Hardware MacBook Pro 16" Novembro 2019

Nao vi a quanto ficou a temperatura, mas ultimamente quando ligo ao externo, a soluçao que disseram ai de ligar no lado direito do portatil da-me impressao que nao aquece tanto. Claro que quando trabalho no premiere por exemplo sem monitor as ventoinhas quase nem ligam, com o monitor disparam e sempre aquece...
 
@Userbanned_20 há tempos tinha lido que usar as portas do lado esquerdo faz o macbook aquecer mais, se é o que fazes experimenta usar as da direita.
https://www.imore.com/heres-why-you-should-probably-charge-your-macbook-using-ports-its-right-side

Podes sempre instalar um programa para controlar as ventoinhas do mac, e quando fores trabalhar com monitores externos aumentas as velocidades delas.

Funcionou certa parte, aquece menos quando ligo no lado direito, ou pelo menos demora mais tempo aquecer... no lado esquerdo era instantâneo, aquecia logo na hora mesmo nao estando a fazer qualquer tarefa.
 
Estou tentado a comprar um Dell u2720q. Não sei o que fazer!

Só te posso dizer o que eu faria. Comprava esse monitor, comprava um Mac Mini Corei7 com 1TB, metia-lhe 32GB. E comprava um iPad Pro 12.9” para mobilidade.

O pack do mini mais memória ficaria por 1900.

Ao nível de monitor para 27” QHD é melhor que UHD. Pelo que iria para o Dell 2719DHF - 400

2.300

iPad Pro 12.9”: 1200 com uma capa teclado thirty party.

Total: 3500

Em comparação um MacBook 16”, mesma memória RAM e disco, com uma performance de CPU inferior 3800!! + o teu monitor que escolheste 650 vais para os 4350.

Isto para ter um 16" polegadas com performance próxima mas mesmo assim notavelmente abaixo da solução que escolheria.

Eu sou trabalho em desenvolvimento de soluções informáticas pelo que a performance e versatilidade é algo importante ... e procuro boas relações de custo benefício neste contexto. Por outro lado passo 75% a 80% por mes do meu tempo numa secretaria, o resto é reuniões e viagens de trabalho em clientes. Quando preciso codificar, remote para o desktop com um Jump Desktop e funciona muito bem. Apenas comprei o 16" porque o ultimo iPad Pro chegou depois do tempo que estava a pensar que chegaria.

Para além da vantagens no custo total de aquisição, mais baixo, há múltiplas outras ao nível de performance e longevidade da solução Mac Mini + iPad Pro. Depois a vantagem de ter dois dispositivos. Se um se avaria por alguma razão o outro dá para realizar trabalho.

A principal desvantagem é que quando está fora de secretária não tens eventualmente algumas funcionalidades, pelo que precisas de remoting para o desktop.

Depende mais de quão nómada é efectivamente o teu trabalho! Secretária e reuniões, casa, casa secretária e reuniões, com uma férias á mistura não é propriamente nómada.
 
Última edição:
Eu pessoalmente prefiro a simplicidade de ter apenas um computador/dispositivo que serve para "tudo" em qualquer contexto. Sinto que a mobilidade e flexibilidade de poder trabalhar em qualquer lado devem ser ponderadas.
 
Eu pessoalmente prefiro a simplicidade de ter apenas um computador/dispositivo que serve para "tudo" em qualquer contexto. Sinto que a mobilidade e flexibilidade de poder trabalhar em qualquer lado devem ser ponderadas.

Uma nota. A simplicidade não tem a haver com o número de dispositivos. Caso contrário não ligaria a TV por exemplo. Aliás, imagine-se um único dispositivo para ligar a desligar todas a luzes da casa ... um único num local da casa.

Portanto, esse raciocínio é uma falácia que vem perdida do tempo do PC sem alternativas. Ao ponto de preferir deixar performance , dinheiro e flexibilidade em cima da mesa a todo o custo e preço, em vez de tirar partido das novas oportunidades. O que poderá considerar que é complexo é que foi assim que aprendeu a usar dispositivos computacionais. Apenas isso. Mas ultrapassadas essa questão irá revelar-se a si a metáfora que indiquei no primeiro parágrafo. E irá questionar porque alguma vez usou apenas um interruptor para tudo.

