Iniciar em programação

PS: Já agora, quem quiser também fazer uns virus, também pode aprofundar os conhecimentos em C. De resto a escolha é variada.

:lol: C sempre da jeito para mais coisas.....:lol:

Mas como ainda não sei o que quero fazer no futuro (claro que é ligado á programação) não estou a escolher uma lingua X para no futuro fazer X, apenas quero entrar na area da programação para me ir preparando e para ter mais um passatempo.
Mas claro como tu o referiste C é uma lingua poderosa e foi a minha primeira escolha ate começar a estudar e a não perceber nada...por isso acho que é melhor optar por uma linguagem mais facil para me ir "ambientando" nesta area e assim sucessivamente avançando de uma linguagem para outra mais complexa.
 
Voltando ao tópico, atrás eu referi que o C é importante para aprender os fundamentos das linguagens de programação. Depois cada um deriva para linguagem que melhor se adapte ao que deseja da própria programação. Quando eu disse que, a partir dos ponteiros o C é trampa, evidentemente que não me estava a referir às capacidades do C que, como todos sabem, é uma linguagem poderosissima. O que queria dizer é que, quem não quer fazer carreira a criar jogos, aplicações 3D e sistemas operativos, não tem vantagens nenhumas em avançar com o C precisamente por ser mais complicado de aprender.
Eu também não sou apologista que se deva começar pelo mais fácil. A programação não é uma área da informática que seja simples e pronto. Se queremos aprender temos que fazer por isso.
Relativamente às plataformas (aplicações desktop vs aplicações web) não me venham com histórias; à excepção dos exemplos que atrás mencionei (jogos e aplicações 3D e sistemas operativos) tudo o resto vai ser online daqui a uns tempos (processamento de texto, folhas de cálculo, facturação, etc. etc.)

PS: Já agora, quem quiser também fazer uns virus, também pode aprofundar os conhecimentos em C. De resto a escolha é variada.

COMO te atreves a dizer que a partir dos apontadores é trampa? Lá por tu não conseguires atingir esse nível e ficares pelo "Hello World", a gente não tem culpa! Vens-me agora dizer que C não interessa omg! Webboy, dedica-te aos teus tutoriais PHP e deixa o C para quem sabe! :berlusca:
 
COMO te atreves a dizer que a partir dos apontadores é trampa? Lá por tu não conseguires atingir esse nível e ficares pelo "Hello World", a gente não tem culpa! Vens-me agora dizer que C não interessa omg! Webboy, dedica-te aos teus tutoriais PHP e deixa o C para quem sabe! :berlusca:

Quando fizeres um quote, ao menos lê o texto. Pelo menos aqui no fórum ainda vais a tempo de ler o que escrevi e reparar que só meteste os dedos no teu teclado para escrever asneiras. Enfim...

Na utilização que dou à programação não tenho necessidade nenhuma de alocação dinâmica da memória, nem de alterar dados de uma variável através do seu ponteiro, nem de libertar bytes de memória, nem de acelerar em fracções de segundo a execução de uma rotina. Por isso não preciso do C. Há quem precise por razões completamente simétricas das minhas.

Em relação ao resto, o mundo avança. Quem quiser ficar atrelado que fique.
 
Se queres realmente começar, começa por aprender os fundamentos do C, nomeadamente:
- O que é uma variável
- Tipos de variáveis
- Arrays
- Funções
- Classes
- Ciclos (For... Do... While...)
- Condições (If... Else... Elseif... switch...)
- mais uma ou duas coisas...

Não sei se sabes, mas os arrays estão relacionados com apontadores, aquilo a que tu chamas de "trampa". Mas não vou explicar de que forma, pois já deves saber, great guru of binary code!
Mas pronto, fica lá na tua. Já demos as sugestões necessárias ao homem para se iniciar na programação.

$ echo Without C we only have obol, Pasal and Basi...
 
Tanta complicação com a escolha da linguagem...É uma qualquer...o que interessa é aprender a programar...a linguagem é só suporte não?De linguagem pra linguagem vai-se adaptando algumas coisas mas "quem sabe uma sabe todas"...Digo eu...E se começar por uma mais difícil...Vai esforçar mais...e talvez aprender mais..necessário ou não...das tanta coisa na universidade que não achas necessário mas ela esta la para alguma coisa...nem que seja pa evoluires o teu raciocínio...ou cultura geral...perceberes melhor as coisas...
 
Isso tecnicamente está errado...se metes int antes do main então devia retornar um int, mas no programa nem mexes ints, nem retornas um número...

negatibiriba. Se eu coloco um int no main estou declarando que o main vai ser do tipo inteiro ocupando 4bytes na memoria, e colocando (void) estou dizendo que a main nao vai receber nenhum argumento. Se o caso é retornar alguma coisa, retorne 0 e pronto.
 
negatibiriba. Se eu coloco um int no main estou declarando que o main vai ser do tipo inteiro ocupando 4bytes na memoria, e colocando (void) estou dizendo que a main nao vai receber nenhum argumento. Se o caso é retornar alguma coisa, retorne 0 e pronto.

o main nao tem tipo, retorna sim um tipo (int).
 
Vou aproveitar este tópico para falar sobre um assunto muito importante.

Com o evoluir do tempo não acham que os programadores, que iniciam a sua carreira na área, ganham cada vez menos?

Não estou a tentar ser desanimador para quem gosta desta área e quer iniciar.

Com trabalhos sem o mínimo de preocupação e sem grandes chatices, ganha-se mais do que na área de desenvolvimento.

Mais uma. Cada vez mais existem empresas a "XULAR", é mesmo este o termo, os estagiários que saem de uma licenciatura ou cursos de formação. Aproveitam-se do factor "AH não tens experiência" ou então "Este vem para aqui desenvolver uma aplicação, e não vou ter qualquer custo com ele".

Agora fica umas questões no ar.
Somos nos que temos culpa disto estar a acontecer?
Gostamos assim tanto de programação que nos sujeitamos a ser, mais uma vez, "xulados"?
 
Back
Topo