1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

O que não consegues fazer em LINUX?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por InforMed, 23 de Dezembro de 2007. (Respostas: 450; Visualizações: 1334534)

  1. Homem do Saco

    Homem do Saco Power Member

    Estou a entrar um pouquinho em offtopic (na verdade, inverter o tópico), mas penso que é o local correcto para dizer isto.

    Hoje de manhã pediram-me ajuda para algo como garvar um video de uma câmara de video (digital) para dvd, em windows claro. A verdade é que não consegui faze-lo a 100% (teria que sacar software pirata), quando no meu pc em ubuntu bastaria usar o brasero.
     
  2. Pad

    Pad Power Member

    Oi? O que é que isso tem haver?
     
    Última edição pelo moderador: 1 de Dezembro de 2008
  3. AwakE

    AwakE Banido

    1 - De certeza que corre melhor em Windows....
    2 - O Windows XP ocupa uns 2-3 gigas o que nos discos actuais não é nada.
    3 - Há a questão das licenças mas sinceramente duvido muito que andem a pagar por licenças de Photoshop, Premiere, Autocad ou jogos, supostamente aquilo que vos faz instalar Wine. Logo a questão do Windows ser pago é um non-issue já que pirateiam de qualquer das maneiras....

    PS: A questão do código fonte é apenas uma curiosidade....gosto de saber até que ponto vai a hipocrisia de alguns.
     
    Última edição: 1 de Dezembro de 2008
  4. Pad

    Pad Power Member

    O Wine não deve ser encarado como um produto inacabado, cheio de bug's e que só corre metade do software, mas sim como um extra. O erro das pessoas começa por aqui. Linux é como o Windows, corre software próprio, agora se vier uma aplicação que permita correr algum software da concorrência, melhor.

    Talvez não seja nada, mas andar a perder tempo para ir ao Windows só para correr aquela aplicação, pode ser algo desagradável.

    Tenho quase a certeza que quase toda a gente que usa Photoshop, Premiere, Autocad, etc, a sério, tem uma instalação de Windows nos seus computadores para os poder usar. Se porventura, o Wine vier a suportar algum desses softwares quase a 100%, tendo alguns bug's insignificantes, porque não começar a usa-lo no Wine?

    Que hipocrisia? Peço desculpa, mas ainda não percebi onde queres chegar.
     
  5. AwakE

    AwakE Banido

    Se não têm o Wine para correr esses programas então têm Wine para correr o quê? Internet Explorer?
    Se porventura o Wine suportar esses programas, e os utilizadores pagarem as licenças dos mesmos, por mim tudo bem. Agora Wine só para não piratear o Windows e depois piratear o Photoshop....é no minimo hipocrita.

    A comunidade Open Source tem a fama de ser a paladina da justiça contra a malvada Microsoft. Seria interessante se criassem o Wine tendo por base código da Microsoft....E sinceramente acho dificil duplicar APIs sem ao menos olhar para o código fonte (ou disassemblado, o que é ilegal na mesma).
     
    Última edição: 1 de Dezembro de 2008
  6. Homem do Saco

    Homem do Saco Power Member

    Por acaso uso o wine apenas para correr software para o qual tenho licenças: diablo 2 e microsoft word (que vinha em buncle com o meu pc).

    Não entendo por que raio o tema da pirataria e hipocrisia tem sempre que estar a vir à baila, seja sobre jogos ou sobre o que for...

    Sim, há gente que aproveita o wine para correr software pirata e sim, há gente que também usa windows para correr o mesmo software pirata e sim, estou contra os dois. Mas felizmente, acredito que a percentagem de users de linux a usar pirataria é bem menor que a percentagem de users windows a usa-la.
     
  7. Banhoca_PT

    Banhoca_PT Power Member

    Muitos utilizam Linux por uma questão de gosto e também utilizam versões piratas de programas em Wine, igualmente por uma questão de gosto. Cada um sabe de si...

    Eu pessoalmente nunca consegui perceber bem a coisa do SO.. Para instalar programas vi-me cagado. Nem com aquela coisa com a listagem de programas eu me safei.
     
  8. Pad

    Pad Power Member


    Eu uso Wine para jogar um jogo ou outro (Starcraft, AOE2, NFS, entre outros) de vez em quando só para relaxar. E há jogos que correm tão bem no Wine que é uma pena ter de mudar para Windows só para os jogar.
    Usava por causa do uTorrent, porque até à pouco tempo, alguns trackers de bittorrent só permitiam Azureus ou uTorrent e para mim, Azureus não.
    Uso porque às vezes há, por exemplo, para a consola PSP, packs de software comprimidos em instaladores para Windows e não vou perder uns bons minutos a ir ao Windows só para instalar umas coisitas na minha consola.
    Uso porque às vezes há programa tão insignificantes que até são corridos pela linha de comando do Windows mas que necessito e não vou sair do Linux só para dar uso ao meu segundo SO.

    Parecem-te razões suficientes?

    Isso é meter tudo no mesmo saco, o que é errado. Estarei correcto se disser que os utilizadores Windows têm fama de serem todos anti-open-source?

    Sim, há API's em que eles fazem reverse engineering e não, não é ilegal, apenas em certos países.

    @ http://en.wikipedia.org/wiki/Wine_(software)#History
     
  9. APLinhares

    APLinhares OpenSource

    Relembro o tema original deste tópico ...
     
