Fim do roaming na UE

Essas coisas estranhas só se ouvem na Vodafone (alterações de todos os tarifários 4G). No meu operador (NOS) e não tive qualquer alteração.

Pois, o problema foi sempre esse, a Vodafone coloca tudo no site, desde velocidades a pacotes, novas condições, querem transparência, quanto aos outros está tudo escondido, quando fazemos os contratos descobrimos tudo. Para mim nos nunca mais, tanto em net móvel como em fibra.
 
Última edição:
Boa tarde carissimos.

Relativamente a esta situação do Roaming estou com umas dúvidas.
Actualmente estou na Suiça e irei de férias no fim de Julho. Comigo tenho um cartão da NOS com um tarifario sem carregamentos obrigatórios. A ideia seria no dia antes de conduzir até Portugal mudar o tarifário para o NOS 3Gb (500 min/SMS e 3Gb de internet) que custa €17.49. Agora as minha duvidas são as seguintes:

Uma vez que o cartão está comigo na Suiça e volta e meia ligava o telemovel com ele, poderei usar os meus dados em roaming na mesma? Ou terei algum entrave por o cartão volta e meia ter ligado as antenas aqui na Suiça e isso contar para a politica dos 4 meses fora de Portugal? O telemovel nao recebeu e/ou usou tráfego desde o inicio de Janeiro.

Quantos GB terei direito a usar durante a viagem de regresso a Portugal? Segundo percebi a fórmula seria 2(17.49/7.7)=4.5Gb. Estou correcto?

Desde já agradeço se me poderem esclarecer as minhas dúvidas.

Um abraço
 
Pois, o problema foi sempre esse, a Vodafone coloca tudo no site, desde velocidades a pacotes, novas condições, querem transparência, quanto aos outros está tudo escondido, quando fazemos os contatos descobrimos tudo. Para mim nos nunca mais, tanto em net móvel como em fibra.
Sobre transparência, concordo que seja a operadora mais transparente.

Quanto ao resto nos outros não creio que estejas escondido. A Vodafone está a implementar mudanças devido ao roaming porque quer. Nos meus tarifários não tive, nem senti, qualquer alteração.
O roaming na UE não implica qualquer alteração nos tarifários nacionais. Aliás, a Vodafone para uns clientes está a piorar condições, mas há outros para quem está a melhorar e muito!

Uma vez que o cartão está comigo na Suiça e volta e meia ligava o telemovel com ele, poderei usar os meus dados em roaming na mesma? Ou terei algum entrave por o cartão volta e meia ter ligado as antenas aqui na Suiça e isso contar para a politica dos 4 meses fora de Portugal? O telemovel nao recebeu e/ou usou tráfego desde o inicio de Janeiro.
Telemóveis com uso quase exclusivo em roaming também têm PUR aplicada.

Quanto à regra dos quatro meses, conta tudo, mas não se aplica já porque tu ainda não gastaste mais dados fora do país do que dentro do país. Agora, depois do verão acredito que se possa aplicar.

É que, do que percebi, um dia dentro do país é definido como um dia em que te ligues pelo menos uma vez a uma antena móvel portuguesa. Deduzo que os restantes (se tiveres uso do telemóvel de duas em duas semanas, por exemplo)
Quantos GB terei direito a usar durante a viagem de regresso a Portugal? Segundo percebi a fórmula seria 2(17.49/7.7)=4.5Gb. Estou correcto?
Falta aí descontar o IVA dos 17,49: 17,49/1,23 = 14,220

2 (14,220/7,7) = 3,69 GB, mas como o teu tarifário só tem 3 GB ficas apenas com 3 GB (os 3,69 é apenas um valor máximo), Prevalecem os 3 GB do tarifário.
 
Telemóveis com uso quase exclusivo em roaming também têm PUR aplicada.

Quanto à regra dos quatro meses, conta tudo, mas não se aplica já porque tu ainda não gastaste mais dados fora do país do que dentro do país. Agora, depois do verão acredito que se possa aplicar.

É que, do que percebi, um dia dentro do país é definido como um dia em que te ligues pelo menos uma vez a uma antena móvel portuguesa. Deduzo que os restantes (se tiveres uso do telemóvel de duas em duas semanas, por exemplo)

Falta aí descontar o IVA dos 17,49: 17,49/1,23 = 14,220

2 (14,220/7,7) = 3,69 GB, mas como o teu tarifário só tem 3 GB ficas apenas com 3 GB (os 3,69 é apenas um valor máximo), Prevalecem os 3 GB do tarifário.

3Gb para a mulher ir ao FB durante a viagem e receber uma ou outra chamada via skype é mais que suficiente. Depois quando voltar das férias desligo o cartão e só volto a ligar quando regressar a Portugal. Obrigado por me esclareceres as dúvidas!
 
3Gb para a mulher ir ao FB durante a viagem e receber uma ou outra chamada via skype é mais que suficiente. Depois quando voltar das férias desligo o cartão e só volto a ligar quando regressar a Portugal. Obrigado por me esclareceres as dúvidas!
@deuxgod, vê o que o @VinE lembrou. Esta política de roaming só se aplica a países do Espaço Económico Europeu (Suíça não faz parte). Por isso, na viagem para Portugal podes usar sem pagar mais por isso, mas só a partir do momento em que estejas fora do Suíça!

