Tablet Microsoft Surface Go

Eu quando olho para um iPad Pro e penso no seu concorrente, penso no Surface Pro, acho que no geral é assim que o mercado pensa. Não vou comparar o iPad com o Gigabyte AERO 15X.
Olhando para o Surface Pro mais potente actualmente, temos um i7-7660U é um processador dualcore da gama U e não um processador sixcore da gama HQ. São i7's é verdade mas totalmente diferentes.
Sabendo antemão que benchemarks não são tudo, vamos só dar uma vista de olhos entre o a10x(iPad Pro) vs o i7-7660U(Surface Pro).

Geekbench 4
_________ Single Score | Multi Score | GPU
iPad Pro _________ 3962 | 9375 | 29285
Surface Pro _______ 4509 | 9209 | 30678


São números e não significam tudo, mas já significam alguma coisa. Para além disso no Surface tens pelos menos 8Gb de Ram contra os 4Gb no iPad Pro e dissipador activo e mesmo assim, num processamento de longa duração vais ter um throttling muito mais agressivo no Surface Pro.
Eu não tenho duvidas que o i7 do Surface é mais potente, mas não com o desperdício de energia actual dos processadores x86. E essa é que é a verdadeira vantagem dos ARM a sua eficiência.

quero lá saber da MS. eu sei q estamos num tópico dela, mas eu falava dos i7 em geral. isto já para n meter um i9 ao barulho.
se a MS devia meter este teclado, aquela capa ou o hw q eu queria tb n quero saber. cada OEM tem as suas politicas, ou concordamos ou n. de nada vale andar praqui a escrever cartas ao pai natal.

Não sei o que ganhas com isto, mas respeito das pessoas que te leem ou ouvem não é certamente, independentemente se queres saber ou não da MS ou do Mundo.
Eu fui e sou um seguidor da MS, antes num todo e agora apenas no mercado empresarial, porque na minha opinião eles estão a insistir demasiado na linha Surface com o Windows 10 e na arquitectura x86 e não acho que Windows 10 baseado em ARM venha resolver o problema.
Eu acho que existe mercado na área dos tablets para pelo menos 2 players e há muito tempo que só existe a Apple, a MS como grande empresa que é, já deveria ter um SO alternativo ao W10 pensado para competir com o iPad e até podia ser baseado no Android (AOSP).

Off-topic: eu por exemplo acho que um Microsoft Phone baseado em Android (AOSP) é uma boa aposta, mas se vier, acho que já vem tarde.

Como disse, sobre esta pequena guerra de iPad vs Surface ou Apple vs Microsoft ou x86 vs ARM, são as minhas ultimas palavras. Não se "matem" por tão pouco. Hoje estamos aqui a dizer que a MS não está no caminho certo, amanhã estamos aqui a venerá-la.
 
Última edição:
eu n quero saber do q normalmente interessa, estávamos a conversar sobre "raw power". estás a distorcer a conversa para o lado q te convém.
Não estamos a falar do Surface Go e das suas possíveis capacidades? Como estamos a falar de potencia bruta? Será que sou eu que está a distorcer a conversa ou és tu que estás a fazer isso? Sistematicamente um tipo diz alhos e tua argumentas com bugalhos.

Então para termos uma ideia da capacidade deste sistema peguei num SP3 com Core i7 e demonstrei a capacidade liquida desse sistema numa situação, comparando-a com outro sistema, um iPad Pro. Daqui resulta um facto! A capacidade liquida de um era sobejamente superior á de outro pelo menos naquele cenário! Não é isso que interessa? A capacidade liquida é aquilo que o utilizador experimenta tarefa a tarefa. O que me interessa o número atrás da caixa quando não está e entregar esse número? É apenas power para efeitos de marketing!!!!!!!!!!

Mais, a minha experiência é que a capacidade liquida tem sido sistematicamente superior em tarefas múltiplas face a um Surface Pro Core i7. E em determinadas situações até um Quad Core que tenho aqui. Se quiserem outro tipo de cenários digam, se demorar 5 mins com todo o gosto posso partilhar.

Como creio que o Surface Go não terá melhor hardware que um SP3 dado o seu preço ...

É que estamos a falar de uma coisa que vai custar em PT 700 euros completo com 64GB. Se isto é para o mercado educativo vai lá vai!!

