Processador Intel Comet Lake (10th gen desktop)

Review do i3 10100. Mais uma vez é ultrapassado por alternativas mais baratas, principalmente devido ao factor limitativo da ram a 2666mhz em motherboards B e H. 3300x é uma opção claramente superior, em alguns casos até tem mais 20% de fps, o que é mesmo muito. Estas reviews a nova geração de processadores da Intel já se tornam "aborrecidas" porque o desfecho é sempre o mesmo :)

 
Lá vai o meu rant......

Eu passei na diagonal o video dessa review do 10100 e em processadores de gama mais baixa, seria interessante que as reviews se focassem mais noutros benchmarks. Excel e outras ferramentas de office, um pouco em edição de imagem mais leve, PCMark, um pouco de enconding/decoding no iGPU, etc.
Acho que o único benchmark que ali vi, mais adequado a este CPU, foi o 7-Zip.

Nada contra outros benchmarks, mas estar a tirar conclusões de benchmarks de gaming, Cinebench, Blender, V-Ray, Premiere Pro (Quando o Premiere Rush seria mais adequado, por exemplo) em processadores i3, Pentiums e Celerons, que a maior parte das vezes vão ter workloads muito diferentes, é um bocado inconclusivo.

E sim, eu percebo que os sites criam uma "base" para comparação futura, mas podiam separar entre gamas.

Nota: Não estou a dizer que a conclusão final fosse diferente, nem que isto só aconteça com esta review. :)
 
@Nemesis11 Normalmente os benchmarks de produtividade do Gamers Nexus estão nos vídeos de reviews, nos de comparações directas normalmente o foco é jogos e depois lá para o fim aparecem uns benchmarks de produtividade...
 
eu estava a perguntar da capacidade de OC estável a 5.0Ghz com aircooling (prime stable), não apenas um benchmark de review :( O q vejo é q estes cpus facilmente vão aos 85-90°C e portanto com aircooling dificulta um grande OC.
Eu com o meu 10700k com um Dark Rock Pro 4 com o CPU sempre a puxar nos 5.1ghz não me passa dos 78°, e isto foi naquela semana super quente que tivemos aí à pouco tempo..

Mas lá está, não sou um caso "viável" porque tenho um bom aircooler, e não me desfaço dele por nada apesar de ser um trambolho [emoji16]
 
@thereisnoself e como podes ver nas reviews consegem 4.9 a 5.1GHz questão de sorte. Cada chip é diferente, logo, se consegues 5GHz é random. E sim com prime vai para os 90's com Noctua NH-U12 e por ai adiante. E nesta geração nao há "grande OC" é 100MHz a 200MHz e com sorte.
 
É claro que é pouco, nao é nada. Cada vez mais encontras os limites. Ja se sabia a algum tempo que nao consegues com o conhecimento que se tem neste momento, subir frequências a niveis absurdos "10ghz" e afins. Talvez no futuro com outra technologia, outros processos de fabrico, outras técnicas.

Em 2011 ja andavas a fazer overclocks a 5.3 e afins com os sandy bridge e ivy bridge etc. Era normal estes cpus a 4.7-4.8. Isto eram overclocks como deve ser, onde puxavas 1.5ghz ou mais, nao tinhas tretas de microcode a bloquearem funções nem nada.
 
É claro que é pouco, nao é nada. Cada vez mais encontras os limites. Ja se sabia a algum tempo que nao consegues com o conhecimento que se tem neste momento, subir frequências a niveis absurdos "10ghz" e afins. Talvez no futuro com outra technologia, outros processos de fabrico, outras técnicas.

Em 2011 ja andavas a fazer overclocks a 5.3 e afins com os sandy bridge e ivy bridge etc. Era normal estes cpus a 4.7-4.8. Isto eram overclocks como deve ser, onde puxavas 1.5ghz ou mais, nao tinhas tretas de microcode a bloquearem funções nem nada.

velhos tempos :D pois o silício tem nos dados alguns desafios em termos de frequência... o maior será o limite do tamanho mínimo de um trasistor... existe um limite ou um dia encontraremos um limite de tamanho, ai a necessidade será grande por soluções... a optimização também é um factor importante, e isso tem sido provado com o x86 a 10mn ++++ da intel... tem puxado e muito... tem o seu mérito.... mas melhor que isso é os CPUs ARM com menos transistors e melhor performance/consumo... enfim veremos o futuro...

Pelo andar das coisas um dia num futuro longe ou não, teremos super computadores quânticos a partilhar sua capacidade computacional, via online para nossos dispositivos moveis e de casa e escritórios, ou mesmo em nossas mentes (espero que não esta ultima parte)... algo do género que já se vê projectos para jogos que poderás vir a jogar num pc de "baixo custo" e um servidor procederá os gráficos nele e transmite para nosso pc como um video. a evolução da banda larga 5G irá permitir isso, num futuro teremos mais que 5G também :D isso se não destruirmos tudo :D
 
O futuro quântico ainda está longe, a maioria das pessoas não entende qual a real vantagem da tecnologia quântica, os ganhos não são nas nossas áreas, são mais simulações e problemas de múltiplas respostas. Não estou ainda a ver nenhum algoritmo quântico que te desse um melhor CPU ou GPU para rendering ou jogar. Actualmente, é mais ciência e criptografia.

Eu sou dos que pensa que se calhar, um dos factores limitadores que temos é mesmo o silício. Fico à espera de que se encontre um material, liga, o que seja, que suporte frequências maiores, porque parece-me que o silício não escala muito mais que estes 5/6 GHz sem muito penar.
 

Temos uma Asus e MSI baratas com qualidade.

Qualidade não digo, são decentes para quem compra 10600k. O audio parece ser uma porcaria, lan da realtek, I/O não é grande coisa e quase de certeza que não é grande coisa em memory overclocking/stability como a maioria das boards baratas com PCBs piores.

Faz sentido para quem quer fazer uma build low latency para esports, tem que ir com Intel e está limitado em budget.
 
Última edição:
São boas boards para juntar a um i5k, para quem quer fazer low budget overclocking.
Mas para quem vai levar o i7 ou i9 faz sentido gastar mais 40€ e levar por exemplo a MSI z490 Tomahawk que é melhor em tudo(áudio, LAN, conectividade, VRMs...)
 
Calma não é preciso bater tanto :)
São de qualidade para quem não quer abusar ou quer usar versão não K agora e no futuro mudar para melhor.
Pelo menos não aquecem como as outras....
 
qual a vantagem do 10700f? um 10600k a 5.0-5.1Ghz csgue ter quase a performance dum 10900k stock.
Tem 8c16t, um 6c no bf5 já se vê a chegar aos 80% de uso. O i7 vai durar uns bons anos a mais que o i5. Esse i5 é uma asneira, quase a mesma performance que o 3600 pelo dobro do preço, mas este tópico não é para discutirmos isto :)
 
Back
Topo