Diferenças entre Canon 40d e 50d

Correctíssimo, mas a D90 não é pior que a 40D/50D. Tem um corpo amador, de plástico, e é muito menos rápida que a 40D (não que a 50D), de resto, tirando 1 ou 2 pormenores técnicos, a D90 tem definitivamente melhor sensor e mais potencialidades a nível de resultado final que a 40D/50D.

Define mais potencialidades a nível de resultado final.

A D90 é sem dúvida a melhor das amadoras, mas não concordo quando dizes que é amadora apenas pelo corpo. Muito pelo contrário, é melhor apenas pelo sensor e porque é mais rápida em disparo contínuo que as da mesma gama.
O corpo, a velocidade, o metering (que é o da D80, segundo o Ken o pior que a Nikon já fez), o AF de 11 pontos com apenas 1 cross-type (na 40D são todos cross-type e um central de maior sensibilidade), conversores de 12bits, buffer mais pequeno, shutter speed mais baixo, etc, são tudo coisas em que a D90 é inferior. Aspectos mais técnicos que qualitativos, é certo, mas que a meu ver expressam maiores potencialidades.
Não fosse pelo vídeo, pelo excelente sensor da D300 e pelo FPS extra, a D90 seria apenas mais um corpo amador, pouco diferente dos restantes (estilo D80).
 
Define mais potencialidades a nível de resultado final.

A D90 é sem dúvida a melhor das amadoras, mas não concordo quando dizes que é amadora apenas pelo corpo. Muito pelo contrário, é melhor apenas pelo sensor e porque é mais rápida em disparo contínuo que as da mesma gama.
O corpo, a velocidade, o metering (que é o da D80, segundo o Ken o pior que a Nikon já fez), o AF de 11 pontos com apenas 1 cross-type (na 40D são todos cross-type e um central de maior sensibilidade), conversores de 12bits, buffer mais pequeno, shutter speed mais baixo, etc, são tudo coisas em que a D90 é inferior. Aspectos mais técnicos que qualitativos, é certo, mas que a meu ver expressam maiores potencialidades.
Não fosse pelo vídeo, pelo excelente sensor da D300 e pelo FPS extra, a D90 seria apenas mais um corpo amador, pouco diferente dos restantes (estilo D80).

Tem melhor sensor, logo tem a nível pratico uma fotografia final com mais qualidade (ok, isto depende de tantos factores que quase nem se pode falar disto, mas dá para perceber a ideia). A 40D compensa com esses tais pormenores técnicos, e daí serem tão parecidas a nível prático.

Quando refiro "nível prático" quero dizer que não é o corpo mais robusto ou a maior velocidade da 40D que vão fazer com que tire fotos com mais ou menos qualidade.

Se 40D tem potencialidades mais viradas para a gama semi pro? Obviamente que tem :).

A Nikon quis fazer uma máquina muito boa, com a D90, mas se não lhe cortavam algumas coisas (e não estou a falar do corpo, que como já referi não faz com que tire melhores ou piores fotos) corriam o risco de se parecer demasiado com a D300 ... Tem características "técnicas" de amadora, claramente, inferiores à 40D, mas até que ponto isso afecta o producto final (a fotografia) é uma questão pertinente, devido ao sensor maravilhoso (dentro das possibilidades) da D90.

Aliás, basta ler 3 ou 4 reviews da D90, onde é *sempre* feita a comparação com a 40D, para se perceber que a real diferença é mesmo o corpo, a velocidade muito mais alta da 40D e o preço absolutamente fantástico desta, de resto a D90, e é consensual, é uma máquina ligeiramente superior em praticamente todos os aspectos de imagem.

Acho que , no fundo, são as duas máquinas mais equilibradas do mercado, sendo que a D90 ainda não teve tempo de baixar uns 100 euros (para os 750), que seria um preço mais justo pela máquina, e aí a 40D está mesmo imbatível. De salientar que o preço da 40D actual não é o seu preço "real", é nitidamente um preço de "escoamento de stocks", e aí a comparação de preços é bastante ... "injusta".

De qq modo, é um pouco injusto estar sempre a assentar a escolha da 40D com base no preço (injusto para ela mesmo), porque a máquina tem muitos outros atributos que não o preço ...
 
Última edição:
Concordo com o que dizes, mas por exemplo, o sistema de metering e o sistema de AF também têm grande influência no resultado final, mesmo ao nível qualitativo. Uma foto subexposta desperdiça capacidades do sensor, uma sobrexposta pode simplesmente estragar a foto. E uma falha na focagem é irreversível (não que a máquina vá falhar a focagem, mas ao não ser tão precisa pode desperdiçar nitidez).