Esta parelha de Mac + iPad Pro está totalmente em sintonia e cada vez mais e melhor, e mais barato para o cenário que o MBP 16" pretende "atacar".
 
Última edição:
Uma nota. A simplicidade não tem a haver com o número de dispositivos. Caso contrário não ligaria a TV por exemplo. Aliás, imagine-se um único dispositivo para ligar a desligar todas a luzes da casa ... um único num local da casa.

Portanto, esse raciocínio é uma falácia que vem perdida do tempo do PC sem alternativas. Ao ponto de preferir deixar performance , dinheiro e flexibilidade em cima da mesa a todo o custo e preço, em vez de tirar partido das novas oportunidades. O que poderá considerar que é complexo é que foi assim que aprendeu a usar dispositivos computacionais. Apenas isso. Mas ultrapassadas essa questão irá revelar-se a si a metáfora que indiquei no primeiro parágrafo. E irá questionar porque alguma vez usou apenas um interruptor para tudo.

Esta parelha de Mac + iPad Pro está totalmente em sintonia e cada vez mais e melhor, e mais barato para o cenário que o MBP 16" pretende "atacar".
Compreendo e agradeço as sugestões,
Porém, já comprei o MacBook Pro 16” , versão base, em promoção,por 2200 euros.
Uso essencialmente para internet, office, umas montagens simples vídeo e fotografia.
Queria comprar o monitor para forçar menos a visão. o Dell u2720q não justifica os 650 euros?
Obrigado
 
Uma nota. A simplicidade não tem a haver com o número de dispositivos. Caso contrário não ligaria a TV por exemplo. Aliás, imagine-se um único dispositivo para ligar a desligar todas a luzes da casa ... um único num local da casa.

Portanto, esse raciocínio é uma falácia que vem perdida do tempo do PC sem alternativas. Ao ponto de preferir deixar performance , dinheiro e flexibilidade em cima da mesa a todo o custo e preço, em vez de tirar partido das novas oportunidades. O que poderá considerar que é complexo é que foi assim que aprendeu a usar dispositivos computacionais. Apenas isso. Mas ultrapassadas essa questão irá revelar-se a si a metáfora que indiquei no primeiro parágrafo. E irá questionar porque alguma vez usou apenas um interruptor para tudo.

Esta parelha de Mac + iPad Pro está totalmente em sintonia e cada vez mais e melhor, e mais barato para o cenário que o MBP 16" pretende "atacar".

Pode ser que a tua solução funciona para ti e parece me um bom workflow, até penso que no futuro possa usar, mas também não serve para todos, eu pensei muitas vezes, se devia ter Desktop ou não, mas acabei por não ir por aí porque acabo por limitar-me, ter o Desktop somente na secretária, sim o iPad Pro pode ser a solução para algumas actividades, mas não serve para tudo, nomeadamente quando precisas de ecrã, por exemplo tenho o Macbook de 12" e montes de vezes vejo limitado pelo tamanho do ecrã.
Tenho ecrã externo, teclado, rato, etc. posso ligar o Macbook Pro 16" e usa-lo na secretária, mas posso levá-lo para sofá para a mesa da sala, etc. No meu caso acabo por ver televisão no portátil. Só acho que está uma coisas a mais (o Macbook 12"), o iPad Pro talvez venha quando sair a próxima geração. Para o trabalho, quando voltar a viajar estou a pensar em levar o Macbook Pro em vez do laptop do trabalho.

Quando à solução Jump Desktop, tenha alguma resistência para usar algo desse tipo, mais por motivos de segurança, quando experimentei pareceu-me um bocado estranho que através de um link alguém pode ceder ao teu computador, ainda é preciso meter username e password, mas mesmo assim... Tenho que ler mais sobre essa ferramenta, pois parece-me ter muito potencial.
De notar que não posso e nem quero instalar uma aplicação como Jump Desktop no portátil da empresa.
 
@Trance
O Mac mini perde na gráfica e ganha no processador precisando de um monitor externo. O MacBook Pro tem o monitor integrado, um cpu pior e uma gráfica melhor.
No teu caso a comprar agora percebo a escolha (que também seria a minha) mas no caso do @Antonio Jose a escolha é outra. Como sempre não há uma solução para todos.

