Dormir com o telemóvel, perigoso?

Como resultou SEMPRE que eu fiz , e olha que já fiz com muita malta, deves ter feito alguma coisa mal.
Tenta relatar o que fizeste sff, basta um pormanor estupido para pder não funcionar.

Além do mais o que é para ti "não resultar"? Eu não disse o que acontecia! :D

A pessoa continuou a ter força que não permita abrir os dedos. Mas vou testar outra vez :P

Um teste parecido com este ( só que sem telemóvel ) é de cerrar os dentes. Uma pessoa está de boca aberta com os braços na horizontal. Outra pessoa vai tentar baixar-lhe os braços e não consegue. Mas caso a pessoa cerre os dentes, já é facilimo baixar os braços à outra. Penso que a consequencia do teste do telemóvel seja semelhante a esta, certo?
 
É como te digo, depois de conseguires verificar o facto de a pessoa ficar sem força, faz o teste de despitagem sem o telemóvel. Se fosse por outra razão que não o telemóvel, continuar-se-ia a verificar o efeito. Testem e digam.

Acho estranho énão conseguirem verificar a falta de força da pessoa.

Tou a ver que vocês são todos raquíticos! :D Toca a comer danoninhos!
 
Não percebi o que queres dizer, mas deves estar a gozar concerteza. Continuem então a dormir em cima do telemóvel que a vida é vossa.
 
Não sei, uma vez que ainda hoje "supostamente" não se provaram os malefícios do telemóvel para a saúde.

Experimenta e vê primeiro, pois posso apenas estar a mentir. Se se verificar, então depois pensa na razão.
 
Desligo à noite, já chega durante o dia.
Mostraram-ma.
Já fiz e não dá, é mais que óbvio que é fake, o telemóvel não tem potência para cozer uma pipoca, senão atendiamos uma chamada e morria logo ali meio cérebro.
 
Claramente que ainda não há consenso sobre a utilização do telemóvel. Nem há estudos cientificos sobre isso que tirem conclusões definitivas. Concerteza há muitos alarmistas, e concerteza haverá muita gente que tem muito interesse em "esconder" potenciais efeitos nocivos.

Como em tudo na vida, é necessário um pouco de moderação. Houve experiencias que demonstraram que animais em dietas hipocalóricas sobreviviam mais tempo do que animais em dietas hipercalóricas. Não sei referir exactamente as fontes, nem a confiança absoluta delas, mas penso que foi efectuado em aranhas e depois em ratos de laboratório. Tem-se vindo a associar uma espécie de "desgaste celular" pela utilização das calorias, que seria responsável, pelo menos em parte pelo envelhecimento. Este offtopic para quê? Para dizer que o ideal seria comer 1/3 do que comemos actualmente. Alguém se preocupa demasiado com isso? Há muita gente a cumprir isso?

Não sou perito sobre telemóveis, mas a "energia" da radiação cai numa proporção maior do que a distancia. Ou seja, ao dobro da distancia, tem menos do que metade da "energia". Talvez algum entendido saiba explicar melhor o que acontece ao sinal.

Também, sendo o que entendi, o nível de emissão de radiação é muitissimo superior quando comunicamos com uma torre: fazer chamadas, sms, etc.

Cuidados que considero razoáveis, na minha opinião pessoal e como medidas preventivas de possiveis riscos.
- crianças: tecido cerebral em desenvolvimento, evitar ao máximo comunicações prolongadas ao telemóvel (podem fazer a analogia ao efeito do alcool em crianças e adultos)
- evitar conversas prolongadas: uso o tm para combinar coisas necessárias no momento. Até envio mais sms. Perante a necessidade de utilização do tm, ponderar um auricular que permita afastar o tm do corpo (de 1 cm para 10 já faz diferença... não é 1/10 da radiação, mas sim 1/100 se não estou em erro na questão da diminuição do sinal)
- deixar o tm afastado da pessoa de noite. razoável, diria os 50 cms... sem estar em chamadas e a essa distancia, o efeito deve ser mínimo ao ponto de ser desprezível.
- evitar o bolso da frente das calças nos homens (eu nem sempre faço isso...). por uma razão simples, a gametogenese (formação de gametas, neste caso, espermatozóides) é um processo em que ocorrem imensas divisões celulares (duplicações de células) e outros processos celulares, relativamente complexos (crossing over...) que não ocorrem nas outras células. A sensibilidade a radiações é portanto maior. Não está provado, mas é possivel que aumente a infertilidade. Não tenho conhecimento de razão para pensar que seja causa relevante de impotência.

Em relação a este último ponto, eu tento tirar o tm do bolso sempre que posso. Quando ando com casaco coloco no bolso do casaco ou camisa. Não penso haver problemas a nivel cardiaco: o tecido cardiaco é um musculo, tem poucas (práticamente nenhumas) células em replicação. Não sei de possiveis problemas para quem tem um pacemaker.

durmir com a cabeça em cima do TM não há de ser o mais saudável. No entanto, quase de certeza que não é o que vos irá matar. Há que ser moderado nestas coisas. Mais valia ter cuidado na alimentação, fazer exercício e deixar de fumar para quem fuma, do que andar obececado com as radiações, do ponto de vista da saúde.