Claro que no meio disto tudo, a D90 não deixa de ser uma D300 de pernas cortadas ("o rolo é o mesmo"). E a 40D não deixa de ser vendida apenas e só porque está barata (e a 50D não deixa de estar na *****).
 
bem pondo todos os pesos na balança e fazendo um pequeno desenho de tudo o que entendi:

40d > d90 > 450d

bem vou continuar de volta disso, em relação ao que adquirir realmente (se em kit ou se o body e uma lente) ainda não sei.

espero também mais comentários talvez ao post do LSeven onde ele dá exemplos de lentes (o que acham daquelas ideias tendo em conformidade o que quero e qual dos "kits" seria o melhorzito para arrancar) ou então que dêem mais soluções :)


epá a vossa ajuda tem sido fantástica :) e tenho ficado muito mais bem informado ultimamente :P

off-topic:

eu concordo contigo rui, poupar uns trocos (mesmo 20 ou 30€) é dinheiro.. é sempre dinheiro ;)

off-off-topic:

o que me deixa preocupado é a tal cena do pré-pagamento da digiwowo, será que é de confiança? já alguém tentou e resultou tudo em bem? lol é que parecendo que não passar para lá o dinheiro 1º custa (e mais ainda se não vier o produto lol) mas mesmo assim não me importava se alguém (ou muitos alguens) disse-se que "é na boa" :D
 
E é :P
Tava c o mm redceio na compra da 55-250 que estava e está esgotada em todo o pais e foi na boa o Garry é impecavel e repondeu a Todas as questoes que coluquei e segunda depositei sexta já ca tinha a minha menina.

Cumps
 
O único "inconveniente" é que tens que recorrer à transferência bancária (acho). Eventualmente terás que pagar algum tipo de taxas por se tratar de uma transferência internacional (também não deve ser nada do outro mundo) e só após a confirmação da transferência é que te enviam a encomenda.

Mas que o Garry é uma pessoa impecável e uma celebridade por aqui (e não só) isso é. Só por aí podes estar descansado, é de confiança seja em pré-pagamento ou não.



Só uma nota, ainda só efectuei duas compras na digiwowo e nenhuma foi por pré-pagamento. Se por ventura disse lá em cima alguma bacorada estejam à vontade para corrigir.
 
espero também mais comentários talvez ao post do LSeven onde ele dá exemplos de lentes (o que acham daquelas ideias tendo em conformidade o que quero e qual dos "kits" seria o melhorzito para arrancar) ou então que dêem mais soluções :)

Só li o post dele na diagonal, mas aparentemente concordo. Acho que se queres uma coisa boa, andar a comprar kits é desperdiçar dinheiro. Ainda por cima a lente de kit da 40D não é nada de especial, o seu ponto mais forte é a conveniência das focais, a estabilização e o USM, mas qualidade de imagem não é nada por aí além.

No teu lugar comprava um médio zoom com 2.8 constantes e macro (por exemplo 18-50 2.8 Macro) que já faz praticamente tudo o que queres (paisagens/retratos/macro) e depois logo vês que é que sentes que te faz mais falta, se a macro dedicada (100mm macro) ou uma UGA (tokina 11-16 2.8).

PS: Também comprei a minha máquina na digiwowo e o Garry foi excelente. Tive oportunidade de falar com ele ao telefone e é uma pessoa impecável, sempre disposto a ajudar e resolver qualquer problema que surja. Ainda recebi um filtro à pala de um pequeno atraso. lol
 
Só li o post dele na diagonal, mas aparentemente concordo. Acho que se queres uma coisa boa, andar a comprar kits é desperdiçar dinheiro. Ainda por cima a lente de kit da 40D não é nada de especial, o seu ponto mais forte é a conveniência das focais, a estabilização e o USM, mas qualidade de imagem não é nada por aí além.

No teu lugar comprava um médio zoom com 2.8 constantes e macro (por exemplo 18-50 2.8 Macro) que já faz praticamente tudo o que queres (paisagens/retratos/macro) e depois logo vês que é que sentes que te faz mais falta, se a macro dedicada (100mm macro) ou uma UGA (tokina 11-16 2.8).

PS: Também comprei a minha máquina na digiwowo e o Garry foi excelente. Tive oportunidade de falar com ele ao telefone e é uma pessoa impecável, sempre disposto a ajudar e resolver qualquer problema que surja. Ainda recebi um filtro à pala de um pequeno atraso. lol

parece-me então que a digiwowo é um sitio a ponderar :)

em relação aos "kits" se calhar irei optar pela 18-50 e futuramente ver onde me posso encaixar (também não perciso de uma objectiva que cubra +- todas as focais, visto ainda ter a fz8 {que gostava de vender lol} e mesmo sendo fraquita aguenta-se lol)

já agora, um sitio bom e barato para comprar vidro? ^_^

vou na mesma ficar à espera de mais respostas e sugestões mas logo se verá :)

depois de decidir o corpo.. vem a confusão a seguir..decidir a lente (qual delas será a melhor em qualidade/preço ) lol

já agora, a quem comprou cenas na digiwowo, preço de portes? passa bem na alfandega? (é que não quero pagar a máquina 2x mais do que ela custa lol)

off-topic:

têm/temos de chatear o Garry para ver se ele faz uns descontos para membros da tech :P lol
 
