Há cada texto! Esta é de mais!

Não se metam com o blastarr que ele raras vezes se descai. lol

blastarr,

Tens que compriender, começam a utilizar OSX e depois não querem outra coisa e passam a dizer barbaridades do windows. Tu, dia menos dia estas ca deste lado. ;) Ou não.....
 
Última edição:
Eu acho piada ao pessoal que acredita que instalar software pode ser ilegal. Mas que falta de contacto com a realidade.

Estás a falar disto, certo? Mas nem vou referir a Apple para não gerar mais confusão.
Imagina que compras um portátil. Vem com o Vista e certamente oferecem-te um dvd com o sistema operativo para o poderes reinstalar se for preciso (certo?). Ora, se pegares nesse dvd e instalares o Vista nos computadores todos que tens lá em casa é legal?
 
Estás a falar disto, certo? Mas nem vou referir a Apple para não gerar mais confusão.
Imagina que compras um portátil. Vem com o Vista e certamente oferecem-te um dvd com o sistema operativo para o poderes reinstalar se for preciso (certo?). Ora, se pegares nesse dvd e instalares o Vista nos computadores todos que tens lá em casa é legal?

É.
Sabias que o Windows Vista pode ser instalado (e usado) sem activação durante 120 dias (3 meses) ?
E que esse período pode ser extendido (mais uma vez legalmente) durante um ano ?
É a própria Microsoft quem reconhece ter criado esta feature para os fabricantes OEM.
Claro que não é moralmente correcto usar essa cópia em todos os PC's lá de casa depois desse "grace period", mas pelo menos tens essa escolha.


Agora pergunto:
Há alguma coisa semelhante do tipo "try before you buy" na Apple ?
 
claro que não ves, começando pela simples razão de não poderes ver o código de um windows..

primeiro corre mais lento porque o windows é mais lento. uma bola de neve tão confusa e tão gigante que já ninguém lhe mexe, fazendo antes remendos à volta.

e depois, é óbvio que para correr bem qualquer coisa que lá ponhas precises de mais do que tendo apenas um hardware específico como referência. Olha só o que as distros de linux tiveram que evoluir nesse aspecto, e ainda tendo milhões de incompatibilidades com hardware menos usual..

ahah :lol: desculpa, mas deu vontade de rir. Mas que comparação, mais lento em que?

O facto de o Mac OS X não poder ser instalado em qualquer máquina não é culpa da Apple, é uma escolha... E sempre foi assim, excepto em determinadas alturas em que a Apple licenciou o Mac OS para correr noutras máquinas não Apple (o meu saudoso Atari 1040ST podia com alguns tweaks, mas não "legalmente" hehehehe) numa tentativa de aumentar o market share, mas que se revelou desastrosa pois estes clones comeram uma fatia generosa dos lucros da Apple, que vêem do Hardware... e não, as licenças não cobriam essas perdas.

O facto de historicamente a Apple ser uma companhia que produz o seu próprio hardware e sistema operativo é uma escolha, que ia e vai contra a escolha da Microsoft de licenciar o seu SO a tudo o que mexesse. Esta táctica da Apple tem vantagens, pois permite sistemas fechados, mais controláveis,mesmo fiáveis, e tem muitas desvantagens, veja-se o quase desaparecimento da Apple na década de 90, e o desaparecimento de marcas como a Commodore ou Atari...

O que tem muita piada é que a Apple ainda cá ande, isso é que me dá um gozo enorme... E claro que não anda por cá a fazer beneficência, anda para ganhar dinheiro e protege o seu negócio não licenciando o seu sistema para outras máquinas. Está no seu direito.


edit: desculpem mas este meu post está completamente fora do contexto, é uma tentativa de resposta a esta frase: "Se o OS X não permite usar um certo tipo de hardware, a culpa é da Apple." do user sir_atmc... Sorry

Processador Intel; placas Intel, Nvidia, ATi; wireless Intel; bluetooth (não é da Apple); baterias da Sony; discos rígidos de uma outra marca. É por isso que eu não percebo. Da mesma forma que a Apple faz o Mac para trabalhar bem com um certo hardware, os engenheiros da Microsoft também o fazem. Ou vão-me dizer que os engenheiros da MS não percebem nada do que andam a fazer?

Eu continuo na minha, são SO's diferentes, para utilizações diferentes. Nunca disse que o OS X era mau, antes pelo contrário, mas não o acho melhor que o Windows, nem o contrário.
 
Mac - 30 ou 40 combinações diferentes de hardware possíveis. Drivers bem controlados.

Windows - Milhares de Milhões de combinações diferentes de hardware possíveis. Drivers.. nem comento :P

E em relação à dissipação do calor: os macs dependem imenso da dissipação passiva para serem tão silenciosos como são. São raras as vezes que oiço as ventoinhas do meu MBP a funcionar, e isso é porque a dissipação passiva é eficaz. Mas essa dissipação passiva implica que o calor seja extraído da máquina não através de ventoinhas, mas através da caixa em si, o que faz com que a caixa aqueça bastante, o que não implica que o computador em si aqueça. Esta dissipação é bastante efectiva, e embora a caixa aqueça o que aquece, os componentes internos estão sempre a temperaturas bem fresquinhas (em termos de hardware de portátil) e sob utilização normal.