Atentem, as radiações não se comportam como uma substancia que ao ser colocada no sangue se difunde por todo o organismo. As zonas do corpo que estão mais perto, recebem mais radiação; as que estão mais longe, recebem menos.

Adiram a tarifários mais ranhosos que deixam logo de falar à grande... ou então daqui a uns anos estamos todos a processar o tag, moche e extravaganza por serem responsáveis por tumores cerebrais :p e morremos todos ricos!!!!
(claro que esta útima frase é a brincar=)
 
Eu durmo com 2 telemóveis ligados na mesa de cabeceira e no bolso do casaco durante o dia.

Samsung D880 - 0.22 W/kg
Nokia E65 - 0.87 W/kg

Deve ser por isso que sou atrofiado da cabeça :p
 
Finalmente um post com algum interesse (post #73). Seria bom que tentassem seguir o tipo de post que o astg colocou, apesar de carecer de alguma fundamentação, parece-me ser um raciocínio com alguma lógicam, de onde destacaria:

É muito provável que os efeitos, mais ou menos gravosos (o que ainda falta saber), sejam mais intensos em crianças e jovens;
Provávelmente, para usos moderados, existem males muito mais graves que facilmente melhorariamos (alimentação, sedentarismo, tabaco e álcool), pelo devemos ser preocupados, mas não alarmistas/extremistas;
Gostava de saber mais desenvolvimentos sobre essa questão da relação distância-intensidade da radiação. Se alguém perceber do assunto podia deixar umas ideias;

Eu por exemplo fico muitas vezes com 2 telemóveis ligados na mesa de cabeceira, e apenas precisaria de ter um deles. Será significativo ter segundo telemóvel a 50cm/1m da cabeça durante 7h30 a 8h00 todas as noites?

Uso um auricular bluetooth no carro, onde faço longas chamadas de 30 min a 1 hora. Será que também seria benéfico usá-lo em casa (que é bem mais cómodo)?

Se alguém tiver alguma opinião fundamentada por racicionio próprio ou cientificamente, por favor partilhe!
 
Última edição:
Isto e mesmo de rir, estive a ler este topico inteirinho e ha umas piadas giras..........
Eu estou de acordo que deve haver uma relacao entre telele e radiacao e saude mas so estamos a falar de teleles entao e as ondas magneticas, os raios solares (uv) etc.?
Vamos por que pessoa x esta com 1 telemovel a dormir as 15h na praia pela ordem das ideias deve estar a morrer!!!!!! Agora se a mesma pessoa tiver acordado e a fazer uma chamada passa a ser superhomem?????:offtopic: As radiacoes nao fazem bem a ninguem mas estamos rodeados 24h/7 por eles uns naturais outros artificiais. Posso dizer que no meu caso durmo ja ha muito tempo com teleles a 0-50cm de mim e ate agora nao tenho tido problemas. Tambem digo nao tenho medo de morrer tenho e medo de sofrer :005:
 
Pro pessoal que tem falado que dorme com o telemóvel próximo ao corpo e não sente nenhuma diferença:
O desenvolvimento de um cancro no cérebro pode demorar vários anos ou décadas. É claro que não se nota, de imediato, qualquer alteração.
Li numa revista qualquer que em xxxx (não me lembro o ano...lol) vai haver um boom de casos de cancro devido à exposição às radições de telemóveis...
 
o que o fábio_k disse faz sentido. nem tudo o que não se sente não faz mal. Hipertensão, por exemplo... tá tudo impecável até ao dia em que há um problema cardiaco grave ou um AVC. O tabaco, também não dá sintomas alarmantes logo no inicio, só passados muitos anos é que haverá o temido cancro. Porém não é dificil haver um boom proporcional de tumores cerebrais... dado que de momento são pouco frequentes. Se num ano a incidencia foi de 1/1.000.000 e no ano seguinte de 10/1.000.000, houve um aumendo para o décuplo de casos. não que dizer que seja muito frequente...

Pois, Meje, o problema é ter as fontes. Em relação à questão do comportamento que as radiações têm com a distancia, isso tem de ser para as àreas da física. Li isso na internet, o que não é a fonte mais segura.

