Estou a entrar um pouquinho em offtopic (na verdade, inverter o tópico), mas penso que é o local correcto para dizer isto. Hoje de manhã pediram-me ajuda para algo como garvar um video de uma câmara de video (digital) para dvd, em windows claro. A verdade é que não consegui faze-lo a 100% (teria que sacar software pirata), quando no meu pc em ubuntu bastaria usar o brasero.
1 - De certeza que corre melhor em Windows.... 2 - O Windows XP ocupa uns 2-3 gigas o que nos discos actuais não é nada. 3 - Há a questão das licenças mas sinceramente duvido muito que andem a pagar por licenças de Photoshop, Premiere, Autocad ou jogos, supostamente aquilo que vos faz instalar Wine. Logo a questão do Windows ser pago é um non-issue já que pirateiam de qualquer das maneiras.... PS: A questão do código fonte é apenas uma curiosidade....gosto de saber até que ponto vai a hipocrisia de alguns.
O Wine não deve ser encarado como um produto inacabado, cheio de bug's e que só corre metade do software, mas sim como um extra. O erro das pessoas começa por aqui. Linux é como o Windows, corre software próprio, agora se vier uma aplicação que permita correr algum software da concorrência, melhor. Talvez não seja nada, mas andar a perder tempo para ir ao Windows só para correr aquela aplicação, pode ser algo desagradável. Tenho quase a certeza que quase toda a gente que usa Photoshop, Premiere, Autocad, etc, a sério, tem uma instalação de Windows nos seus computadores para os poder usar. Se porventura, o Wine vier a suportar algum desses softwares quase a 100%, tendo alguns bug's insignificantes, porque não começar a usa-lo no Wine? Que hipocrisia? Peço desculpa, mas ainda não percebi onde queres chegar.
Se não têm o Wine para correr esses programas então têm Wine para correr o quê? Internet Explorer? Se porventura o Wine suportar esses programas, e os utilizadores pagarem as licenças dos mesmos, por mim tudo bem. Agora Wine só para não piratear o Windows e depois piratear o Photoshop....é no minimo hipocrita. A comunidade Open Source tem a fama de ser a paladina da justiça contra a malvada Microsoft. Seria interessante se criassem o Wine tendo por base código da Microsoft....E sinceramente acho dificil duplicar APIs sem ao menos olhar para o código fonte (ou disassemblado, o que é ilegal na mesma).
Por acaso uso o wine apenas para correr software para o qual tenho licenças: diablo 2 e microsoft word (que vinha em buncle com o meu pc). Não entendo por que raio o tema da pirataria e hipocrisia tem sempre que estar a vir à baila, seja sobre jogos ou sobre o que for... Sim, há gente que aproveita o wine para correr software pirata e sim, há gente que também usa windows para correr o mesmo software pirata e sim, estou contra os dois. Mas felizmente, acredito que a percentagem de users de linux a usar pirataria é bem menor que a percentagem de users windows a usa-la.
Muitos utilizam Linux por uma questão de gosto e também utilizam versões piratas de programas em Wine, igualmente por uma questão de gosto. Cada um sabe de si... Eu pessoalmente nunca consegui perceber bem a coisa do SO.. Para instalar programas vi-me cagado. Nem com aquela coisa com a listagem de programas eu me safei.
Eu uso Wine para jogar um jogo ou outro (Starcraft, AOE2, NFS, entre outros) de vez em quando só para relaxar. E há jogos que correm tão bem no Wine que é uma pena ter de mudar para Windows só para os jogar. Usava por causa do uTorrent, porque até à pouco tempo, alguns trackers de bittorrent só permitiam Azureus ou uTorrent e para mim, Azureus não. Uso porque às vezes há, por exemplo, para a consola PSP, packs de software comprimidos em instaladores para Windows e não vou perder uns bons minutos a ir ao Windows só para instalar umas coisitas na minha consola. Uso porque às vezes há programa tão insignificantes que até são corridos pela linha de comando do Windows mas que necessito e não vou sair do Linux só para dar uso ao meu segundo SO. Parecem-te razões suficientes? Isso é meter tudo no mesmo saco, o que é errado. Estarei correcto se disser que os utilizadores Windows têm fama de serem todos anti-open-source? Sim, há API's em que eles fazem reverse engineering e não, não é ilegal, apenas em certos países. @ http://en.wikipedia.org/wiki/Wine_(software)#History
Boas e más pessoas existem em qualquer lado mas é um facto que os utilizadores de Linux são mais cuidados em relação ao uso de software para o qual não têm licença. Usar ou não o wine fica ao critério de cada um já que a necessidade de o usar varia de pessoa para pessoa. Apesar de eu o ter instalado, praticamente nunca o uso.... Em relação ao que eu não consigo fazer no Linux... bem, realmente não sei o que dizer ! Creio que a única coisa que realmente desejo é um melhor suporte ao hardware (impressoras, scanners, digi cams, telemóveis, ... ) pois sei que o resto viria por acrécimo nomeadamente um aumento de adeptos deste SO. Não é bem o que eu não consigo fazer, é mais a "ginástica" que tenho que fazer para os colocar a funcionar que poderia ser eliminada se os fabricantes suportassem este SO.
