Multi Jogas mais em PC ou Consola?

PC ou Consola?

  • PC

    Votes: 83 64,3%
  • Consola

    Votes: 46 35,7%

  • Total voters
    129
Ccomecei com uma Atari 2600, depois com um NES clone (Family Videogame), SNES, N64, Gamecube, e por fim Wii. Pelo meio tive o Gameboy original.

Como a minha família não tinha grandes meios financeiros, só quando comecei a juntar o meu próprio dinheiro é que consegui ter um computador minimamente decente para jogar, na altura um portátil ACER com Dual Core e GeForce 7300, e foi na altura da Wii que reparei que cada vez mais gastava dinheiro em jogos que muitas vezes jogava quando os comprava e depois não lhes tocava mais, enquanto no pc tinha o meu género de jogo favorito (ARPG), podia jogar quando queria pois o pc estava no meu quarto (não tinha TV no quarto na altura).

Passei por mais um portátil, um Clevo com um processador Q6600 e GTX 280, e hoje continuo com pc, de momento um desktop já a começar a pedir upgrade, e apenas ponderaria comprar consola, neste caso a Switch, por causa de certos franchises da Nintendo, como Zelda, Smash Bros ou Mario games.
 
Última edição pelo moderador:
/offtopic
a configurar gráficos a preocupar me com drivers nem overclockings na gráfica e coisas do género.
Não quero ser "aquele gajo" mas acho que isso é daqueles argumentos que estou sempre a ver e que não tem muito sentido.

Configurar gráficos, é completamente opcional, para isso é que existem presets, os jogos de hoje em dia até selecionam um preset "adequado" logo no início. Eu a única coisa que faço para além disso é tirar vsync, tirar o motion blur que detesto e baixar as sombras e oclusão de ambiente que na grande maioria dos jogos baixam bastante a performance. Demoro 1-2 minutos a fazer isto e já estou dentro do jogo. E isto é apenas feito uma vez, claro que opcionalmente posso brincar com outras configurações. Acho que os jogadores de consolas pensam que configurar os gráficos é (sempre) daquelas checklists de 10 minutos que os pilotos de avião fazem antes de levantar voo. Só é isso para quem quiser.

Sim precisas de atualizar os drivers se quiseres jogar um jogo que acabou de sair, mas também não precisas de dar updates ao OS da PS4?

E overclocking é completamente opcional.

No pc gastei muito dinheiro, tenho de ter coisas fechadas e que não seja possível upgrade, se tiver um pc não consigo parar de gastar dinheiro com upgrades .
Mas também agora com as consolas não consegues parar de comprar comandos e jogos repetidos em várias plataformas só para a coleção :berlusca:. Acho que é a mentalidade que tem que mudar, independentemente da plataforma! :)
/

Bom o meu contributo para o tópico é que alterna, na consola só jogo Destiny 2 de momento, quando sai update jogo mais consola, de momento estou a jogar mais PC, Arma III em particular.
 
A minha ultima consola foi a N64, saudades.
Nunca mais "consegui" comprar consola pelo seguinte facto:
ter que optar por uma e privar-me de certas opções, gosto mais da playstation mas não consigo ter os classicos da nintendo nela.
Com a nintendo switch ainda voltei a ponderar voltar, gamecube e Wii nunca me deram interesse, mas não sei, mais depressa dou por mim a ligar a n64 e a matar saudades de vez em quando :D
Para o demais prefiro pc, football manager e de vez em quando um CS
 
é uma enorme vantagem não ter que andar a configurar gráficos a preocupar me com drivers nem overclockings na gráfica e coisas do género.

É um pouco estranho ainda ver este tipo de argumentos em 2020.
A maior parte dos jogos já deteta as configurações do PC e escolhe opções gráficas automaticamente. E mesmo sem isso, para quem quer uma coisa rápida e simples, basta escolher um preset de entre meia dúzia.
Sobre drivers, hoje em dia tanto a MS pelo Windows update, ou a nVidia e AMD têm sistemas de updates automáticos de drivers. Isto é um processo muito simples e rápido, nos dias de hoje. Muito diferente do que tínhamos nos anos 90.
Numa era onde jogos e firmware têm updates que demoram horas a fazer download e instalar, esta queixa sobre drivers parece um pouco desproporcional.
E overclocking é para quem quer brincar com hardware. Quem não quer deixa estar, que tanto a AMD como Intel e nVidia todos têm sistemas para ajustar a velocidade dos GPUs/CPUs de acordo com temperatura e consumo.
 
Sim é verdade que os jogos para PC tem os presets e simplifica a tarefa. Mas mesmo assim, uma pessoa irá perder algum tempo a mexer em qualquer coisa para aumentar a fluidez ou algum setting que pode estr melhor pois não tem grande impacto na performance. Vai variar para pessoa para pessoa claro, há quem dê mais enfase a isso e há quem não dê.