Esclaçam-me os utilizadores. O que vos interessa é a capacidade bruta ou a capacidade liquida quando estão a fazer algo sobre o sistema? Por exemplo, meter um motor de formula um num mini vos serve de alguma coisa para vosso trabalho de advocacia, medicina ou mesmo arquitectura? E o ordenado, imagine-se que têm um ordenado bruto fenomenal mas levam para casa 0 (ordenado liquido). E as empresas que facturam imenso, mas não crescem e liquidez 0, só a acumular dividas, não implodem?

Perdoem-me estas metáforas. A capacidade bruta é apenas um indicador ... teórico. Quando virem alguém a argumentar capacidade bruta para um factor importante de um sistema ... epa, torçam o nariz. Esperem pelos testes no terreno, que então demonstre liquidez do sistema em termos daquilo que efectivamente entrega, ... o ordenado que levam para casa.

PS: @LSDigital, claramente falamos línguas diferentes apesar de partilharmos profissões conexas.
Então o tipo fez aquele artigo para demonstrar isso que dizes, ou para perceber o que o ARM pode entregar em comparação? E tira outras conclusões essas sim bem mais relevantes?

"With the NGINX workload Falkor handled almost the same amount of requests as the Skylake server, and both significantly outperform Broadwell. The power readings, taken from the BMC show that it did so while consuming less than half the power of other processors. That means Falkor managed to get 214 requests/watt vs the Skylake’s 99 requests/watt and Broadwell’s 77.

I was a bit surprised to see Skylake and Broadwell consume about the same amount of power, given both are manufactured with the same process, and Skylake has more cores.

The low power consumption of Falkor is not surprising, Qualcomm processors are known for their great power efficiency, which has allowed them to be a dominant player in the mobile phone CPU market."

....

"The engineering sample of Falkor we got certainly impressed me a lot. This is a huge step up from any previous attempt at ARM based servers. Certainly core for core, the Intel Skylake is far superior, but when you look at the system level the performance becomes very attractive."

O artigo é claro. O ARM é para ele muito interessante porque pese embora comparando Core contra Core a performance do Intel é claramente superior, os resultados que obteve é que a performance do sistema era muito próxima se não equivalente quando são disparados todos os cores! Capacidade liquida! Com vantagens claras ao nível do menor consumo energético (more power per watt), o que potencialmente poderá poupar bilhões de $$ à sua empresa em energia.

Sabes o que quer dizer "less power" em devices de consumo geral? Quer dizer menos calor, dispositivos mais finos e leves a rivalizar dispositivos maiores com mais potencial bruta!!!!! Mais autonomia, maior longevidade dos materiais. Mais, andam ao círculos á volta dos minis com motores de formula um (potência bruta dentro de invólucros com as mesmas dimensões).

Desculpa-me não me pareces ser uma pessoa que discute as coisas com o mínimo de honestidade intelectual quando ao leres o artigo sais-te com essa. Uma coisa é certa, com esta, não me parece que tenhas pelo menos a personalidade para fazer o que o autor do artigo faz, e aconselhar da melhor forma a empresa para onde trabalha, nestas matérias. Pode ser que em outras a coisa seja muito melhor, mas tens um bias de todo o tamanho para resolver rapaz. E que parece-me impedir-te de aprenderes coisas novas, ou se quer o tentar perceber novas abordagens, novas formas de pensar.

Por tudo isto é muito mais o Surface Go para mim nao passa de um isco para apanhar peixe do que algo que lhe sirva de alimento. Um produto para cumprir uma agenda interna da MS face à concorrência e não feito para resolver efectivamente problemas aos seus clientes. Repito, para mim.

Ainda acreditas no Pai Natal? Bem, quem acredita na potência bruta como a função maior para determinar a capacidade de um sistema ... só pode. Principalmente quando isso hoje em dia è usado como arma de marketing a torto e a direito pela Intel e parceiros.

Fica bem.

PS: Para mim o iPad seja de que forma for, enquanto não suportar o rato, ... o que oferece para produtividade será sempre capacidade bruta. Pode ser que seja apenas eu, não sei. Simplesmente, numa secretária com o computador à frente, não há nada mais cômodo do que interagir primeiramente com o rato, pelo menos em ecrãs tão pequenos como são os de qualquer portátil padrão. A Apple que suporte o rato no iOS que a coisa muda totalmente de figura.
 