Desculpa talvez não percebi bem mas aonde está a necessidade de (sacar software pirata) ? CDburnerxp não te faz isso? ou mesmo o assitente de gravação do windows? Cumps.
Em linux não tenho uma opção decente para sincronizar o iPod. Já experimentei banshee, gtkpod, songbird, e nenhum se asemelha sequer à funcionalidad do iTunes. Ter que bootar o windows só para correr o iTunes e sincronizar o iPod é frustrante :|
Concordo em parte com o AwakE já que a maior parte dos utilizadores do Windows têm programas piratas pois é difícil imaginar um estudante com capacidade financeira para suportar programas tipo Office + Corel ou Photoshop + Autocad já que são alguns milhares de euros. Em relação a essas pessoas é óbvio que elas não têm "moral" para falarem sobre certos assuntos que são aqui abordados. Contudo, discordo do que diz sobre o Wine e Opensource ! O Wine não é um emulador do Windows nem nunca será e é perfeitamente possível escrever um código sem fazer reverse engeneering, relembro que o Wine já tem mais de uma década de existência e já percorreu um longo caminho. Concordo quando afirmaram que o Wine deverá ser visto como uma mais-valia pois é exactamente isso que ele é. Quem utiliza o Linux deverá fazê-lo por aquilo que ele é e não com a preocupação de correr programas de outro SO pois quem tem dinheiro para comprar um Office terá dinheiro para comprar um SO da MS ! O Opensource é demasiado importante para ser ignorado, o exemplo disso é a velocidade dos updates e que nunca, mas nunca a MS, a Apple ou outra empresa com código fechado conseguirão tal eficiência ! Por vezes enocntra-se uma falha no código e dias depois já está resolvido.... É só um dos pontos importantes do Opensource, mas há mais tais como a melhoria do código fazendo com que o programa seja mais eficiente. Como sabem, há muitas formas de atingir o mesmo fim e por vezes os programadores que originalmente o escrevem, nem sempre o fazem da melhor forma, outros há que sugerem alterações fazendo com que o código seja alterado e encurtado tornando-se mais eficiente. Etc... Foi um pequeno offtopic, mas não nos devemos esquecer que as pessoas têm diferentes necessidades e se o Linux não é para todos, o Windows também não é !
Tenho mais ou menos o mesmo problema. Como uso o Amarok, é esse que uso para sincronizar o meu ipod. Os passos são os seguintes: 1) Criar uma playlist com a música que se quer sincronizar. No meu caso, como a capacidade do ipod é menor que a da minha colecção, criei uma tag "ipod" que adiciono a todas as músicas que quero sincronizadas, e a playlist é "todas as musicas com a tag ipod". 1.1) Pode-se, claro, optar por simplesmente criar uma playlist com toda a música na colecção 2) Right click - synchronize with media device 3) Quando se liga e configura o ipod no amarok (settings - configure amarok - media devices), passamos a poder sincronizar a playlist com o media device. Não me recordo se é preciso explicitamente dizer "syncrhonize with media device" na playlist ou simplesmente fazer "transfer" na secção dos media devices, depois de ter ligado o ipod. De qualquer das formas, é "as good as it I got" em matéria de ipod no linux...
Isto deve estar um pouco diferente com o novo Network Manager 0.7, não? Pelo que ouvi já há muitas histórias de sucesso... EDIT: Aqui parece-me que tens uma possível solução e gente a tentar...
Nao consigo aumentar o som, da muito baixo e n consigo instalar o logmein mesmo usando o wine. alguem me pode ajudar?