Engenharia Informática

Trata-se da parte "menos graciosa" dessa área, cursos muito focados em programação acabam por ter quase nenhuma programação e muita teoria, sinto-o e bem no meu curso, não nego que é muito desmotivante, diria até que para quem tenha interesse em programação que não vá para um curso focado em tal, vá para algo mais abrangente como Redes, Gestão e afins, programo desde os 15 mas parei aos 22 depois ter entrado na Universidade, adorei o primeiro ano, muito focado em programação e noções "base" de Informático, aquele ano de introdução, chego ao segundo ano e "não, não, isto não vai dar, oh Meu Deus o que é isto"...

Trata-se de um curso em que entram 100 e formam-se 10, não por ser "difícil", é mesmo porque cada ano é mais desinteressante que o seguinte, para não falar que ainda estão presos ao passado e a um método de ensino que faz uma pessoa ponderar "mas será que eles sabem que a Internet existe?", mas é apenas algo mais focado no meu curso / faculdade, o curso de Engenharia do ISEP era excelente em termos de matéria e motivação, todos os anos reservam os últimos meses para a criação de um projecto que funde todas as cadeiras desse mesmo ano, excelente preparação para o mercado de trabalho, isto é... em termos de "qualidade de programação" é / era abismal, tive 16 numa cadeira em que o código nem corria metade do que era pedido... no meu actual curso em Ciências nem com um 10 te safavas....

Mas, como já tenho vindo a aprender a trabalhar numa empresa que factura uns milhões consideráveis por ano, digamos que ninguém faz a mais parva ideia do real esforço que é necessário para desenvolve uma aplicação, milhares de euros a serem gastos mensalmente em programas que um aluno do segundo ano fazia com uma perna ás costas, aplicações com um interface que não lembra a ninguém, miserável optimização de código / gestão de base de dados, a rede a ir ao ar dia sim / dia não, e ninguém se "chateia", por "é assim", "os engenheiros estão a tratar disso".

Por isso eu só digo isto em relação ao esforço necessário para se tirar um curso, esqueçam os cursos mais especializados ou que vos preparem melhor, escolham o que é vos mais facil, que a procura é tanta hoje me dia e as empresas continuam tão ignorantes em relação a toda a esta área que qualquer incompetente se safa muito bem, o truque é fazer parecer que o que estão a fazer é muito difícil... nunca mais que vou esquecer de quando me disseram o preço de uma licença de uma aplicação para gerir alocação de trabalho, aquilo só extraia um ficheiro de outra aplicação e gerava uma listagem de trabalho para ser alocada com certas regras / prioridades / etc., parece que estou a descrever um trabalho do primeiro ano, certo? Bem.. digamos que era ás dezenas de milhares o custo da licença... mensal, fiquei branco na altura.
 
milhares de euros a serem gastos mensalmente em programas que um aluno do segundo ano fazia com uma perna ás costas
Isto é tão, mas tão redutor...
Posso dizer que já tenho alguma bagagem em programação. E já vi muito. No fim fim do produto feito e entregue é tudo muito simples. Agora, perceber exactamente o que é preciso e realizar no prazo que é dado é outra conversa. Em especial quando as especificações são feitas em cima do joelho, com poucos detalhes e com pouca informação de negócio. Especificações que [muitas vezes] sofrem várias mutações. E não é invulgar ter uma especificação inicial muito diferente do produto final (depois a qualidade do código/solução é afectada, o que leva a problemas de manutenção)

nunca mais que vou esquecer de quando me disseram o preço de uma licença de uma aplicação para gerir alocação de trabalho, aquilo só extraia um ficheiro de outra aplicação e gerava uma listagem de trabalho para ser alocada com certas regras / prioridades / etc., parece que estou a descrever um trabalho do primeiro ano, certo? Bem.. digamos que era ás dezenas de milhares o custo da licença... mensal, fiquei branco na altura.
O valor está é em saber que parafuso apertar. E não saber usar uma chave de fendas (ou outra qualquer).
 
Mas ai está, ai está mesmo! Eu fazia aquele programa aos 20 anos com 3 anos de instrução num Curso de Especialização Técnica, claro que há software muito mais complexo, mas ai não, ai preferem usar folhas de calculo que alguém fez há 10 anos atrás, para coisas mais simples usam programas que não lembra a ninguém...

Compreendo que estejas do lado que quem os desenvolve mas eu estou do lado de quem os usa e por vezes chega a ser surreal.
 
Consideram design patterns e UML como sendo essencial para um primeiro emprego? Sou de engenharia electrotecnica e apesar de ter dado isso não sinto que saiba realmente bem ao ponto de desenhar um software que seja "bom", principalmente os design patterns que sei a teoria e sei implementar 1 ou outro.
 
Consideram design patterns e UML como sendo essencial para um primeiro emprego? Sou de engenharia electrotecnica e apesar de ter dado isso não sinto que saiba realmente bem ao ponto de desenhar um software que seja "bom", principalmente os design patterns que sei a teoria e sei implementar 1 ou outro.

