Problema Fungos na Lente

A minha tem aguentado bastante bem. Tenho que comprar é nova sílica que lixei a minha toda a secar no micro-ondas. E arranjar uma forma de a por na caixa. Preciso também de algo maior. Mas ainda não me dediquei a isso. Não é fácil de encontrar uma caixa hermética e grande.
 
Ser hermética óbviamente reduz a necessidade de regeneração.

A que tenho, embora feche bem, não é hermética e daí tenho que regenerar com frequência.

Eu tinha comprado 2 caixinhas no DX e vou alternando. Normalmente espalho num prato e vai pro microndas, mas noto que estão quebrando e degradando, se calhar terei que comprar mais sílica daqui uns meses.
 
@JPgod , mas tu estás a viver no Brasil certo? No Brasil os níveis de humidade são muito mais altos.
É alto em zonas marítimas, zonas florestais como Amazônia e afins.

Moro perto do mar, logo muito mais humidade.

Eu ando a pensar em algo mais hardcore, um dry cabinet:

Moisture-proof-Box-Dry-Cabinet-For-SLR-Camera-Lens-Full-automatic-Control-Electronic-Dry-box-50.jpg_640x640.jpg


Seria alem da camera e lentes (que bastaria uma destas prateleiras), guardar todo o material eletronico sem uso...

Mas é um equipamento caro, encontrei um modelo pequeno, semelhante ao da imagem, com 50 litros (que me atente perfeitamente) e custa a módica quantia de 330 euros/1600 reais
 
Última edição:
Na BH photo no EUA vi a 150$, logo bem mais simpático, mas obviamente não dá para importar uma coisa grande destas que leva uma talhada de impostos que até dói...

Também pensei em ir DIY e transformar um armário no meu quarto numa dry cabinet, mas não faço ideia se o módulo de desumificação dá para comprar standalone e ter que alterar a porta para isolamento hermético.

Existe um mini desumificador elétricos que não faço idéia se funciona bem para isso:

beneficios-do-desumidificador-de-ambiente-18.jpg
 
hmmm. E arranjar um daqueles mini frigoríficos? há disso há venda para aí por 50€. Mais um modulo de desumidificar. Era coisa para ficar engraçada :p
 
Vi há tempos uns desumidificadores "solid state" sem peças móveis, são basicamente uma peça que se coloca numa caixa e que absorbem humidade de um lado da peça e libertam-na no outro. Muito simples de montar (tendo um pequeno conhecimento de electricidade/electrónica) e gastam muito pouco. O problema é que não são propriamente baratos, e não sei quão fáceis são de adquirir. Mas parecem interessantes para um projecto DIY. :)

https://www.micro-dehumidifier.com/products/price-list-rosahl-dehumidifiers/

 
o que cabe aí dentro?

Vejam na Amazon por Dry Cabinet e vão encontrar os vários tamanhos com fotos do que cabe lá dentro.

No Ebay, pesquisando por Andbon encontram vários. O tal que tinha dito que o um user tinha comprado era um andbon de 48L (tinha dito por engano que tinha sido o APedro, mas afinal foi aqui).

Abaixo um exemplo de um de 38L que custa 90 libras do Ebay (ainda tem 10 à venda).

s-l500.jpg


E uma de 68 litros por 150 libras
s-l500.jpg
 
o que cabe aí dentro?
Rolleyflex + fotometro
Fuji instax mini
Olympus om10 + vivitar 28mm + zuiko 50mm f1.4 + adaptador om-m43
Oly Pen-F
7artisans 7,5mm f2.8
Panasonic 25mm f1.7
Panasonic 12-35mm f2.8
Oly 40-150mm f2.8 + teleconversor
Voigtländer Nokton 25mm f0.95

Também tem uns rolos 35mm e 120 e ainda sobra espaço. Na prateleira de cima com jeito ainda lá coloco o drone dji spark dentro da caixa de proteção. Ainda sobra espaço, por vezes até coloco uma Nikon D800.

Meje Pela 1.ª foto até diria que é do vendedor a quem eu comprei o meu cabinet lol
 
Há algum problema em deixar a máquina na mochila de fotografia, estando esta fechada ? Tenho alguns sacos de silica na mochila.
Não tive problemas até agora
 
não convém mesmo deixar na mochila, eu deixava na bolsa com sacos de sílica e ganhou fungos na mesma.

Fungos gosta de 4 coisas
- Calor
- humidade
- Escuridão
- Material organico

Daí que se usa a drybox, transparente para entrar luz e tirar humidade excessiva.
 
A mais pequena com portes fica nos 130€ para aí. Talvez daqui a uns tempos compre uma. A caixa que tenho é pequena e da-me sempre um trabalho do caraças organizar as coisas lá dentro.
 
Eu tenho a caixa do ikea para estar enfiada num sitio qq, porque não tenho espaço para ter um desses "frigoríficos", mas estou em vias de mudar de casa e na nova vou ter espaço e vou acabar por comprar 1. Agrada-me muito a vitrine com leds como local de armazenamento/expositor que me garante que nada se estragará por fungos/humidade e sem ter de andar a monitorar a sílica.

Mas acho que são equipamentos inflacionados, tirando esses do ebay.
 
Back
Topo