O único "inconveniente" é que tens que recorrer à transferência bancária (acho). Eventualmente terás que pagar algum tipo de taxas por se tratar de uma transferência internacional (também não deve ser nada do outro mundo) e só após a confirmação da transferência é que te enviam a encomenda.

taxas e isso não é problm e fazer uma transf inda menos :P

o que me preocupa é se tiver de pagar impostos de alfandega ou cena parecida :rolleyes:
 
depois de decidir o corpo.. vem a confusão a seguir..decidir a lente (qual delas será a melhor em qualidade/preço ) lol

Aquilo com que mais tens que te preocupar em relação às lentes, não é a sua qualidade/preço, mas sim se são aquilo que pretendes.

já agora, a quem comprou cenas na digiwowo, preço de portes? passa bem na alfandega? (é que não quero pagar a máquina 2x mais do que ela custa lol)

Qual alfândega? Aquilo vem de dentro da UE. Os portes dependem da transportadora que escolheres.
 
Aquilo com que mais tens que te preocupar em relação às lentes, não é a sua qualidade/preço, mas sim se são aquilo que pretendes.

achava que era fora :P lol

mesmo assim quanto pagas-te? e quanto tempo levou?

já agora a ***** é fiável?


Qual alfândega? Aquilo vem de dentro da UE. Os portes dependem da transportadora que escolheres.

certo de acordo, eu ainda não escolhi a lente nem o que vou bem fazer, a cena é que há muitas marcas que fabricam lentes e há umas que são melhorzitas a fazer certo tipo de lente que outras, é isso que depois de escolher, quero saber :P
 
achava que era fora :P lol

mesmo assim quanto pagas-te? e quanto tempo levou?

já agora a ***** é fiável?

De portes paguei 62,50€ pela TNT (corpo, cartão, lente, filtro). Saiu de lá às 17h e chegou cá no dia seguinte de manhã.

certo de acordo, eu ainda não escolhi a lente nem o que vou bem fazer, a cena é que há muitas marcas que fabricam lentes e há umas que são melhorzitas a fazer certo tipo de lente que outras, é isso que depois de escolher, quero saber :P
Isso varia muito de lente para lente.
 
A GLS nao e propriamente "recomendavel".... mas se nao te importas de esperar uns dias...sempre poupas em portes.

Duas encomendas com eles, 5 estrelas das duas vezes (o senhor até me telefonou antes de chegar para verificar se estava em casa). Por 2 ou 3 pessoas terem tido azares não é razão para generalizar, porque se formos por aí também não recomendo a DHL a ninguém (sim, já me perderam uma encomenda) ;)
 
e o proprio gary a desaconselhar a GLS, nao me parece k eles ganhem mais por escolher a DHL ou UPS...

e nao me parece k ele o faca por 2 ou 3 pessoas de portugal terem tido problemas...
 
e o proprio gary a desaconselhar a GLS, nao me parece k eles ganhem mais por escolher a DHL ou UPS...

e nao me parece k ele o faca por 2 ou 3 pessoas de portugal terem tido problemas...

Essa situação é no mínimo muito curiosa. Então ele desaconselha a GLS, mas não arranja outra empresa para fazer as entregas?! Não é por nada, mas isso é altamente curioso ...

E ele não ganha mais (falta saber), tu é que pagas o triplo, para ter as coisas 2 dias antes em casa. É deitar dinheiro à rua, a não ser em caso de extrema urgência. Para dar mais 65 euros por uma encomenda vou ali à worten da esquina que me fica mais barato :\

E repito, já tive duas entregas da GLS e trataram bem melhor das coisas que uma DHL ou Seur ... (uma delas veio precisamente da digiwowo).
 
É verdade, o próprio Garry diz que só trabalha com a GLS para poder praticar preços mais baixos, mas ele próprio recomenda uma das outras. E já por várias vezes vi pessoas que apesar de receberem as encomendas, recebem com grandes atrasos.

Em relação ao preço dos portes, eu paguei 65€ porque queria a máquina com urgência, mas mesmo assim, tendo em conta o valor do material, ficou muito mais barato que comprando cá. E não esquecer que foi 65€ porque era o pacote que era (grande e pesado) e foi pela TNT. A FedEx fazia o mesmo por 45€ (não escolhi esta devido à greve dos camionistas).
 
Última edição:
Back
Topo