Eu compreendo o encanto de qualquer uma das soluções.
@Antonio Jose um monitor externo é um must have se estás muito tempo na secretária.
Eu à bastante tempo fiz uma mini-análise ao LG 27UK850: https://portal.zwame.pt/56832/analise/mini-analise-ao-monitor-lg-27uk850 e achei uma boa opção. Foi a compra de um amigo e continua satisfeito. Não conheço o Dell U2720Q.
 
Mesmo com um eGPU a somar em matéria de custos fica mais barato logo a entrada e a médio prazo. Não esquecer que mais tarde se quiser fazer um upgrade o pode fazer por módulos conforme a necessidade. Se o trabalho é mais gráfico então certamente mais tarde em vez de fazer upgrade a tudo faz ao eGPU ... e em vez de gastar mais 3800 porque tem de ser tudo novo .. gasta 500 ...

A única excepção a isto é se o trabalho for efectivamente nómada.

Agora respeito que pessoas a pesar do que aflorei precisem ou queiram levar a secretária que estão habituados para a cozinha, mesa da sala ou sofá. E compreendo porque passei por isso. Pode ser tão importante que se deixe capacidade, dinheiro e elasticidade funcional em cima da mesa. Há hábitos difíceis de mudar, lugares de conforto ... e os gigantes exploram muito bem estes comportamentos.

Por fim, obviamente terá que se ter atenção as regras da empresa para acesso remoto. Tipicamente é feito por VPN e tipicamente a empresa dita que protocols usar para o efeito.

Fica aqui a opção. Há uns meses não havia por razões diversas. Era laptop, ou laptop e desktop. Hoje já não é assim.

EDIT:

Compreendo e agradeço as sugestões,
Porém, já comprei o MacBook Pro 16” , versão base, em promoção,por 2200 euros.

Os meus preços eram obviamente com IVA. Esse parece-me ser sem. Pelo que é sempre bom avaliar as coisas usando um denominador comum. Com ou sem IVA. O resto é promos e IVA's.

Por exemplo, retirando o IVA e sem o monitor a solução MacMini todo artilhado (top CPU, 32GB e 1TB de SSD) + iPad Pro 12.9" 128GB ficaria por 2500.

Uso essencialmente para internet, office, umas montagens simples vídeo e fotografia.

Para isso até o iPad Pro 12.9"é excelente! Eu crio fotografias e é um o meu darkroom preferido. Dodge and burn com a caneta, stacking etc etc e um sem número de coisas. E o LR e Photoshop sync com o Desktop PC, tudo integrado. Video, não faço.
 
Última edição:
Mesmo com um eGPU a somar em matéria de custos fica mais barato logo a entrada e a médio prazo. Não esquecer que mais tarde se quiser fazer um upgrade o pode fazer por módulos conforme a necessidade. Se o trabalho é mais gráfico então certamente mais tarde em vez de fazer upgrade a tudo faz ao eGPU ... e em vez de gastar mais 3800 porque tem de ser tudo novo .. gasta 500 ...

A única excepção a isto é se o trabalho for efectivamente nómada.

Agora respeito que pessoas a pesar do que aflorei precisem ou queiram levar a secretária que estão habituados para a cozinha, mesa da sala ou sofá. E compreendo porque passei por isso. Pode ser tão importante que se deixe capacidade, dinheiro e elasticidade funcional em cima da mesa. Há hábitos difíceis de mudar, lugares de conforto ... e os gigantes exploram muito bem estes comportamentos.

Por fim, obviamente terá que se ter atenção as regras da empresa para acesso remoto. Tipicamente é feito por VPN e tipicamente a empresa dita que protocols usar para o efeito.

Fica aqui a opção. Há uns meses não havia por razões diversas. Era laptop, ou laptop e desktop. Hoje já não é assim.

EDIT:



Os meus preços eram obviamente com IVA. Esse parece-me ser sem. Pelo que é sempre bom avaliar as coisas usando um denominador comum. Com ou sem IVA. O resto é promos e IVA's.

Por exemplo, retirando o IVA e sem o monitor a solução MacMini todo artilhado (top CPU, 32GB e 1TB de SSD) + iPad Pro 12.9" 128GB ficaria por 2500.



