Parlamento discute petição para ao fim da fidelização nas telecomunicações

E ainda há quem teve coragem de defender que 350€ ou 410€ é um valor normal para instalação e ativação destes serviços.
Depende to tipo de instalação, como é óbvio. Mas para a maioria das instalações já existentes o valor deveria ser 50€ ou menos.

Se o serviço de mão obra cobrado é 50€ ou 60€/h é normal que numa instalação de 3h o custo seja superior. Tudo depende de cada caso. Mas irmos para as barreiras dos 400€ serão casos bastante extremos e claramente é uma inflacção despropositada para afastar as pessoas desses pacotes.
 
Depende to tipo de instalação, como é óbvio.

Se o serviço de mão obra cobrado é 50€ ou 60€/h é normal que numa instalação de 3h o custo seja superior. Tudo depende de cada caso. Mas irmos para as barreiras dos 400€ serão casos bastante extremos e claramente é uma inflacção despropositada para afastar as pessoas desses pacotes.

Nenhuma das operadoras faz distinção, o preço que eles listam é o que pagas e não penses que pagas menos se já tens instalação feita. Mudas-te para uma casa de um antigo cliente que tem apenas o serviço desactivado pagas na mesma a instalação na totalidade, é absurdo. Pior que isto só mesmo a extorsão por parte das operadoras que obrigam novos inquilinos a pagar as dívidas de inquilinos anteriores.

As operadoras estão demasiado confortáveis e andam a abusar dos clientes cada vez mais, está já mais do que na altura de levarem com uma penalização valente para serem postos na linha. Se isto não muda, não tarda estamos aqui a ter serviços iguais aos da AT&T, Comcast, TWC, etc.
 
Não estou a dizer o contrário. Sei que não fazem distinção, nem o novo inclino é obrigado a pagar as dívidas de outras pessoas.

Agora em termos de custos reais, cada instalação é diferente e talvez deveria haver custos diferentes por instalação.
 
Enquanto não levarem com uma coima valente vão continuar a abusar a todos os momentos.

Só de ver a MEO injectando TVs Samsung 4k nos seus pacotes (e o cliente paga a tv) como uma forma de reduzir o número de meses em que o cliente usufriu do desconto nas mensalidades, já dá para entender a ganância absurda que tem origem num ambiente que só beneficia as empresas, mesmo quando estas estão a agir ilegalmente (recordar exemplo do acréscimo ilegal de 25% do valor de desbloqueio de telemóveis):

IJ022F.png



https://www.meo.pt/pacotes/mais-pacotes/fibra/tv-net-voz

Infelizmente são coisas destas que me fazem ter vergonha deste país, mas felizmente temos várias outras que me dão orgulho. Pode ser que eventualmente esta seja uma delas, a cabovisão (ou agora com o novo nome Nowo) bem que está a esforçar-se e eu mais dia menos dia mudo-me para eles.
fonix. que vergonha ainda bem que desisti a tempo da adesao a TV4K lol
 
Ainda sobre o "desconto"/"oferta" da taxa de ativação/instalação/'outro similar' vs Fidelização vs Cliente que paga o preço de tabela: será que a referida operação financeira está a ser devidamente contabilizada, e, consequentemente presente nos campos apropriados dos balanços e demonstração de resultados? Será que os acionistas gostarão de ver a rubrica dos custos aumentar? Para mais quando o valor do custo tem de ser devidamente discriminado (que parte é material, que parte é mão de obra (salário+IRS/TSU/SS), despesas operacionais, ...)
É que, do que me lembro, custos são custos e quanto mais custos menos lucros. Pois se em 31/Dez/2016 os custos não forem contabilizados/registados/provisionados/cativados depois deverá ser difícil contabilizar (no novo exercício de 2017) os mesmos se o cliente decidir rescindir antecipadamente em 2017.

Pois se o custo real (contabilizado) da instalação e ativação que me foi oferecido em troca de fidelização foi X (custo ≠ desconto comercial) como é que depois justificarão (contabilisticamente) o valor Y quando eu decidir rescindir antecipadamente, (presumindo que Y ≠ X) ?

E uma outra hipótese: será que as operadores terão abertura para rever um contrato, com vantagem para o cliente, com 6 meses de fidelização, se o cliente souber que afinal pode ficar mais 6 meses ou até 1 ano no mesmo local e prolongar o contrato?
 