Não tenho muita experiência, mas diria que o importante é saberes que os design patterns existem e de preferência saber quando (e quais) utilizá-los.

Não precisas de sair da faculdade a saber implementar todos os design patterns do mundo. A internet vai sempre ajudar nessa parte.

Mas deve haver malta com mais experiência que eu que te possa dar a sua opinião. Esta foi a minha experiência até agora.
 
Faço varias entrevistas mensalmente, principalmente para backend e não espero que um júnior saiba quando implementar factories, builders ou que seja, porque isso vem com a experiência, mas saber que existem e saber explicar é sempre um plus. Assim como os conceitos básicos de Clean Code e SOLID.

Agora não me digam como já aconteceu "isso é negócio de faculdade" ou "ah, isso aí é algo que aplico diariamente", mas não sabe explicar...
 
Boa noite, pessoal.
Sendo aluno do 3o ano de Licenciatura em Engenharia Informática e estando, neste momento, a avaliar as opções relativamente ao prosseguir os estudos num mestrado, gostaria de saber qualquer informação que tenham relativamente às notas com que as pessoas costumam entrar nos mestrados de engenharia informática.

Eu sei que as médias de candidaturas flutuam de ano para ano, como é natural acontecer. E sei que, existem outras compontentes que são consideradas para além da média de licenciatura. Mas, a verdade, é que na maioria das candidaturas ao mestrado, a média de licenciatura tem um grande peso.

Visto que esta informação, nao é, normalmente, partilhada pelas universidades (à exeção da UMinho, pelo que sei), gostaria quem alguem me desse feedback em relação a universidades que tenham conhecimento.

Por exemplo, sei que uma pessoa que tenha média de 13/14 de Licenciatura, entra “confortavelmente” no mestrado de Engenharia Informática na UMinho.

Mas para além dessa, não tenho qualquer informação similar para as restantes universidades que estão na minha lista de interesse, entre as quais:
- Universidade do Porto (Feup).
- Isep (Porto).
- Universidade de Aveiro.
- Univerdade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Acho que no mestrado de redes na FCUP também são esses valores.
 
Última edição pelo moderador:
Faço varias entrevistas mensalmente, principalmente para backend e não espero que um júnior saiba quando implementar factories, builders ou que seja, porque isso vem com a experiência, mas saber que existem e saber explicar é sempre um plus. Assim como os conceitos básicos de Clean Code e SOLID.

Agora não me digam como já aconteceu "isso é negócio de faculdade" ou "ah, isso aí é algo que aplico diariamente", mas não sabe explicar...

E depois na prática o que acontece é que o pessoal que quer saber dessas maravilhas atira todos os patterns e mais alguns ao problema para parecer que estão a fazer um trabalho útil.

Acabas com uma aplicação CRUD básica com dezenas de ficheiros de boilerplate e 20 linhas de lógica.

/endrant
 
Boas a todos! Estou a pensar em ingressar em EI no ISEP este ano e queria saber como é que é o ambiente de lá e o curso em si.
Este ano, devido ao COVID, não houve dia aberto e por isso, não pude ir lá ver a "onda" daquilo e passar um dia no ISEP como estudante de Engenharia Informática.
Gostava de saber se é possível fazer o curso com Windows, visto que gosto de gaming e o MacOS não é de todo indicado para gaming, e bastante indicado para programação.
Sei que o dinheiro e isso não é tudo na vida, mas para aqueles que já acabaram o curso (especialmente no ISEP) como é que estamos em termos de emprego? Daqui a 3 anos (quando acabar a licenciatura) haverá emprego:biglaugh:?? Estou a pensar em tirar a licenciatura no ISEP e o mestrado na FEUP, digam-me o que acham disto. Sou completamente inocente nestas coisas de faculdade, licenciatura, mestrados diplomas...
Se tiverem algumas dicas para o curso ou mesmo para o ISEP, agradeço.
Obrigado pela paciência!
 
Perfeitamente possível trabalhar em Windows, fora um programa ou outro encontras tudo o que é preciso em Windows, claro que é recomendável que aprendas a lidar com outros Sistemas Operativos como o Linux, mas não é de todo obrigatório, também vai depender muito da área que queiras seguir, há 15 anos diria-te para investires no Linux, agora já muitos de Linux migraram para o MacOSX, por isso, pelo menos esse convêm saber lidar.

De resto a área tem imensa saída, há apenas uma enorme desvantagem, muita da oferta continua (por atraso mental que já faz parte da nossa cultura há décadas) focada na zona Sul, no entanto, com o SARS-CoV-2 as mentalidades estão a mudar e a possibilidade de trabalhares para uma empresa sediada em Lisboa estando a viver no Porto é algo que possa vir a ser realidade.