Quando se puxa pelo computador, claro que ele vai aquecer mais, mas aí sim entram as ventoinhas em acção (que não são tão barulhentas como em outros portáteis) e ele arrefece rápidamente (e isto acontece muito raramente, pelo menos comigo). As ventoinhas comigo só entraram uma vez em acção, quando eu pus dois processos de "yes > /dev/null" a correr, utilizando ambos 100% dos dois cores.

Espero ter-te elucidado um pouco de como a dissipação do calor funciona nos portáteis Apple.
 
Mac - 30 ou 40 combinações diferentes de hardware possíveis. Drivers bem controlados.

Windows - Milhares de Milhões de combinações diferentes de hardware possíveis. Drivers.. nem comento :P

More than 33 million possible configurations

You’re the expert. With build-to-order options available for processors, graphics cards, memory, hard drives, optical drives, and other features and components, the über-configurable Mac Pro lets you build your personal dream machine. The Mac you’ve been waiting for.

Fonte: http://www.apple.com/macpro/
 
E em relação à dissipação do calor: os macs dependem imenso da dissipação passiva para serem tão silenciosos como são. São raras as vezes que oiço as ventoinhas do meu MBP a funcionar, e isso é porque a dissipação passiva é eficaz. Mas essa dissipação passiva implica que o calor seja extraído da máquina não através de ventoinhas, mas através da caixa em si, o que faz com que a caixa aqueça bastante, o que não implica que o computador em si aqueça. Esta dissipação é bastante efectiva, e embora a caixa aqueça o que aquece, os componentes internos estão sempre a temperaturas bem fresquinhas (em termos de hardware de portátil) e sob utilização normal.

:lol::lol::lol: é por isso que os processadores dos mb pro andam sempre acima dos 60 graus, porque são muito fresquinhos :002: not!
eles aquecem e não é pouco. e os chassis são desconfortáveis por também aquecerem em demasia. quase que queimam, em determinadas circunstancias!

ah, mas é um mac, por isso não pode ser um defeito, é uma "feature"
 
Neste caso é mesmo uma feature. Gosto quando as pessoas simplesmente ignoram factos quando mais lhe convém, factos tais como o portátil ser ultra silencioso, e quase nunca ligar as ventoinhas. Factos como se poder instalar o SMC Fan control e ter as ventoinhas sempre activas para ter o computador mais frio, mas mais barulhento (como noutros portáteis).

Sim, o chassis aquece. Sim é silencioso. Sim, pode-se alterar para que fique menos silencioso e mais frio.

Já agora, tenho o computador ligado há 2 dias, sob utilização média (correr virtual machines, iTunes, filmes, compilar coisas, etc), sem o SMC Fan Control:

temps.png


Claro que já o vi a aquecer até estar a 90º no CPU durante alguns segundos, sendo que as ventoinhas entraram logo em acção e desceu para os 60 e poucos. E isto foi com dois processos "yes > /dev/null" a correrem e a utilizar 100% de ambas as cores.

Enfim, já não digo mais nada. Para orelhas moucas não vale a pena falar ;)
 
É.
Sabias que o Windows Vista pode ser instalado (e usado) sem activação durante 120 dias (3 meses) ?
E que esse período pode ser extendido (mais uma vez legalmente) durante um ano ?
É a própria Microsoft quem reconhece ter criado esta feature para os fabricantes OEM.
Claro que não é moralmente correcto usar essa cópia em todos os PC's lá de casa depois desse "grace period", mas pelo menos tens essa escolha.


Agora pergunto:
Há alguma coisa semelhante do tipo "try before you buy" na Apple ?

Epa eu não quero discutir se a Apple é melhor ou pior do que a Microsoft. Ou se Mac OS é melhor ou pior que Windows. Isso já foi tudo mais do que falado.

Estava só a tentar apurar a questão legal do assunto. Então quando eu vou instalar o Mac OS no meu PC e me aparece qualquer coisa do género: '(...) só pode instalar este software num computador fabricado pela Apple (...)' e eu clico em 'Agree' não estou a cometer nenhuma ilegalidade? Simplesmente não é moralmente correcto?
 
Epa eu não quero discutir se a Apple é melhor ou pior do que a Microsoft. Ou se Mac OS é melhor ou pior que Windows. Isso já foi tudo mais do que falado.

Estava só a tentar apurar a questão legal do assunto. Então quando eu vou instalar o Mac OS no meu PC e me aparece qualquer coisa do género: '(...) só pode instalar este software num computador fabricado pela Apple (...)' e eu clico em 'Agree' não estou a cometer nenhuma ilegalidade? Simplesmente não é moralmente correcto?