Para isso até o iPad Pro 12.9"é excelente! Eu crio fotografias e é um o meu darkroom preferido. Dodge and burn com a caneta, stacking etc etc e um sem número de coisas. E o LR e Photoshop sync com o Desktop PC, tudo integrado. Video, não faço.
A versão base i7 do MacBook Pro 16”, custou-me 2200 euros com IVA incluído.
 
A WWDC não trouxe upgrades de hardware mas imo deviam esperar pelo fim do ano pelos Intel 10th Gen. Os atuais CPU's dos Macs aquecem demasiado.
 
A pergunta do milhão de dólares neste momento para quem quer comprar um Mac é se deve comprar Intel ou esperar por ARM. Porque daqui a 2 anos Intel desaparece e algumas apps vão começar a desaparecer. As principais não mas nas transições perde-se sempre alguma coisa.
A Intel não consegue baixar o processo de fabrico e sem isso não consegue fazer milagres. A solução atual em x86 era lançarem portáteis com AMD mas isso não vai acontecer nesta fase.
 
Ainda em relação às temperaturas, vou expor aqui o meu testemunho para quem tiver curiosidade.
Uso uma dock TB3 da HP que me dá os 100w e onde ligo tudo (ssd tb3 externo, interface audio usb, 2 teclados midi usb, cabo de rede e DP para o monitor externo).
Quando comprei o Macbook 16' tinha um monitor 1440p da AOC, ligado pela dock numa entrada do lado esquerdo. A temperatura com o MacBook fechado rondava os 64º, aberto os 67º. Isto com uso normal de browsing, multimedia, etc. Instalei uma app que me permite desligar o Turbo Boost, permitindo descer a temperatura em cerca de 3º.
Recentemente fiz o mais recente update ao Catalina, mudei de monitor para um Samsung Space 32' 4k, arrumei a minha secretária e com isso passei a ligar a dock no lado direito. Com o Turbo Boost desligado a minha temperatura em uso normal ronda os 43º com o MacBook fechado e 47º aberto (sempre ligado a monitor externo).
Não notei impacto na performance com o Turbo Boost desligado, mesmo utilizando software de produção de música que facilmente utiliza 50% do processador.
Resta descobrir o que poderá ter causado maior impacto na descida de temperatura: porta tb3, monitor, o update ou a app Turbo Boost Switcher.
 
A pergunta do milhão de dólares neste momento para quem quer comprar um Mac é se deve comprar Intel ou esperar por ARM. Porque daqui a 2 anos Intel desaparece e algumas apps vão começar a desaparecer. As principais não mas nas transições perde-se sempre alguma coisa.

Creio que não irá desaparecer assim. Depende como as coisas correrem. Por outro lado o Universal 2 permite que os devs continuem a suportar o Intel e ARM por tempo indefinido.

A Apple terá que mostrar melhorias substanciais ao nível de performance para que os hard core users adira. Porque se não, muitos saem, Principalmente quem está no macOS também porque têm a paz de espirito que a possibilidade de correr Windows assegura.

Há muita coisa ainda por responder. Por exemplo ... neste novos sistemas as apps so vão ser aquelas que estão na App Store ou vai se manter o que acontece hoje? É que eles disseram que faziam automatic translation apenas no âmbito de apps na App Store por exemplo.

Depois há muito software, no meu caso, de desenvolvimento que além de não estar na App Store já que migrar ... nomeadamente coisas na linha do comando .... (vscode, NPM, NVM, YEARN, nodejs, http-server .... centenas de coisinhas). Isto para não falar de que se perde a VM Windows. Será que a solução que eles estão a preconizar são VMs Linux para essas coisas?

Para mim macOS ARM, se calhar só daqui a 4 ou 5 anos. Não vou ser cobaia. Vou esperar para ver. E se tivesse que comprar algo agora, não esperava, era Intel e mais nada.

Vamos ver.
 
Última edição:
No final de contas depende sempre de quando é que precisas do hardware, se ficamos à espera do que vem a seguir acabamos por não comprar nada. É preciso estar atento ao mercado, mas não podemos adiar indefinitivamente, os rumores são sempre mais apetitosos do que os produtos actuais.

Comprei o Macbook pro 16'' à umas semanas e espero que me dure uns bons anos, agora espero também que Apple continue a suportar esta arquitectura por uns bons anos. Não só suportar, mas que também não tenha nenhum problema de performance por causa disso.
 
Back
Topo