Enquanto a ANACOM e outras entidade responsáveis não começarem a mexer, as operadoras estão livres para continuar a:

- Sobre-valorizar aspetos do pacote que já fazem parte do serviço base - o equivalente a anunciar um carro por um certo preço e incluir nesse anúncio que oferecem os 4 pneus no valor de 1000€, que no entanto sempre fizeram parte do preço base do carro e não é oferta nenhuma, apenas parte do producto.

- Apresentar serviços extras como "ofertas", que não fazem parte do pacote base, e usar o valor dessas ofertas para inflaccionar os valores dos pacotes com fidelização reduzida ou sem fidelização - equivalente a cobrarem-te mais 1000€ quando compras o carro a pronto pagamento, porque eles consideram que os pneus são um extra que o cliente não tem que pagar somente se aderir a um pagamento de 2 anos. No entanto os pneus sempre fazem parte do preço total e não tens nada que pagar mais 1000€.

- Incluir "de oferta" fidelizações de 4 anos para uma TV 4k - a qual eles não são responsáveis nem faz parte do serviço deles - em troca de descontos mensais estupidamente menores, tal como a imagem que apresentei antes demonstra. Resumindo este aspeto: eles estão a dar ao cliente a hipotese de fazer algo que ele sempre pôde fazer sem MEOs nenhumas, e em troca disso reduzem o número de meses em que usufruis de descontos na mensalidade.

Outro exemplo talvez mais simples que demonstra quão ridiculo isto é: Vais comprar uma torradeira na w0rten? Em vez disso compra na MEO. Já agora, tens aqui só 4 meses com mensalidades a metade do preço em vez de 24 meses. Ah, antes que me esqueça, tens que ficar a pagar essa torradeira durante 4 anos. Problemas? Não é connosco, desenrasca-te com quem fez torradeira.

Voltando aos teus pontos, como podes ver sem intervenção as operadoras estão a interpretar tudo do modo que elas quiserem e podes ter a certeza de que quando forem apresentar os "talões" do negócio, tudo o que lhes fosse dar prejuízo é contabilizado de forma diferente à qual foi publicitada. Custos? Qual quê, no papel das despesas tudo passa a ser chamado de ofertas. Ou o contrário, qualquer seja a forma que lhes custe menos e custe mais aos clientes.

Quanto à hipotese, toda a "extensão" tem que ser um novo contrato, a diferença é que podem oferecer aquelas ofertas "especiais" que só existem para certas ocasiões. No entanto tem que estar tudo escrito no contrato que o cliente concordar ao invés de antigamente começares com um contrato X e depois no mar de extensões de fidelizações dares por ti num contrato F, o qual nunca assinaste nem tiveste conhecimento que tinhas que ficar 4 anos fidelizado pois nunca o recebeste em primeiro lugar.
 
Não era mais simples fazerem um pacote base que tem um preço igual independentemente de ser ( contracto com/sem fidelização ) e depois oferecem um desconto mensal em percentagem função do tempo de fidelização?

E também colocavam valores fixos para ativações como já foi sugerido por um user aqui fórum.

Acho que era simples para os utilizadores, era simples para as operadoras, todos ganhavam/pagam o que subscreveram e de certeza que havia menos reclamações.

Desde que a nova lei foi colocada, isto tem sido só esquemas por parte das operadoras. Burocracia e tempo perdido também é dinheiro. E se as operadoras pagassem 6000€ brutos de ordenado pelo servicedesk para tratarem dos contratos certamente que não andavam a montar estes esquemas todos. Pois a gestão destes contratos não devem ser nada faceis, cada cliente tem um contrato diferente praticamente.
 
toda gente queria galinha gorda por pouco dinheiro, pois ora ai está já tem pacotes sem fidelização, mas alguém tem que arcar com as despesas, o cliente, naturalmente, ou estavam há espera que fossem os prestadores de serviço, as empresas não se iam perder , as condições estão lá queres queres, não queres paciência, com fidelização eles assumem os encargos todos e tens de te aguentar o período todo de fidelização, se queres sem fidelização chegas-te a frente com as despesas e depois és livre de desistir quando te apetecer...

pois pensavam que a lei mudava e tinham sem fidelização as mesmas regalias que com fidelização, acordem ninguém dá nada a ninguém...
 
Não era mais simples fazerem um pacote base que tem um preço igual independentemente de ser ( contracto com/sem fidelização ) e depois oferecem um desconto mensal em percentagem função do tempo de fidelização?

E também colocavam valores fixos para ativações como já foi sugerido por um user aqui fórum.

Acho que era simples para os utilizadores, era simples para as operadoras, todos ganhavam/pagam o que subscreveram e de certeza que havia menos reclamações.