Última edição:
Não estamos a falar do Surface Go e das suas possíveis capacidades? Como estamos a falar de potencia bruta? Será que sou eu que está a distorcer a conversa ou és tu que estás a fazer isso? Sistematicamente um tipo diz alhos e tua argumentas com bugalhos.
estava a responder ao user diretamente e honestamente á afirmação generalizada q ele fez. só isso.
O artigo é claro. O ARM é para ele muito interessante porque pese embora comparando Core contra Core a performance do Intel é claramente superior, os resultados que obteve é que a performance do sistema era muito próxima se não equivalente quando são disparados todos os cores! Capacidade liquida! Com vantagens claras ao nível do menor consumo energético (more power per watt), o que potencialmente poderá poupar bilhões de $$ à sua empresa em energia.
o artigo é interessante sim. cheio de curiosidades e de info q todos devíamos ler. nada q eu já n desconfiasse mas sinceramente, nunca pensei q o ARM já estivesse aí. no entanto nada tem a ver com a questão de poder de processamento arm vs intel. a conversa NUNCA foi qual é o mais eficiente ou o q consome menos. pena n teres percebido isso.
 
Pois é pena.

Mas acho que uma homem comum não faz distinção entre capacidade de processamento, eficiência e robustez. Quando fala de poder de um sistema, fala nestas 3 coisas. E quando um bom técnico também fala e analisa estes assuntos tem em conta estas 3 coisas, aliás como demonstra o artigo.

O problema são os curiosos, esses só a potencia bruta do CPU ou GPU é que conta. Não olham para mais nada. E "vendem" isso como "poder" para qualquer máquina. O resultado é o que observas no video que fiz do SP3.

Em suma, ARM não tem capacidade para tarefas de produtividade complexas? ... Tem sim senhor há pelo menos uns 3 anos para os utilizadores. Agora essa capacidade já está a chegar aos servidores vê lá. Como seria de esperar. Não é de todo "lentinho" nem comparativamente como dizes.

Obviamente isto não interessa à Wintel. Não interessa à Intel porque não tem tido resposta para os ARM para la da potência bruta e tem demonstrado uma grande dificuldade para tal. E não interessa à MS porque não tem por uma razão ou outra uma oferta ARM competitiva.

Mas está descansado, que quando tiver uma oferta competitiva Windows on ARM a MS (apps e coisas mais) vai dizer às legiões que o ARM já é para os Prós, para os do more e power users. Até lá vai sempre dizer que é cena para consumo, telemóveis e coisas mais .... Mas sabes, já usa ARM em no Azure :) Obviamente que para ela ... não é parva e tem engenheiros tão bons ou melhores do que o que fez aquele artigo ... para ela.
 
Última edição:
se a qualcomm conseguir surpreender o mundo com o sd1000 (ou eventualmente o seu sucessor) pode ser q tenhamos um game changer para breve. até lá é a intel q dá as cartas. para muita gente o consumo pouco importa. esperemos é q com o tempo esse mercado acabe por se tornar um nicho cada vez mais pequeno.
quanto ao haver servidores ARM, nem sempre o q se precisa de um servidor é raw power e, quando n é o caso, obviamente q com um ARM ficamos regra geral mais bem servidos.
mesmo q o ARM tenha um sucesso estrondoso nos próximos anos, tao cedo n vamos ver p.ex. motores de busca powered by ARM.
 
Pode ser que que para muitos a potência bruta é que conta e não a eficiência.

No entanto em curso uma transformação cultural aos mais diversos níveis. Muita coisa, e conceitos que vem da ciência tornam-se mais a acessíveis às pessoas.

Por exemplo, enquanto o homem comum antes só entedia o que era potencia bruta, hoje já muita gente percebe o que são curvas de rendimento. E ao perceber a segunda., não estranha que dispositivos com menos potencia bruta consigam ser em média mais rápidos numa determinada área do que outros com mais capacidade bruta em igual área. Case in case, Surface Go / SP3 / SP4 vs ...

E percebe como? Com videos como os que partilhei. Outros que até me parecem ser bastante inteligentes, preferem ignorar isso, por razões que me ultrapassam.

Se vamos ter search engines a correr em ARM ... não sei. Nem sei se já temos ou não. Mas creio que vamos ter chips especializados para AI (já temos até), isso parece-me ser o próximo passo a ser generalizado. E a possibilidade no ARM de ter num SOC Cores com diferentes propósitos pode ser uma vantagem. A própria Google parece-me já esta a desenhar chips otimizados para aquilo que faz.

