre os percalços de um sistema em plena ebulição devido á inovação,, pelo menos nesse tinha a desculpa da inovação. Sem isso tinha explodido... Lolol.

Tenho que analisar melhor a questão.

Usavas o Premier ou o Final Cut Pro? O teu não vinha com um NV qq GT? Será do CUDA vs Metal ou falta de suporte eficiente no OSX para isso.

PS: Estamos a falar de portáteis ultra finos e leves de alta performance. Obviamente alargando o espectro há muitas opções e mais baratas. Até desktops.

Lá está. Se a Apple tivesse lançado o MacBook Pro de 15'' tal como está (já nem pedia mais) pelo preço do que me custou este já teria comprado o FCP. Assim e olhando para o cenário de ter que mudar fui para o Adobe Premiere Elements. Não consigo justificar o Premiere por subscrição.

O meu tem uma nvidia sim. Mas tem 4 anos não há milagre nem o peço mas com a linha da Apple...

O software que indiquei acima parece-me brutal pelo preço. Ainda não tem editor de vídeo mas será uma questão de tempo.

A Apple com esta política já fez com que muitos programadores saissem da Store e aplicações que até agora só havia para Mac estão a passar para Windows. Pena não estarem a passar ao mesmo tempo para Linux.
 
Quanto é que custou o teu na altura e specs?

O principal problema do SP3 é o throttling. Ao ponto de anular a vantagem do melhor processador. No SP4 está melhor mas não muito. No Surface Book está muito melhor mas sofre ainda se percalços diversos apesar de aí ver que a MS acertou na muche. A MS está com a formula certa na linha Surface, mas tem que melhorar robustez. Coisa que vejo que irá ainda necessitar de uma geração ou duas para convencer de vez os utilizadores mais exigentes. Tanto que eu em menos tempo que o teu já estou a mudar e contas feitas se calhar no total não gastei muito menos que tu.

Hoje creio que contas feitas linha Surface acaba por resultar como um melhor PC. Uma evolução do PC e não como um 2in1. É observar o que estão agora a fazer com o Surface Studio e ligar os ponto com o Surface Book. Ao pé disto um Macbook Pro deixa de ter o pedestal da vanguarda, e começa parecer uma Leica. O que não é de todo mau e tem sua atracção.

Bom mas como disse, preciso de algo para hoje e não posso esperar pela próxima versão do Surface Book. Ainda ando a considerar a actual mas ainda está em ebulição a coisa.

E o Parallels para desenvolvimento é uma ferramenta sem igual...
 
Última edição:
Back
Topo