Mas no caso da Microsoft essa questão se coloca porque eles não impedem ninguém de instalar o Windows em PC's específicos (pela simples razão de que não fabricam PC's de marca própria...).
 
Neste caso é mesmo uma feature. Gosto quando as pessoas simplesmente ignoram factos quando mais lhe convém, factos tais como o portátil ser ultra silencioso, e quase nunca ligar as ventoinhas. Factos como se poder instalar o SMC Fan control e ter as ventoinhas sempre activas para ter o computador mais frio, mas mais barulhento (como noutros portáteis).

Sim, o chassis aquece. Sim é silencioso. Sim, pode-se alterar para que fique menos silencioso e mais frio.

Já agora, tenho o computador ligado há 2 dias, sob utilização média (correr virtual machines, iTunes, filmes, compilar coisas, etc), sem o SMC Fan Control:

temps.png


Claro que já o vi a aquecer até estar a 90º no CPU durante alguns segundos, sendo que as ventoinhas entraram logo em acção e desceu para os 60 e poucos. E isto foi com dois processos "yes > /dev/null" a correrem e a utilizar 100% de ambas as cores.

Enfim, já não digo mais nada. Para orelhas moucas não vale a pena falar ;)

:lol: :lol: :lol: então isso é que é a dissipação fantastica do Mac? Temos pena, o meu Asus também faz isso. O meu também quase não faz barulho (as ventoinhas) e está 5ºC mais fresco que o teu (CPU). Também posso mexer na velocidade das ventoinhas, e consigo coloca-lo a 37ºC (sem ficar muito barulento. Espantoso não é? Ainda achas que continua a ser uma feature?

O pior cego é aquele que não quer ver...

EDIT: CPU a 90ºC? :lol: é feature, assim aproveitas para fazer arroz ou qualquer coisa assim :lol: o meu em full não passa dos 70ºC.
 
Última edição:
Interessante, aprendem-se coisas novas todos os dias :)

Mas mesmo aí acho que continua a haver um controle apertado sobre o que vai para dentro do Mac Pro.

sir_atmc, que bom para ti. Mas eu sei o que é usar outros portáteis, tenho um Asus também e as ventoinhas daquela maravilha são chatas como a potassa.

E já agora, o teu computador está com 5º mais baixo e tens as ventoinhas a bombar? Queres ver o meu com as ventoinhas a bombar? Daqui a pouco ponho screenshots ;)
 
Esse meu exemplo da microsoft foi só uma comparação. Em ambos os casos (quando instalas a mesma cópia de Windows em vários PC's e quando instalas Mac OS em PC) estás a violar o contracto, o que é ilegal.

Isto começou porque o greatbunzinn disse que instalar software nunca podia ser ilegal. Eu só estava a dizer o contrário...
 
Interessante, aprendem-se coisas novas todos os dias :)

Mas mesmo aí acho que continua a haver um controle apertado sobre o que vai para dentro do Mac Pro.

sir_atmc, que bom para ti. Mas eu sei o que é usar outros portáteis, tenho um Asus também e as ventoinhas daquela maravilha são chatas como a potassa.

E já agora, o teu computador está com 5º mais baixo e tens as ventoinhas a bombar? Queres ver o meu com as ventoinhas a bombar? Daqui a pouco ponho screenshots ;)

Não está com nada a bombar. Nem em silencio consigo ouvir as ventoinhas (mas consigo sentir uma ligeira saída de ar, que só consigo sentir com a mão colada à saída), a unica coisa que dá para ouvir é o disco rígido. Se o teu Asus faz barulho, tenho muita pena. O meu não faz.

Ah, e outra coisa, estou com 5º a menos, mas estou com 32 tabs abertas no FF :lol: + messenger + webcam no messenger + emule xtreme, com 1,1GB de Ram a ser usada.
 
Última edição:
Interessante, aprendem-se coisas novas todos os dias :)

Mas mesmo aí acho que continua a haver um controle apertado sobre o que vai para dentro do Mac Pro.

sir_atmc, que bom para ti. Mas eu sei o que é usar outros portáteis, tenho um Asus também e as ventoinhas daquela maravilha são chatas como a potassa.

E já agora, o teu computador está com 5º mais baixo e tens as ventoinhas a bombar? Queres ver o meu com as ventoinhas a bombar? Daqui a pouco ponho screenshots ;)

Também não me pareceu que a comparação dele fosse muito precisa mas pronto.... cada um vê o que quer
 
EDIT: CPU a 90ºC? :lol: é feature, assim aproveitas para fazer arroz ou qualquer coisa assim :lol: o meu em full não passa dos 70ºC.

Deve ser mesmo uma feature, porque a essa temperatura consegue lá estrelar uns ovos!
E a apple torna-se a primeira a fazer portáteis que além de computadores também são utensílios de cozinha, nada mau!

Realmente gosto dos MAC (mas não os venero nem pouco mais ou menos) mas existem fanboys que são mesmo piores que os cegos, é o velho ditado, " O pior cego é aquele que não quer ver".
 
Última edição:
Back
Topo