Era, mas as operadoras saem sempre a ganhar menos, não há maneira delas fugirem disso, excepto tentar enganar o povo e esperar que a ANACOM feche os olhos, tal como está a acontecer desde o 1º dia que a lei entrou em vigor.

A base sem fidelização vai ditar os restantes preços. Se essa base for menor do que os valores que estão presentemente a exigir, então todos as outras modalidades têm que baixar igualmente, caso contrário nunca vão conseguir prender clientes a 2 anos se eles apenas têm de benefício 5€ de desconto na mensalidade durante a fidelização. Segundo os valores que estavam a ser praticados anterior à lei (vou usar este exemplo que listei antes), uma mensalidade de 2 anos de um pacote que antes cobrava 42.99€ / mês (fidelizado 2 anos com 7€ desconto na mensalidade) iria custar 49.99€ / mês + pagamento inicial de 80€ (activação + instalação - ler na secção "vantagens da adesão online").

Com uma opção destes, e em especial conta o horror que estas operadoras são quando os problemas começam a surgir, não era difícil de chegar à conclusão que quase ninguém no seu juízo ia arriscar ficar preso à operadora só por 7€ de desconto por mês mais os 80€ iniciais (para quem ainda não tenha instalação).

Vendo isto, as operadoras, obviamente, decidiram "inchar" os preços de qualquer forma possível de forma a garantir que os clientes escolham sempre a opção mais "barata" de 2 anos de fidelização.
Resultado: Instalação e activação subitamente sobem de 80€ para 350€ porque lhes apeteceu.

Aqui, nesta transição, é que se vê bem as operadoras mais nojentas que temos. São as que sabiam que iam sangrar clientes e por isso fizeram esta estratégia que, ainda vamos a ver um dia, é ilegal.

Felizmente tem uma que se destaca que é a Nowo, antiga cabo visão. Imagina lá quanto eles cobram pela activação e instalação sem fidelização? 50€. Ainda menos do que as "grandes" cobravam antes da nova lei entrar em vigor.

E ainda aparecem artistas a defender aqueles preços absurdamente abusivos.


toda gente queria galinha gorda por pouco dinheiro, pois ora ai está já tem pacotes sem fidelização, mas alguém tem que arcar com as despesas, o cliente, naturalmente, ou estavam há espera que fossem os prestadores de serviço, as empresas não se iam perder , as condições estão lá queres queres, não queres paciência, com fidelização eles assumem os encargos todos e tens de te aguentar o período todo de fidelização, se queres sem fidelização chegas-te a frente com as despesas e depois és livre de desistir quando te apetecer...

pois pensavam que a lei mudava e tinham sem fidelização as mesmas regalias que com fidelização, acordem ninguém dá nada a ninguém...

Parece que ainda há quem aqui defenda o absurdo abuso de inflação injustificada que as operadoras estão a praticar perante a nova fidelização, mesmo após a DECO ter confirmado a existência desse problema e explicado que tem que ser corrigido. Não há aqui ninguém que tenha dito que queria galinha gorda por pouco dinheiro, nem algo que se pareça, portanto já está mais do que na altura de parar de atirar essa boca para dar ar de quem sabe do que está a falar à campeão.

Uma coisa é o cliente pagar aquilo que anteriormente era oferecido em troca de fidelização, outra completamente diferente é aumentar 4x mais o valor dessas ofertas, sem nenhuma justificação válida e, em alguns casos, valorização de aspetos que não devem ser valorizados, de forma a não ter que baixar os preços nos pacotes de 2 anos, que, por coincidência, é o que tem que acontecer face à nova lei.

Faça o favor de ler as conversas mais recentes antes de escrever, pelo menos. Já bastou ter alguns tentando impingir que era perfeitamente normal um custo de instalação de ativação passar de 100€ para 400€ da noite para o dia por a Maria ou o Tó Zé fazem parecido.
 
Parece que ainda há quem aqui defenda o absurdo abuso de inflação injustificada que as operadoras estão a praticar perante a nova fidelização, mesmo após a DECO ter confirmado a existência desse problema e explicado que tem que ser corrigido. Não há aqui ninguém que tenha dito que queria galinha gorda por pouco dinheiro, nem algo que se pareça, portanto já está mais do que na altura de parar de atirar essa boca para dar ar de quem sabe do que está a falar à campeão.

Uma coisa é o cliente pagar aquilo que anteriormente era oferecido em troca de fidelização, outra completamente diferente é aumentar 4x mais o valor dessas ofertas, sem nenhuma justificação válida e, em alguns casos, valorização de aspetos que não devem ser valorizados, de forma a não ter que baixar os preços nos pacotes de 2 anos, que, por coincidência, é o que tem que acontecer face à nova lei.

