Como trocar router da meo fibra

Um switch com gestão e com vlans deves conseguir fazer isso, digo eu.
Ligas o ONT ao switch numa porta em trunk com as vlans todas que vêm da PT, e depois configuras uma porta em acess mode na vlan 10 (onde ligas o teu router(internet)) e configuras outra porta em trunk para ligar o router da pt.
Mas isto sou só eu a supor, pois nunca testei...
 
Boas,

Alguem me sabe dizer que configuração devo meter para colocar um router cisco apenas para a internet? Não me interessam as configurações para voz nem para as boxes de IPTV.

Basicamente o que pretendo é ligar o ONT directamente ao router cisco, e depois desse router cisco liga um cabo a um switch cisco tambem que por sua vez distribui a internet por varias pessoas atraves de vlans.
 
Viva,

Alguém que tenha substituído / colocado outro router a fazer gestão da NET, verificou se o MEO GO está a funcionar?

No site diz que estou "fora da rede MEO de casa" e não faz play à stream de video. Isto fez-me desconfiar de que o tráfego da stream de video estava a ser routeada pelo Thomson para a vlan de video e não pela ligaçao NET.

Fiz login no MEO GO, alterei o gateway na placa de rede para o thomson e já faz play (e o thomson continua sem a net ativa).

EDIT:

Confirma-se que o tráfego deverá ser routeado pelo Thomson que por sua vez envia pela VLAN de video.
Nada que umas rotas estáticas no servidor DHCP não resolva..

Cumps.
 
Última edição:
Qual é o padrão das passwords voip da meo? já liguei para lá, não me querem dar password pk é suposto a linha não sair da morada, mas preciso po-la num servidor com asterisk.
Ja tenho o dump da ligação do meu router da meo, queria experimentar um bruteforce, mas dava jeito saber se sã0 9 caracteres, e se é do 0-9, a-z..? alguem pode confirmar?
 
Qual é o padrão das passwords voip da meo? já liguei para lá, não me querem dar password pk é suposto a linha não sair da morada, mas preciso po-la num servidor com asterisk.
Ja tenho o dump da ligação do meu router da meo, queria experimentar um bruteforce, mas dava jeito saber se sã0 9 caracteres, e se é do 0-9, a-z..? alguem pode confirmar?

Viva!

Tenta só com números. Antes de eles mudarem as passwords, isto era tudo com números. Experimenta e diz alguma coisa.
 
Boas,

Pegando num post tão antigo (mas ainda não está morto :)) , aproveito para partilhar os meus desenvolvimentos/descobertas na substituição integral do router da meo.

Tenho um pfSense ligado directo ao ONT em que faço a separação da VLAN 10 para a wan e a VLAN 12 para a TV.

Das varias pesquisas que realizei tenho neste momento a TV sem passar pelo router meo só que tenho freezes nos canais ( com exepção da RTP1 que funciona sem qualquer problema)

Para a box arrancar tive de colocar nos servidores de DNS os ip 194.65.47.43 e encaminho todos os pedidos para o domain iptv.telecom.pt para este dns.

No interface de TV defino as seguintes rotas:

224.0.0.0/4
10.173.0.0/16
194.65.46.0/23
213.13.16.0/20

No IGMP proxy tenho as seguintes definições

TV upstream 194.65.46.0/23, 10.173.0.0/16, 213.13.16.0/21
LAN downstream 232.0.0.0/4

Até aqui tudo a rolar, falta o baby step de conseguir por a tv a funcionar sem qualquer freeze de forma a mandar o router meo para o lixo.

Suponho que o problema esteja relacionado com o IGMP proxy, mas aqui os logs são escassos...

Alguem consegue iluminar um pouco mais o caminho??
 
Mostra o pfSense que tens se faz favor.

E o voip, consegues coloca- lo a funcionar sem problema? Entenda- se ligado a um telefone normal? Presuponho que saia a ligação desse pfSense, não?

Dá novidades.

Cumprimentos;
 
O voip não deve ser problema, tenho um asterisk a funcionar com as contas sip de oferta do meo, ainda não me dei ao trabalho de de sniffar a password para o conseguir usar.

Para o telefone funcionar no dito "normal" vou usar o draytek 2820 que faz a ATA necessária. Na falta de melhor vai mesmo um sip phone ligado directo :)

Não percebo que queres dizer com o mostra o pfsense :S
https://www.pfsense.org/

Esta instalado num pc normal
 
AH!!!

Ok entendi mal. Pensava que tinhas comprado uma rack daquelas que eles vendem. :X Afinal enganei- me. Tens apenas o software instalado num computador normal, e a ont ligada directamente ao computador, com o software, certo?

O meu objectivo sempre foi usar o numero de telefone fixo tipo 22/21 sem ter de usar o router. Já conseguiste fazer isso?

Abraços!
 
O protocolo sip por norma é inseguro o que significa que com um man in the middle consegues apanhar a password que é isso que importa certo?

Para conseguir fazer o man in the midle tens de usar um hub/tap para o efeito ou então um switch capaz de fazer port mirror.

http://hackaday.com/2008/09/14/passive-networking-tap/

Com o wireshark deves ver toda a informação a passar :)

Ainda não cheguei ao ponto do telefone, porque acredito que o telefone tem de usar a VLAN 12 para fazer o registo.
 
Boa tarde,

Uma voltinha ao passado, para perguntar uma coisa:

A meo mudou as configurações dos routers para single edge.
A autenticação agora é feita pelo servidor, e não pelo utilizador.
Gostaria de saber se alguém tem single edge, e conseguiu colocar um router ligado directamente à ONT.

Cumprimentos;
 
Boa tarde,

No decorrer de uma ajuda dada pelo pascasso, e como ainda não tinha tido tempo para ver isto como deve de ser, resolvido aventurar- me nisto das vlans para definitivamente substituir o router da meo.
Depois de alguns tutoriais, e como ainda não comprei o router que quero, resolvi fazer isto com o meu WL-520GC antigo que aqui estava.
Este router tem o firmware DDWRT, por isso, e para quem tiver um router destes, as configs necessarias para a mae seguem nas imagens abaixo:







Em casa alteração o click na tecla save é necessário.
Depois disto é seguir o que os tutorias aqui espalhados mostram: Lan 4 que tem a VLAN 12 liga à Porta WAN do router da meo para o voip ficar a funcionar, e as restantes estão disponíveis para o que quiserem.

Cumprimentos, e obrigado a todos na ajuda.
 
Em alternativa podes adquirir um switch ligado ao ONT e colocar o thomson numa rede separada do asus. ficas com dois IPs publicos.
 
Sim, eu vi essa opção, mas não me interessa de muito. O switch em minha casa, está mesmo ligado ao router, não ao contrário. :D

Obrigado, e cumprimentos;
 
Pessoal troquei o router Thomson TG784 pelo TG784n v3 no anterior tinha as portas abertas para um jogo (BO3) e o nat type dava open com este tb abri as portas e dá strict será que há diferenças nas portas entre os 2? penso que seriam as mesmas ou será outro o problema?
 
Back
Topo