Para "fundamentar" a opinião que o risco das radiações não é de todo o factor mais relevante vejam este slide. As radiações, todas (incluindo a solar e RX que são muito mais energéticas), são responsáveis por menos de 5% de todos os cancros.
Na perspectiva do tumor cerebral, podem ver que nem aparece naqueles que são mais frequentes causa de morte.
Podem ir consultar as fontes apresentadas nos slides. As imagens foram retiradas de aulas de pneumologia. Deixo a ressalva que com o passar dos anos, os valores podem alterar-se. É no entanto dificil imaginar que as radiações do TM sejam de momento superiores a todo o somatório das radiações a que estamos expostos sem utilização alguma do telemovel. Acredito que a percentagem de influencia das radiações estará aumentada em estudos realizados em 2030, até por utilização mais frequente de exames como TAC que envolvem muitas radiações, essas já provadas como nocivas.

E estamos só a ver cancros. Se colocarmos aqui outras causa de mortalidade então ainda menos relevante se torna. Nao quero dizer para não terem cuidado nenhum com o telemovel... sejam razoáveis... e já que nos estamos a preocupar, aproveitem para pensar nos outros 95% de factores relevantes no aparecimento de cancro.

PS: Meje, não me lembrei do alcool nas coisas a evitar... mas é mesmo algo no qual se deve ter moderação. Alcoolismo crónico pode levar a consequencias graves, inclusivé a morte por cirrose e insufiencia hepática (basicamente, o fígado vai à vida)
 
Última edição:
Pro pessoal que tem falado que dorme com o telemóvel próximo ao corpo e não sente nenhuma diferença:
O desenvolvimento de um cancro no cérebro pode demorar vários anos ou décadas. É claro que não se nota, de imediato, qualquer alteração.
Li numa revista qualquer que em xxxx (não me lembro o ano...lol) vai haver um boom de casos de cancro devido à exposição às radições de telemóveis...

Ora nem mais. Quem sabe que daqui a uns valentes anos, não vem na televisão uma noticía a falar sobre isso mesmo. Hoje não se "consegue provar", mas isso é até chegar um dia.

É como a alimentação. Quando somos putos comemos a porcaria toda e não nos acontece nada, chegamos a adultos e depois é que reparamos no peso a mais, nos índices de colesterol elevados, etc.
 
eu coloco o meu telemovel em offline ou seja não recebe chamadas nem mensagens...sim quando vou dormir, a não ser que adormeça e fique com ele ou debaixo de mim ou na mesa de cabeceira mas agora é raro isso acontecer...
 
Estar a divagar sobre radiação solar, ou campos magnéticos não me parece adiantar muito.

A radiação solar ou o campo gravítico da terra, sol, lua, etc existe desde sempre.

Interessa este factor novo, o telemóvel e o tipo de radiação que emite.

Ninguém se lembra de uma noticia sobre uma escola, se não estou em erro, que estava muito perto de várias antenas, julgo que de operadoras de telecomunicações, em que havia uma incidência de cancro acima da média?

Aqui ficam alguns links sobre situações semelhantes, de onde se citar:
"Os malefícios dependem da intensidade e do tempo de exposição. No relatório, datado de 2003, mas só agora divulgado, os técnicos nomeados pelo Governo admitem haver consequências para a saúde das populações, como o surgimento de vários tipos de cancro. Segundo o relatório, as crianças e adolescentes são mais vulneráveis aos efeitos das radiações do que os adultos."

http://tek.sapo.pt/noticias/telecom...icial_obriga_a_desmantelar_parque_882832.html
http://apavviso.files.wordpress.com/2007/10/antena-da-optimus.pdf
http://antenasaquinao.blogspot.com/2007/12/estudo-sobre-as-antenas-de-telemvel-e.html


Resta saber até que ponto a radiação de um telemóvel pode ser suficiente para ter algum tipo de efeito nos seres humanos.
 
A primeira vez que tive um telemóvel e dormi com ele ligado a meu lado, acordei com uma dor de cabeça estranha mesmo, depois com o passar do tempo fui-me habituando. Conheço também quem tenha passado pelo mesmo.
 
Dormir com o telemóvel à cabeceira, faz mal? Já ouvi tantas versões, uns dizem que perturba o sono, outros dizem que pode criar efeitos a longo prazo, devido às radiações :o

Já ouvi também que essas radiações, apenas são emitidas quando se efectua um telefonema, ou se recebe :confused:

É que às vezes o telemóvel junto a cabeceira, ou mesmo na cama, pode fazer jeito, caso haja uma emergência.

Que opinião têm? Cumprimentos :D

Claro que as radiações fazem mal. Só ainda não sabemos as consequências das radiações dos nossos tlms, em nós. Mas um dia vamos saber.
As radiações não são emitidas só quando se recebe ou se faz uma chamada. Tenta deixar o tlm perto de colunas ou da TV e vais "ver" e ouvir as radiações, há mta actividade, com alguma frequência.

Os meus muitas vezes estão desligados ou deixo-os dentro da minha mala.
Mas deve fazer pior passar horas ao tlm, e quase toda a gente o faz. Cada vez mais, agora com os tarifários ilimitados.

Para mim o tlm é e sempre será para recados, coisas importantes e rápidas.
Já não me vai nascer um corno na cabeça por esse motivo :D
 
Back
Topo