Em relação ao exemplo dos drivers e overclocking, sim admito que não foram bons exemplos. Também há atualizações à força toda nas consolas
 
sempre fui PC gamer desde o meu 386... tive durante um tempo uma mega drive, mas pouco uso lhe dei. Quando comecei a ganhar o meu comprei uma PS3 e depois uma PS4, mas em que só jogo os exclusivos. de resto sempre PC.
então shooters tipo call of duty de comando é para esquecer.
 
Acho muito curioso omo a maioria dos inquiridos até agora usam mais o PC mas é no forum multiconsolas que mais se debate os jogos (mais posts, mais comentários, etc).
 
É um pouco estranho ainda ver este tipo de argumentos em 2020.
A maior parte dos jogos já deteta as configurações do PC e escolhe opções gráficas automaticamente. E mesmo sem isso, para quem quer uma coisa rápida e simples, basta escolher um preset de entre meia dúzia.
Sobre drivers, hoje em dia tanto a MS pelo Windows update, ou a nVidia e AMD têm sistemas de updates automáticos de drivers. Isto é um processo muito simples e rápido, nos dias de hoje. Muito diferente do que tínhamos nos anos 90.
Numa era onde jogos e firmware têm updates que demoram horas a fazer download e instalar, esta queixa sobre drivers parece um pouco desproporcional.
E overclocking é para quem quer brincar com hardware. Quem não quer deixa estar, que tanto a AMD como Intel e nVidia todos têm sistemas para ajustar a velocidade dos GPUs/CPUs de acordo com temperatura e consumo.

Já eu revejo-me nesse tipo de argumentos, seja agora em 2020 como em 2015, etc.
Agora quando me sento para jogar quero que o jogo funcione à primeira e que a única coisa que tenha que fazer é ajustar o brilho e legendas.
De resto, zero preocupações.

Não quero saber de definições avançadas, de frames, nada, só o jogo em si.
E como eu há tantos quantos os que pensam como tu e nenhum de nós está enganado.

Não tem a ver com overclockings ou nada que se pareça, tem a ver com ser prático e maximizar o tempo que já é pouco para jogar. ;)
 
Sempre fui mais de consola , pelo comodismo de comprar o disco e dar logo , mas agora já não tenho , optei por ter desktop , para jogar mais online e jogos mais do tipo fps(cs , call of dutty, pubg)
 
Eu é como já disseram atrás depois de passar 8-10h no pc a trabalhar a última coisa que me apetece é ir para lá no pouco tempo livre que tenho para relaxar por isso acabo por jogar maioritariamente em consolas.

gosto mais de jogar no pc jogos que possam ter mods mas infelizmente passo ao lado pela razão que disse, Witcher 3 é um dos exemplos...
 
PC. Montei um HTPC há cerca de dois anos, que corre tudo a 1080p/60fps e veio substituir todas as consolas que tinha. O catálogo é mais do que extenso e abrangente para ter sempre algo de interessante para experimentar, mesmo se me limitar aos jogos gratuitos. Aliás, estou em crer que este ano ainda não comprei um único jogo. Com o Kodi e o Steam a UI é muito semelhante à de uma consola, tudo controlado com um comando.

É raríssimo mexer em configurações; como já disseram, o processo de optimização é em larga medida automático. Só penso fazer um upgrade do hardware quando migrar para o 4k o que só acontecerá se for forçado a isso (ie em caso de avaria da tv).

Não que me oponha às consolas, tive muitas, durante muitos anos, mas já não vivo o hype dos outros tempos, a constante insatisfação pela next big thing, de certa forma o hobby foi perdendo o apelo...Gostava de eventualmente voltar a adquirir uma PS4, só para ter aqui uma Bloodborne machine, mas fora isso, estou satisfeito.
 
Comecei num zx-spectrum e, apesar de ter tido consolas, sempre fui jogador de PC.
Em 2012 comprei uma PS3 e abandonei definitivamente o PC.
Há uns anos que nem sequer tenho PC tradicional em casa.
Só tenho um portátil com uma década exclusivamente para trabalho.
 
Jogo mais em CONSOLAS.

Comecei com uma PSP , depois uma Wii , depois uma PS Vita e atualmente jogo PS4 e sou assinante da PS NOW e PLUS.
Motivos porque prefiro consolas:
- Gosto de consolas portáteis como a VITA que ocupam pouco espaço e posso jogar em quase qualquer lado (comboio, avião, etc).
- Gosto da PS4 porque posso jogar no sofá numa TV grande e com a PS NOW tenho acesso a imensos jogos.
- Por vezes o computador ao fim de uns 2 anos já começa a "aquecer" ou a ficar mais lento em jogos mais recentes, com consolas não tenho que me preocupar com requisitos minimos para conseguir bons gráficos.
- Comprei uma PS4 Days of Play Edition 1 Tb por 229€ numa mega promoção na Worten e por este preço não dava para um bom portátil de jogos. Além disso, uso mais macbooks, alguns jogos não são compativeis.
 
Última edição pelo moderador:
Já eu revejo-me nesse tipo de argumentos, seja agora em 2020 como em 2015, etc.
Agora quando me sento para jogar quero que o jogo funcione à primeira e que a única coisa que tenha que fazer é ajustar o brilho e legendas.
De resto, zero preocupações.

