1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por luckypt, 23 de Fevereiro de 2017. (Respostas: 753; Visualizações: 50121)

?

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

1. CentOS

4 vote(s)
    8,3%
  2. Debian

4 vote(s)
    8,3%
  3. FreeNAS

13 vote(s)
    27,1%
  4. XPEnology

6 vote(s)
    12,5%
  5. OMV

1 vote(s)
    2,1%
  6. Windows / Windows Server

9 vote(s)
    18,8%
  7. Ubuntu Server

6 vote(s)
    12,5%
  8. Outro

5 vote(s)
    10,4%
  1. At Work

At Work Power Member

Em BIOS / UEFI sim, tens dual ROM. Para o iLO não sei.

Cumps

2. JMRR

JMRR Power Member

Certo, o user falou em bios e nao na ilo.

3. skandal

skandal Power Member

Tens bakcup da BIOS, não há problema se falhar. O iLO dificilmente tens problemas a actualizar.

4. r_morgado

r_morgado What is folding?

Sim ficou com um backup de outra versão da ROM.

5. ashan

ashan Power Member

Não sei se este é o tópico mais indicado mas quero aproveitar para obter algumas dicas. Adquiri recentemente um Raspberry e pretendo utilizá-lo para projetos pessoais e entre eles montar uma cloud caseira. Já estive a pesquisar um pouco e encontrei alguns conceitos: samba, nextcloud, nextcloudpi. Mas ainda não tenho nada em concreto.

Para alguém que use o Raspberry que conselhos pode me dar relativamente ao uso do Raspberry como cloud? Também gostava de ter alguma redundância nos dados, algo do gênero RAID 1.

6. dblaster7

dblaster7 Power Member

Este não é o tópico. Além disso é em tudo diferente a um rpi a começar pela arch arm vs x86/amd64

7. r_morgado

r_morgado What is folding?

Alguém aqui usa o vmware e tenha adicionado uma placa de rede extra?
    Eu adicionei uma mas não detecta nada e queria comprar uma que tivesse a certeza que fosse funcionar.

8. NVRSystem

NVRSystem Power Member

Após algumas horas a virar estas 38 páginas, já vi inúmeras coisa que também quero fazer no meu Gen8.

O meu Gen 8 já tem o Xeon E3 1265L V2, mas só agora vi os ditos coolers de 65W, pode vir a ser um possível investimento se encontrar algum a bom preço @skandal não tens nenhum escondido? - Algum preço menos bom.

Para controladora SAS/SATA, há pessoal com a LSI 9207-8i e já vi a IBM M1015, ambas suportam 8 ligação, serão ambas boas, alguma melhor que outra ou apenas uma questão de diferença de €?

Tenho 12GB, mas poderia pensar em trocar com acerto, o módulo de 4GB por um de 8GB para ficar com 16GB

E já tem iLo Advance que acho muito porreiro.

Ando a brincar com isto pois é um investimento recente e o kit de unhas não há, pelo que para primeiro contacto com este tipo de material de servidores estou a gostar bastante, e ao invés de investir em outro tipo soluções preferi investir o "mesmo" dinheiro em algo que seja mais polivalente, pelo que vejo a preferência/limitações do Gen10 face ao Gen8, fiz uma boa aquisição.

Já coloquei o ESXI (fui buscar a imagem da HPE), usei um disco na baía, apesar de ver o pessoal a colocar SSD's ou cartões, num SSD só quando adquirir a controladora para colocar no sitio da drive e migro tudo.

Vejo pessoal a colocar o Home assistant e fica tudo a dar, o meu não funciona. criei uma VM através do ficheiro OVA do HassIO, ele realmente está a correr mas não consigo aceder, se houver alguém que me possa dar uma ajuda com isto agradeço.

Última edição: 4 de Outubro de 2020
  9. skandal

skandal Power Member

Quem me dera arranjar mais ao preço que comprei o meu. Conseguia vender pelo dobro do preço :D
    Podes sempre comprar um Noctua NH-L9i e furar a retenção para encaixar nos furos do Gen8.

A 9207 usa o "chipset" SAS2308 o da IBM o SAS 2008. O SAS2308 é melhor, mas só notas diferenças ao usar SSDs. Se comprares uma placa com o SAS2308, convém arrefecer a mesma, ou a ventoinha do Gen8 vai disparar.
    Podes ver este video para perceber as diferenças entre cada HBA.

10. Eu posso apagar estas imagens antigas da pen boot?

Não interfere com o boot atual?

11. NVRSystem

NVRSystem Power Member

Não estou muito virado para o chanato, pode ser que apareça algum lote a bom preço :D

12. Boa noite a todos

tenho um gen8 com processador celeron e 4 gb de ram.

uso sobretudo como fileserver caseiro, mas gostava de experimentar com vms, mas os 4 gb de ram são curtos

provavelmente , a comprar nova ram, irei para uma regua de 8 gb, e fico com 4+8 = 12

mas tenho receio de errar na aquisição, e comprar ram incompatível / inadequada

sem quebrar regras do forum, é possivel obter recomendações concretas dos membros do forum que ja fizeram esta aquisição com sucesso ??

agradeço a todos

cumps

13. skandal

skandal Power Member

Podes.

Não vai acontecer. E o mod não é difícil de fazer.

14. A documentação do servidor indica qual as memórias indicadas: PC3-12800E DDR3 UDIMM.

Em termos de marcas, os HP não costumam ser muito picky, mas podes ver malta que tenha feito upgrade com sucesso e utilizaram.

Link para a pagina da HPE: https://support.hpe.com/hpesc/public/docDisplay?docId=emr_na-c03793258