Ponto positivo: a Suíça não te penaliza para a regra dos 4 meses, ou seja, conta, mas conta como se estivesses em Portugal.
 
Falo por experiência própria, esqueci me completamente desse pequeno senão, felizmente tinha o limite de 50€ activo..
 
Vivo em Basel mesmo na fronteira com a França por isso até entrar em França a mulher pode usar o cartão da Sunrise, depois de entrar em França usa o da NOS. :D
 
Vivo em Basel mesmo na fronteira com a França por isso até entrar em França a mulher pode usar o cartão da Sunrise, depois de entrar em França usa o da NOS. :D

A cobertura da Sunrise é bastante boa em toda a Suiça, até funciona bem aqui em Portugal, via roaming. Quando entrares na França, aí podes ligar o móvel da nos, deve ficar na Orange.
 
Boas,

Não sei se já foi respondido por aqui, mas aproveito para informar a minha experiencia, pois viajei para a Grecia no dia 17 de Junho, e estava com a mesma duvida de muitos.
Tenho o tarifario Yorn X 5GB, e usei-o diariamente (chamadas e dados) como se estivesse em Portugal. Sei que há um limite qualquer (de dados julgo que fosse 3GB). Não tive problemas nenhuns, e não me descontaram nada do saldo.
 
Boas,

Não sei se já foi respondido por aqui, mas aproveito para informar a minha experiencia, pois viajei para a Grecia no dia 17 de Junho, e estava com a mesma duvida de muitos.
Tenho o tarifario Yorn X 5GB, e usei-o diariamente (chamadas e dados) como se estivesse em Portugal. Sei que há um limite qualquer (de dados julgo que fosse 3GB). Não tive problemas nenhuns, e não me descontaram nada do saldo.

Mas as chamadas que fizeste foram para Portugal e dentro da Grécia?

O que queria saber, desculpa meter-me na tua vida, é saber de ligaste em roaming do país onde estavas para outro pais da EEE.
 
Pois também já cheguei a essa conclusão, isto porque me obrigaram a isso.

Pois não percebo mesmo o conceito, mas hey, ainda bem :clap:

Ainda por cima, na 1º FAQ do https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/faq/frequently-asked-questions-roam-home mencionam qualquer coisa como manter os custos como se estivesse em casa, ora em casa se ligo para França pago, logo estando em Espanha ao ligar para França também iria pensar que pagaria.

Já percebi que não. :berlusca:

Obrigado a todos.
 
Pois também já cheguei a essa conclusão, isto porque me obrigaram a isso.

Pois não percebo mesmo o conceito, mas hey, ainda bem :clap:

Ainda por cima, na 1º FAQ do https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/faq/frequently-asked-questions-roam-home mencionam qualquer coisa como manter os custos como se estivesse em casa, ora em casa se ligo para França pago, logo estando em Espanha ao ligar para França também iria pensar que pagaria.

Já percebi que não. :berlusca:

Obrigado a todos.

Não interpretaste o texto de forma mais correta. Quando eles dizem que mantens os custos que terias em "casa", é no caso de, estando em "casa", ligares para outro número de "casa". É aplicado o tarifário que tens no teu país. Se tens um tarifário para chamadas internacionais, esse tarifário não se aplica, pois para todos os efeitos, quando estás em roaming não estás a realizar chamadas internacionais, mas sim chamadas "locais" como se estivesses em "casa" a ligar para "casa".
 
Bem, agora sou eu que tenho uma dúvida :p
O meu tarifário móvel é o do M5O da Meo, com 2000 minutos/SMS e limite de 3Gb de dados móveis. Em roaming qual será o meu limite de dados móveis? Não consegui encontrar essa informação no site da MEO. Eles têm um documento com as alterações do roaming mas na parte dos dados móveis, apenas falam que tem a haver com o preço do tarifário mas não percebi qual a fórmula para achar o limite em Gb que se tem direito.
 
Se fizer chamada de uma rede nacional para números internacionais (do EEE), continuo a pagar certo? Esses números por acaso estão a fazer roaming em portugal... Sou vodafone red
 
Última edição:
Bem, agora sou eu que tenho uma dúvida :p
O meu tarifário móvel é o do M5O da Meo, com 2000 minutos/SMS e limite de 3Gb de dados móveis. Em roaming qual será o meu limite de dados móveis? Não consegui encontrar essa informação no site da MEO. Eles têm um documento com as alterações do roaming mas na parte dos dados móveis, apenas falam que tem a haver com o preço do tarifário mas não percebi qual a fórmula para achar o limite em Gb que se tem direito.
Quando o teu telemóvel é um 4P, considera-se o preço que pagarias se tivesses o tarifário equivalente da operadora. Se estiver a interpretar bem o regulamento, tens direito a usar em Roaming o mesmo que quem tem um Unlimited L de 31,99€ (tarifário equivalente ao teu, mas fora de pacote).

Divides o preço (c/IVA) por 4,7355: 31,99 / 4,7355 = 6,76 GB

Ou seja, no máximo dos máximos só terias 6,76 GB, mas assim (como o teu limite é 3 GB, ficas limitado a 3 GB)

https://www.meo.pt/telemovel/tarifarios/unlimited
https://forum.zwame.pt/threads/fim-do-roaming.979395/page-2#post-14577724
Se fizer chamada de uma rede nacional para números internacionais (do EEE), continuo a pagar certo? Sou vodafone red
Sim, continuas.
 
Última edição:
Back
Topo