Não penses já no Mestrado, é muito bonito mas não serve de muito, segue apenas se quiseres mesmo seguir na área respectiva, sim, há o "mito" de quem te mestrado ganha mais mas vai depender muito do tipo de mestrado, o tipo de empresa / posição que procuras, nos próximos 3 anos só penses em acabar o curso, nada mais, seja com 10, com 15, com 20, só precisas do "canudo", a verdadeira experiência e competências vais ganhar no mercado de trabalho, hoje em dia um curso na área de Informática é um pouco como tirar a carta, supostamente estás apto para conduzir mas na realidade só apresentes a conduzir meses após teres tirado a carta.
 
Boas pessoal!

Estou numa situação um bocado caricata. Estudo no IST e vou acabar este ano o meu terceiro ano da Licenciatura. Tenho/Vou ficar com 2 cadeiras para trás, e ambas são de semestres distintos, e anuais, ou seja, vou ter que lá ficar mais 1 ano para concluir a Licenciatura. Posto isto, estamos agora em época de inscrição para mestrado, e eu já dei uma vista de olhos nas especializações. Muito honestamente, tirando AI e jogos, não há nada que me "encante" muito, e mesmo estas 2 especializações, eu só as escolheria porque tinha que escolher, e estas são as que me vejo a gostar mais/interessar mais (especialmente AI).

Posto isto, estou a ponderar 3 cenários:

1 - Trabalhar (em TI ou não) e concluir o curso, em regime parcial, e depois entrar para o mercado de trabalho. Aproveitaria este tempo para fazer uns side projects (se me desse na cabeça).

2 - Concluir a Licenciatura e enfiar-me no Mestrado, com cadeiras para encher chouriço, em regime parcial na mesma, de forma a "garantir" que daqui a 3 anos tenho o mestrado e a Licenciatura feita. Faria 2 a 3 cadeiras por semestre, e possivelmente ajudaria o velho no negócio dele, nos tempos livres.

3 - Seguir para mestrado e concluir a Licenciatura ao mesmo tempo. Os cons disto são que vou ter uma probabilidade maior de deixar alguma coisa para trás, e não entro no mercado de trabalho tão cedo como gostaria, principalmente porque não sei em que área me quero especializar (o mesmo para o ponto 2).

Alguém me consegue dar uma "opinião" em relação a isto?

Cumprimentos
 
Boas,

Estive numa situação semelhante à tua e acabei por falar com a faculdade para pedir se podia começar o estágio académico mais cedo, assim fui fazendo o estágio e ganhando experiência no mercado de trabalho.
 
Uma pessoa de 40 anos sem experiência nenhuma na área, começando a aprender do zero, que nunca foi bom a matemática, que só quer entrar na área porque pagam bem e não falta emprego (aparentemente) vale a pena fazer faculdade pós-laboral de engenharia informática?

E um curso profissional de programação, seria mais rápido/vantajoso?
 
que só quer entrar na área porque pagam bem e não falta emprego (aparentemente) vale a pena fazer faculdade pós-laboral de engenharia informática?

Não. E só por essas razões que citei. Tive vários colegas que no primeiro ano, que eram até muito bons noutras ciências, que desistiram passado pouco tempo, simplesmente porque entraram no curso por essas razões e não porque gostavam de programar ou de computadores.

Agora se não se sabes se gostas de programar ou trabalhar com computadores, podes sempre fazer uns cursos on-line de programação que são gratuitos e dá para perceberes se tens jeito e gostas da coisa.

Lembra-te que vais passar o resto da tua vida +- 8h por dia em frente ao ecrã.
 
Uma pessoa de 40 anos sem experiência nenhuma na área, começando a aprender do zero, que nunca foi bom a matemática, que só quer entrar na área porque pagam bem e não falta emprego (aparentemente) vale a pena fazer faculdade pós-laboral de engenharia informática?

E um curso profissional de programação, seria mais rápido/vantajoso?

Tens muitos cursos online para começar, até aulas de faculdades para ver se gostas ou atinas com programação. Começa com o cs50 introduction to CS. Mas digo-te que te vai dar bastante trabalho, não é tipo freecodecamp.
 
Vale sempre a pena pelo menos experimentar
Eu tentava definitivamente um curso superior.
Se alguém com alguma idade for recém licenciado vai ter oportunidades

Alguém mais velho que nunca gostou de matemática tirar um curso porque acha que vai ser bem pago já não sei ...

Por vezes entrevistamos pessoas que apenas estão a tentar entrar na área já com alguma idade
não têm qualquer preparação e perdem o alento após 1 pergunta.

O que é normal em miúdos nas primeiras entrevistas

mas em alguém mais velho é claro o desalento dos candidatos ...
 
Última edição:
E uma pessoa com 31 anos e que terminaria pelos 35?
Percebe minimamente da área, mas nunca lá trabalhou, vale a pena tirar engenharia informática?
Não sabe programar.
 
Back
Topo