Sim, vai ser uma batalha entre a potencia bruta e a agilidade. O que eu acho é que se vai usar um e outro dependendo dos casos. Para já o homem comum está mais familiarizado com a potencia bruta, mas um canhão a vasta maioria das vezes causa mais prejuízos via o desperdício do que algo mais ágil.
 
Quando começas por dizer que o ecrã é pequeno, imediatamente penso "vais ter que viver com o ecrã já que não vais poder muda-lo...". A despesa que tiveste com o disco podias ter tido com qualquer equipamento fora da garantia. Se foi outra coisa ai tinha que se perceber o que foi. Mas isso não torna este ou outro equipamento melhor. Quanto ao peso de facto este é muito melhor mas estás a comparar um equipamento mais antigo com diferentes características.

Boa tarde, o tamanho é o melhor, como referi eu estava a pensar usar este dispositivo como complemento ao meu portatil actual. Iria servir só mesmo para ver PPT, apontar coisas nos PPT, usar excell e word e consumir conteudo visual só isso. Eu sei que o preço é altito, mas para aquilo que vi, acho que neste momento é o o que mais se adapta as minhas necessidades. O Lenovo MIX 300 é demasiado pequeno 10'' e este é um pouquito mair só por isso. Tablets, não procurei porque não me parece satisfazer as minhas necessidades. Recomendas alguma coisa fora disto?

Como tu dizes o tamanho, qualquer coisa, levo um cabo HDMI comigo e ligo a um PC da faculdade heheheh /s

Quanto ao disco rigido, em Janeiro foi uma actualização automatica do windows e no momento de reiniciar aparecia um erro que pedia para reiniciar de novo, estando em loop infinito.

Obrigado,
Miguel Vieira
 
É engraçado os preços de facto. O Surface Go 8GB 128GB está ao mesmo preço do Surface Go 4GB 64GB. Impossível de justificar e um sinal de que alvo não está bem na estratégia da marca. E se fosse para isto mais valia terem anunciado o de 4Gb 64GB a um preço mais baixo para terem melhores feedback apesar de ser expectável que no mínimo as pessoas optem pelo Surface Go 8GB 128GB.
 
Não sei se não será algum erro da Amazon ES, mas se esse PVP fosse já com pen e teclado (como devia ser que o conceito não faz qualquer sentido de outra forma) mandava vir um.
 
Última edição:
Se a Amazon se engana ela assume. O que referes é o que tem sido dito desde o início, este Surface Go devia ser vendido desde o início com teclado e pen. Não podia estar mais de acordo.
 
Eu encomendei o de 8GB 128GB da Amazon espanhola e ele agora já não aparece disponível, em todos os outros lados está a 600€ (em Espanha, 619 em Portugal). Hoje de manhã fui confirmar se ainda estava ao mesmo preço mas já não está disponível, com isto passou a ser o #1 Laptop na Amazon Espanhola... Cheira-me a erro, será que eles enviam na mesma por este preço?
 
Costumam assumir, pode ser que se enganem outra vez e enviem com teclado/pen. :D

---

Ainda em relação ao tema do teclado/pen incluido ou não li o que está para trás (o tópico/tema muda mas a defesa cega da Microsoft nem tanto) e da mesma forma que o OEM é livre de ter as politicas e pensar o produto de uma determinada forma, isso não faz automaticamente que faça mais sentido dessa forma e também eu como consumidor sou livre de o criticar e de não concordar com a politica (daí não comprar) fazendo todo o sentido partilhar aqui.

Pessoalmente até é um favor que me fazem em não incluir teclado/pen no Surface Go que 10'' talvez seja curto para a minha utilização e não seria agradável de o descobrir depois de torrar 500/600€ num Surface Go.
 
Última edição:
O preço na amazon.es era de sensivelmente de 600€, mas estava com um desconto aplicado que o levava para os 449€. Penso não ser um erro, apenas uma promoção para quem fizesse a pré-compra.

Provavelmente esgotaram as unidades disponíveis para pré-compra.
 
Vou a aguardar pela variante com 256GB, pois 128GB(cerca de 88GB disponíveis) são francamente insuficientes para a utilização que lhe penso dar. Mesmo com a possibilidade de adicionar um SD card, prefiro memória interna, mais rápida e resiliente.
 
Back
Topo