  10. John Silva

    John Silva Power Member

    Boas e más pessoas existem em qualquer lado mas é um facto que os utilizadores de Linux são mais cuidados em relação ao uso de software para o qual não têm licença.
    Usar ou não o wine fica ao critério de cada um já que a necessidade de o usar varia de pessoa para pessoa. Apesar de eu o ter instalado, praticamente nunca o uso....

    Em relação ao que eu não consigo fazer no Linux... bem, realmente não sei o que dizer ! Creio que a única coisa que realmente desejo é um melhor suporte ao hardware (impressoras, scanners, digi cams, telemóveis, ... ) pois sei que o resto viria por acrécimo nomeadamente um aumento de adeptos deste SO.
    Não é bem o que eu não consigo fazer, é mais a "ginástica" que tenho que fazer para os colocar a funcionar que poderia ser eliminada se os fabricantes suportassem este SO.
     
  11. nao consigo aceder a internet com a placa da tmn
     
  12. cfc_tiago

    cfc_tiago Power Member

    Desculpa talvez não percebi bem mas aonde está a necessidade de (sacar software pirata) ?

    CDburnerxp não te faz isso? ou mesmo o assitente de gravação do windows?

    Cumps.
     
  13. Simao

    Simao Power Member

    Em linux não tenho uma opção decente para sincronizar o iPod.

    Já experimentei banshee, gtkpod, songbird, e nenhum se asemelha sequer à funcionalidad do iTunes.
    Ter que bootar o windows só para correr o iTunes e sincronizar o iPod é frustrante :|
     
    Última edição: 2 de Dezembro de 2008
  14. zecapistolas

    zecapistolas Power Member

    Com o wine, não consegues correr o iTunes?!

    cumps :001:
     
  15. Simao

    Simao Power Member

    Nop nem com o wine nem com o crossover X, que é basicamente o wine...
     
  16. John Silva

    John Silva Power Member

    Concordo em parte com o AwakE já que a maior parte dos utilizadores do Windows têm programas piratas pois é difícil imaginar um estudante com capacidade financeira para suportar programas tipo Office + Corel ou Photoshop + Autocad já que são alguns milhares de euros. Em relação a essas pessoas é óbvio que elas não têm "moral" para falarem sobre certos assuntos que são aqui abordados.
    Contudo, discordo do que diz sobre o Wine e Opensource ! O Wine não é um emulador do Windows nem nunca será e é perfeitamente possível escrever um código sem fazer reverse engeneering, relembro que o Wine já tem mais de uma década de existência e já percorreu um longo caminho. Concordo quando afirmaram que o Wine deverá ser visto como uma mais-valia pois é exactamente isso que ele é. Quem utiliza o Linux deverá fazê-lo por aquilo que ele é e não com a preocupação de correr programas de outro SO pois quem tem dinheiro para comprar um Office terá dinheiro para comprar um SO da MS !

    O Opensource é demasiado importante para ser ignorado, o exemplo disso é a velocidade dos updates e que nunca, mas nunca a MS, a Apple ou outra empresa com código fechado conseguirão tal eficiência ! Por vezes enocntra-se uma falha no código e dias depois já está resolvido.... É só um dos pontos importantes do Opensource, mas há mais tais como a melhoria do código fazendo com que o programa seja mais eficiente. Como sabem, há muitas formas de atingir o mesmo fim e por vezes os programadores que originalmente o escrevem, nem sempre o fazem da melhor forma, outros há que sugerem alterações fazendo com que o código seja alterado e encurtado tornando-se mais eficiente. Etc...

    Foi um pequeno offtopic, mas não nos devemos esquecer que as pessoas têm diferentes necessidades e se o Linux não é para todos, o Windows também não é !
     
  17. wild_oscar

    wild_oscar Power Member


    Tenho mais ou menos o mesmo problema.

    Como uso o Amarok, é esse que uso para sincronizar o meu ipod. Os passos são os seguintes:

    1) Criar uma playlist com a música que se quer sincronizar. No meu caso, como a capacidade do ipod é menor que a da minha colecção, criei uma tag "ipod" que adiciono a todas as músicas que quero sincronizadas, e a playlist é "todas as musicas com a tag ipod".

    1.1) Pode-se, claro, optar por simplesmente criar uma playlist com toda a música na colecção

    2) Right click - synchronize with media device

    3) Quando se liga e configura o ipod no amarok (settings - configure amarok - media devices), passamos a poder sincronizar a playlist com o media device. Não me recordo se é preciso explicitamente dizer "syncrhonize with media device" na playlist ou simplesmente fazer "transfer" na secção dos media devices, depois de ter ligado o ipod.

    De qualquer das formas, é "as good as it I got" em matéria de ipod no linux...
     
  18. Brian O'Connor

    Brian O'Connor Power Member

    o que não consigo fazer em linux?

    talvez ter vontade de usar o computador.. :o
     
  19. DarkVenger

    DarkVenger Power Member

    Isto deve estar um pouco diferente com o novo Network Manager 0.7, não? Pelo que ouvi já há muitas histórias de sucesso...

    EDIT: Aqui parece-me que tens uma possível solução e gente a tentar...
     
    Última edição: 5 de Dezembro de 2008
  20. sttranger

    sttranger Power Member

    Nao consigo aumentar o som, da muito baixo e n consigo instalar o logmein mesmo usando o wine. alguem me pode ajudar?