Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Olha...sinto-me numa posição quase privilegiada para falar disso.

Tive essa câmara, tive as objectivas que tens e usei-as nessa câmara, tenho a câmara que te desperta interesse, e tenho a objectiva pela qual estás a perguntar.

Para já, adianto-te que concordo com o raciocínio de primeiro lentes e depois corpo. Cheguei a usar a 1200D com lentes que valiam o dobro dela. Nunca me arrependi de o ter feito. Ao menos posso dizer que vi tudo o que aquela câmara e aquele sensor conseguiam fazer.

Quanto à Canon EF-S 17-55mm f/2.8 USM...sinceramente o meu maior erro foi tê-la comprado tão tarde. É uma boa objectiva, é uma aposta sólida, é uma lente robusta, é consistente nos resultados...como diz a Canon, é uma lente de alto desempenho.
Diria que foi a melhor compra que fiz para a minha 80D, superou as minhas expectativas. Se a tivesse arranjado mais cedo, provavelmente nunca teria comprado a maior parte das primes que tive/tenho. É uma lente que dá confiança para trabalhar. Comprei-a achando que a coisa não ia pegar, essencialmente para aproveitar o preço que estava muito bom, e a pensar "se não gostar, vendo", mas o facto é que em pouco tempo ela passou a estar colada à minha câmara. As primes começaram a passar meses a fio sem saírem da caixa, porque nem na qualidade óptica eu sentia que estivesse a perder alguma coisa ao usar uma zoom.

Tem é a noção...ela é pesadinha. Na 1200D vai desequilibrar-te o conjunto, a câmara vai cansar-te mais a mão direita ao fotografar, porque essa câmara tem um punho pequeno.

Não a recomendaria para vídeo porque o seu sistema de estabilização não está preparado para que se mexa a câmara em nenhuma direcção. É o senão de ser uma lente já com alguns anos.

Talvez eu venha a vender a minha daqui a algum tempo, visto que comprei agora a minha primeira full-frame, mas até que eu me sinta totalmente satisfeito (ainda não usei muito) com esta nova aposta que fiz, ela não vai a lado nenhum :biglaugh: Nem ela nem a 80D :biglaugh:
Na altura acabei por não responder mas li a resposta e tive-a bastante em conta. Obrigado @m4ndr4ke!

Já ando à procura de uma 17-55 2.8 no mercado de usados (ebay e olx). Estou a pensar dar no máximo 400€ por uma like new. Estarei a ser muito ambicioso?

Caso conheçam algum negócio sintam-se à vontade de enviar por pm, ficaria bastante agradecido.

E já agora, alguma dica dos pontos a ter com conta? Vi um anúncio que diz algo como "Tem fungos mas não afecta a qualidade da fotografia", isto é possível?
 
é possível sim. É possível ter alguns "defeitos" no vidro e não afetar a fotografia, agora sendo fungos, existe a possibilidade de expandirem e chegarem a tornar a fotografia impossível de usar no que quer que seja. Eu nunca compraria uma lente assim, a não ser que o preço dela + preço da limpeza fosse inferior ao preço do mercado de usados…

Limpar uma lente é caro para caraças!!! Ainda por cima sendo zoom, penso que será ainda mais caro
 
dar no máximo 400€ por uma like new. Estarei a ser muito ambicioso?
Sim, por uma "like new" acho que sim :P
Ela custa quase 600€ nova (baixou...estou a ver agora) em gray market. Se eu tivesse uma imaculada não a vendia por 400€.

E já agora, alguma dica dos pontos a ter com conta?
Todas vão ter pó claramente visível ao olhar para a lente. Elas têm tendência para acumular pó atrás do elemento frontal. Não te assustes com isso.
Experimentar a estabilização. Pela net diz-se que tem tendência para avariar (não posso comentar isto porque praticamente não uso).
Elas também têm tendência para "zoom creep". Nada de alarmante nisso, é normal porque o elemento frontal é consideravelmente pesado.
Acho que mais nada.

Espreita no MPB. Já lá comprei várias vezes. Costumo ir atrás das "well used" porque têm preços atractivos.
 
Boas povo, estou a pensar em oferecer um quadro de uma foto minha. Foto a preto e branco, num quadro com moldura preta fina, e com cartolina de 3cm. Feito no site caixilho.com

A minha duvida aqui é que papel usar. O papel faz muita diferença? É que os preços são bem diferentes. Pelo que tenho visto, para isto o melhor seria o Baryta, a minha questão é, isto faz assim tanta diferença para o olho dos comuns mortais?

