Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Sem testar diria que sim... Mas, FreeNAS é uma NAS / Storage, a funcionalidade é armazenamento e não, virtualização.
Levanta um VM com FreeNAS no VMware e testa se funciona.

Eu mantinha as coisas separadas. VMware -> Hypervisor | Storage -> FreeNAS

Cumps

O problema que vejo nesse senario é o facto do freenas pedir no mínimo 8GB ram, eu tenho 16GB ou todo.
Correr o vmware mais a vm com o freenas mais alguma vm se calhar já não faz o serviço em condições
 
Vale sempre a pena.
Para quem tem varios servidores e usa gestao centralizada, é importante ate ter os ilos atualizados.
Alias ha problemas em algumas versoes em que os servidores fazem uma leitura errada das temperaturas e colocam as ventoinhas todas no maximo( tal como no boot), so uma atualizacao e reset ao ilo resolve.
Eu tenho varios servidores em salas proprias, em que raramente la entra alguem, dai que é importante o envio de informacao correta para o Insight Remote Support.
 
O problema que vejo nesse senario é o facto do freenas pedir no mínimo 8GB ram, eu tenho 16GB ou todo.
Correr o vmware mais a vm com o freenas mais alguma vm se calhar já não faz o serviço em condições

Exato, FreeNAS no mínimo necessita de 8 GB de RAM.
Com 16 GB fica apertado se quiseres levantar alguma VM.

Como disse, mantinha as coisas em separado. Hypervisor num host e FreeNAS noutro host.

Cumps
 
Exato, FreeNAS no mínimo necessita de 8 GB de RAM.
Com 16 GB fica apertado se quiseres levantar alguma VM.

Como disse, mantinha as coisas em separado. Hypervisor num host e FreeNAS noutro host.

Cumps

Sim estou a ver como fazer, se fico com o VMware e depois instalo lá o Freenas ou não.


Edit:
No site da HP para sacar as novas versões da bios é preciso ter contrato :S
Como é que fazem para actualizar?
 
Não é preciso ter contrato para actualizações do iLo e Bios.

Sim estou a ver como fazer, se fico com o VMware e depois instalo lá o Freenas ou não.

Se não vais usar nada de muito exótico, eu diria para usares as VMs do FreeNAS.
Actualmente não deve ser tão bom como o VMWare, mas para o básico serve e o FreeNAS está a apostar em virtualização e por isso devem ter mais funcionalidades no futuro.
 
Não é preciso ter contrato para actualizações do iLo e Bios.



Se não vais usar nada de muito exótico, eu diria para usares as VMs do FreeNAS.
Actualmente não deve ser tão bom como o VMWare, mas para o básico serve e o FreeNAS está a apostar em virtualização e por isso devem ter mais funcionalidades no futuro.

Sempre que tento scara alguma versão da bios diz "An active warranty or support agreement covering Proliant servers must be linked to your HPE Support Center profile to access this BIOS."
É que eu estou com a versão J06 06/06/2014 e preciso mesmo de actualizar isto e devo de ter que actualizar uma a uma.

Em relação ao Freenas ontem tentei instalar 2 versões diferentes 11.3 u1 e a 11.2 u7 e ambas ficavam presas np boot :S
 
Em relação ao Freenas ontem tentei instalar 2 versões diferentes 11.3 u1 e a 11.2 u7 e ambas ficavam presas np boot :S
Tenho o FreeNas instalado no meu desde o inicio da versão 11, por isso não sei que problemas tens :|

Sempre que tento scara alguma versão da bios diz "An active warranty or support agreement covering Proliant servers must be linked to your HPE Support Center profile to access this BIOS."

Estranho, eu consigo sacar sem problemas. Até consigo sacar sem estar logado :P

Links:
- BIOS
- iLo
 
Estranho, eu consigo sacar sem problemas. Até consigo sacar sem estar logado :P

Links:
- BIOS
- iLo
O iLo sempre consegui actualizar.
A bios já sei qual é o problema, as versões mais antigas não da para sacar, só as mais recentes. Agora será que consigo fazer o upgrade de uma versão de 2014 para uma mais recente sem problemas? :S
 
Sim, acho que não tens problema.

A actualização da bios demora muito?
É que já está a 1h a fazer :/

EDIT:
já está assim à 4/5h :S
yYKakIC
https://imgur.com/a/yYKakIC

No iLo a versão da bios já aparece a nova, mas não sai daqui :S
se dou uns "ENTER" na consola o gen8 apita.
 
Última edição:
A actualização da bios demora muito?
É que já está a 1h a fazer :/

EDIT:
já está assim à 4/5h :S
yYKakIC
https://imgur.com/a/yYKakIC

No iLo a versão da bios já aparece a nova, mas não sai daqui :S
se dou uns "ENTER" na consola o gen8 apita.

Isso não é processo para demorar esse tempo.

Sacaste a firmware do website da HP? O ficheiro não estava corrompido?
Qual era a versão que tinhas instalado antes de fazer o update? E qual a versão que instalaste?

Cumps
 
Isso não é processo para demorar esse tempo.

Sacaste a firmware do website da HP? O ficheiro não estava corrompido?
Qual era a versão que tinhas instalado antes de fazer o update? E qual a versão que instalaste?

Cumps

Bem tive mesmo de arriscar e dar restart ao gen8.
Felizmente correu bem e arrancou tudo bem =D

Eu saquei no site deles e instalei a versão 04/04/2019 não instalei logo a última porque ia ser um salto muito grande entre versões é esta era a única que conseguia sacar sem ter um contrato.
 
Última edição:
Bem tive mesmo de arriscar e dar restart ao gen8.
Felizmente correu bem e arrancou tudo bem =D

Eu saquei no site deles e instalei a versão 04/04/2019 não instalei logo a última porque ia ser um salto muito grande entre versões é esta era a única que conseguia sacar sem ter um contrato.

Não é o indicado, mas em certas situações é o que resta fazer :D e isso já estava a levar demasiado tempo para atualizar uma firmware.

Procedeste bem. Estranho é ter demorado tanto tempo e ter empancado.

Cumps
 
Não é o indicado, mas em certas situações é o que resta fazer :D e isso já estava a levar demasiado tempo para atualizar uma firmware.

Procedeste bem. Estranho é ter demorado tanto tempo e ter empancado.

Cumps

É que já estava assim há mais de 9 horas quando decide dar o restart.
Alguma coisa aconteceu e não sei o que foi =/
Felizmente correu bem mas podia ter dado muitooos problemas =(
 
É que já estava assim há mais de 9 horas quando decide dar o restart.
Alguma coisa aconteceu e não sei o que foi =/
Felizmente correu bem mas podia ter dado muitooos problemas =(

Isso é update para demorar 15min...
Depois de teres dado o restart, não tiveste de carregar novamente a firmware? Reconheceu o update?

Cumps
 
Julgo que nao haveria problema, o ms tem backup rom se nao me enganp, que pode estar numa versao diferente.
Isto é a minha politica nos varios server que tenho da hp.
Ja nao tenho ms para confirmar mas julgo que tem dual rom e caso algo de grave no update arrancava na dual.
 
Back
Topo