Não quero saber de definições avançadas, de frames, nada, só o jogo em si.
E como eu há tantos quantos os que pensam como tu e nenhum de nós está enganado.

Não tem a ver com overclockings ou nada que se pareça, tem a ver com ser prático e maximizar o tempo que já é pouco para jogar. ;)

Tudo o que referes, acontece exactamente no PC. É instalar e não precisas de mexer em nada. Isso da consola ser mais prática é um argumento de quem não conhece a realidade actual do pc gaming. O que o PC te dá são OPÇÕES, caso queiras configurar mais ao teu gosto. Algo opcional, que se não quiseres não mexes.

É o mesmo que dizeres que quando vais comer fora preferes ir ali ao tasco porque só tem o prato do dia e não queres pensar em escolher o que comer, só queres pensar na comida em vez de ir a um restaurante em que tenhas além do prato do dia, vários outros pratos e possas escolher qual preferes.

Tal como tu, também já não tenho grande paciência para andar a mexer em gráficos, a não ser em situações pontuais. Nos últimos jogos que joguei no PC, mexi nas opções uma única vez, no COD:warzone que por ser um jogo competitivo, eu QUIS mexer para ter melhor performance. Tudo o resto não mexo em qualquer setting, é instalar e jogar.
 
Sim, mas isso porque provavelmente tens um PC que te permite jogar sem afinações os últimos lançamentos.
Não me parece (embora possa estar enganado) que isso seja geral.

O que vês como opções para uns tornam-se obrigações para outros. Quantas vezes já não ouviste/leste "o meu pc não corre isto"? Na consola nunca tens esse problema (mal seria).

Junte-se a isto o facto de nem todos terem paciência ou conhecimentos e mais importante: recursos para andar a montar/actualizar PCs frequentemente, as consolas tornam-se muito mais práticas.

Eu jogo em ambas as plataformas e reconheço que escolhendo o lado prático de uma estou também a escolher as suas limitações.

A versatilidade do PC tem um preço mas também traz (muitas) vantagens, só que no meu caso acaba por não compensar, sendo o factor diferenciador o tipo de jogos que prefiro jogar num e noutro.
 
Continua a ser uma opção, seja com um PC bom ou mau. Podes jogar tal como vem ou mexer caso queiras algo ao teu gosto. Isto aplica-se em ambos os tipos de PC: Há pessoal que quer jogar com melhores gráficos e pessoal que não se importa de perder gráficos para ter mais FPS. Aliás, basta percorreres os diversos tópicos de jogos de consola aqui no fórum e vês que há muita gente na consola que gostava de ter essas mesmas opções, normalmente uma opção entre "4k 30fps" e "1080p 60fps" precisamente pelo que referi.

Eu tenho um pc um pouco fraco para os dias de hoje (ryzen 5, 1050 ti) e nunca me senti obrigado a ir lá mexer em settings, aceito o que tenho e pronto.

Já agora, para responder à pergunta do tópico, tanto jogo no PC como na PS4, dependendo do que estiver a jogar de momento e me estiver a agarrar mais. Tenho backlog tanto numa plataforma como outra e vou variando.
 
Sim, mas isso porque provavelmente tens um PC que te permite jogar sem afinações os últimos lançamentos.
Não me parece (embora possa estar enganado) que isso seja geral.

O que vês como opções para uns tornam-se obrigações para outros. Quantas vezes já não ouviste/leste "o meu pc não corre isto"? Na consola nunca tens esse problema (mal seria).

Junte-se a isto o facto de nem todos terem paciência ou conhecimentos e mais importante: recursos para andar a montar/actualizar PCs frequentemente, as consolas tornam-se muito mais práticas.

Eu jogo em ambas as plataformas e reconheço que escolhendo o lado prático de uma estou também a escolher as suas limitações.

A versatilidade do PC tem um preço mas também traz (muitas) vantagens, só que no meu caso acaba por não compensar, sendo o factor diferenciador o tipo de jogos que prefiro jogar num e noutro.
Agora os jogos vêm com settings “apropriados” de origem, até tens o geforceExperience que muda os settings automaticamente. A PlayStation na minha opinião não corre muitos jogos, jogar a 30 fps com quebras para os 20 não é propriamente “correr”. Um pc com uma 1060 (saiu em 2016) da para jogar qualquer jogo no “high” a 30fps por exemplo, incluindo o red dead redemption 2 e não pagas o on-line. São escolhas, já tive uma ps3 mas nestes últimos 7 anos foram pc, estou a pensar em comprar uma ps5 em vez de fazer upgrade ao pc porque sinto falta dos single players.
 
Boas,

A minha razão é simples: miudos :)
Sempre joguei em PC, no entanto desde que os miudos começaram a ter idade para se interessar por jogos migrei para a consola muito pela facilidade de sentar no sofá, carregar no botão do comando e em menos de 1 minuto estar a jogar a a qualquer coisa :)

MalG
 
Back
Topo