Outra questão, que tamanho será aceitável para uma foto com esta resolução:

 
Última edição:
@matavelhos quanto à questão do papel acho que não te consigo dizer muita coisa além daquela dica básica do glossy vs matte, em que se evita colocar o glossy atrás de vidros porque tem tendência para agarrar ao vidro e danificar a foto.

Quanto à resolução dessa foto, depende do tamanho do sensor. Se me disseres que isso foi tirado com uma câmara APS-C eu respondo-te que fazia 40x30cm à confiança. Mas como isso tem pinta de ser um ficheiro dum telemóvel, eu diria que 15x20cm deve dar perfeitamente, e talvez um pouco mais se a foto estiver muito bem em termos de qualidade (ISO, luz, focagem, grão, essas coisas).



Entretanto, a Canon já lançou a tão aguardada firmware que apresenta melhorias no Eye-AF para as R e *****.
https://www.canonrumors.com/canon-eos-r-firmware-1-4-0-now-available-for-download/
https://www.canonrumors.com/canon-has-released-firmware-version-1-3-0-for-the-eos-*****/

E tenho a dizer que o resultado na R está impressionante:
Que bela evolução que isto teve com o tempo
 
Foi por aqui que se falou há uns tempos se os telemóveis algumas vez conseguiriam igualar máquinas profissionais?

Como recentemente comprei um Huawei, acabei por aderir a um grupo de Facebook só de fotografia com telemóveis desta marca e tenho visto lá várias fotos dos últimos modelos de topo da Huawei e algumas delas deixam-me algumas dúvidas (coisas como longas exposições de muitos segundos supostamente tiradas sem tripé, etc...)

Não sei se esta é mesmo sem edição como me parece que dão a entender na publicação, mas seja como for, é um resultado impressionante para um telemóvel (P30 Pro):
70885337_969579893382314_9089646262998794240_n.jpg



A foto de Giovanni Rodriguez
 
Sem edição parece-me muito difícil, só se isso for um modo específico para esse tipo de coisa. Basta veres os RAWs que saem de uma máquina quando tiras esse tipo de fotografia.

Edit: estive a ver na net e até me acredito que tenha saído do telemóvel sem grande edição. A fotografia computacional é impressionante, é estranho ver as máquinas a sério com tão poucas funções do género.
 
Última edição:
Os modos pré-definidos dos modelos mais recentes (da Huawei pelo menos) parecem fazer excelente trabalho no processamento automático das imagens. Mas mesmo que tenha sido processada, não deixo de achar impressionante.

Supostamente ISO 1000, 30 seg (sem arrastamento?) EV 1,7, dist focal eq FF de 27 mm e F1.6.
 
A foto está boa. Mas aumentas para o tamanho dela é nota-se todos os problemas.

Tenho algumas tiradas com o meu mi9t (que está bem abaixo do p30) à noite num casamento e em. Pequeno estão muito boas... Aumentas a foto e esquece. Notas o arrastar, o focu que não ficou tão bem... Etc. Ok que algumas coisas foi defeito meu, mas pronto. Para as redes sociais funciona. Mais que isso...
 
O meu telemóvel é de gama média e não tem na máquina fotográfica o seu ponto forte (Honor 10). Mas o principal problema é o pós processamento da fotos que é excessivo e claramente direccionado para que sejam vistas em ecrãs pequenos. No entanto estes últimos topos de gama da Huawei parecem-me de outro campeonato.
 
Convém lembrar que estes telefones fazem "longas" exposições.
Geralmente o que eles fazem são múltiplas exposições que depois combinam automaticamente (alinham-nas e tal).

Quanto à edição feita pelas aplicações de câmara das marcas, sempre achei a abordagem da Huawei excessiva, não aprecio de todo.
A minha preferência vai para Apple, que considero que faz uma abordagem mais neutra, muito embora eu nem use a câmara do telemóvel.
 
Deve haver mas não encontrei o tópico da GoPro por isso deixo aqui uma pergunta, GOPRO HERO 7 SILVER Nova, factura Portuguesa deste mês, nunca saiu da caixa por 175€ vale a pena ou há melhor?
 
A precisamente um mês da Black Friday, eu cá optava por esperar.
Não estou a dizer que seja mau preço, pois não acho que seja, mas na Black Friday tudo pode acontecer.
Eu neste momento estou a pôr em standby até lá todas as minhas ideias de compras.
 
Back
Topo