Faça o favor de ler as conversas mais recentes antes de escrever, pelo menos. Já bastou ter alguns tentando impingir que era perfeitamente normal um custo de instalação de ativação passar de 100€ para 400€ da noite para o dia por a Maria ou o Tó Zé fazem parecido.

já deu para ver que és daqueles que teve de engolir em seco, e não gosta de ouvir as verdades nuas e cruas, e ainda por cima defende a cabovisão com um novo nome, que está mais em vias de ir desta para melhor dai a andar fazer preços para apanhar clientes que já nem consegue competir com restantes...

quando não lhes convêm como as coisas correm é logo tudo ilegal, o que é certo é que está ai em força e não esperes que venha a haver alterações algumas...
 
já deu para ver que és daqueles que teve de engolir em seco, e não gosta de ouvir as verdades nuas e cruas, e ainda por cima defende a cabovisão com um novo nome, que está mais em vias de ir desta para melhor dai a andar fazer preços para apanhar clientes que já nem consegue competir com restantes...

quando não lhes convêm como as coisas correm é logo tudo ilegal, o que é certo é que está ai em força e não esperes que venha a haver alterações algumas...

De verdades nuas e cruas basta só fazeres aquilo que já pedi, lê as conversas mais recentes antes de repetires esse tipo de conversas, tendo em conta especial a referência à análise da DECO.

Claro que, caso não queiras ler verdades nuas e cruas, então continua a fazer o que tens feito, ignora tudo o que contradiz a tua opinião. De engolir em seco, felizmente, ainda não o tive de fazer porque eu cá não sou tapado ao ponto de aceitar este tipo de abusos de operadoras, muito menos defender esses abusos. Mas agradeço por demonstrares com mais clareza a tua opinião e posição, se bem que é foi um total desperdício de tempo para quem realmente está interessado no decorrer desta situação.

Essa última nota nem comento pois de sentido não tem nada, mas se o que queres é continuar a ser campeão está à vontade, por mim podes terminar esta conversa da mesma maneira que começaste e assim ter a última palavra, não quero que engulas a seco.
 
Não entendo o teu tipo de argumentos @MOUSETM

- Ninguém quer a galinha dos ovos de ouro.
- Ninguém esta a falar em pagar menos com fidelização comparativamente com quem está fidelizado.
- Ninguém está aqui a exigir ou pedir internet de graça ou qualquer serviço de graça.

Estou a falar de transparência. Quando falei em preços base, claro que esses teriam que ser mais elevados pois eram sem fidelização. Quem quer ser fidelizado simplesmente terá acesso à respectiva(s) promoção/desconto(s) durante o prazo contratual, o conceito é simples.

Olha que isto não é nada do outro mundo e existe operadoras que já o fazem em determinados serviços mesmo antes da nova lei. Por exemplo com a box do MEO a 4,99/mes, mas podes usufruir de um desconto associado ao teu contrato em que pagas 0€ ou 1€, isto porque estás fidelizado.

Repara que o que se está a pedir aqui é uniformidade, transparência e simplicidade contratual.

Que se pague por não ser fidelizado? Tudo bem, não inventem é custos inflacionados em instalações já existentes e custos de ativação exorbitantes.

Ahh e mais grave, não sei a MEO actualizou os pacotes, mas após entrada da nova lei em vigor, até impediam os "não fidelizados" acederem ao mesmo serviços ( serviço 200mbps ) de internet.

É este tipo de coisas que estamos a discutir aqui e não para nos queixarmos que não temos os preços iguais para fidelizados e não fidelizados.

Espero que tenhas entendido o focus da discussão.
 
Audição desta manhã da Presidente da ANACOM está neste momento a repetir na ARTV.

Até fico nervoso a ouvir aquilo...
Vive noutro mundo...

Tem alguma noção, mas não conhece claramente os problemas a nível de contratos.

Frase do dia:
" Sr. Deputado, o Sr. Deputado se não quiser fidelização não é obrigado a tê-la!" - Presidente da ANACOM
 
Última edição:
Audição desta manhã da Presidente da ANACOM está neste momento a repetir na ARTV.

Até fico nervoso a ouvir aquilo...
Vive noutro mundo...

Tem alguma noção, mas não conhece claramente os problemas a nível de contratos.

Frase do dia:
" Sr. Deputado, o Sr. Deputado se não quiser fidelização não é obrigado a tê-la!" - Presidente da ANACOM

Falta incluir a parte mais importante "... pode ter sem fidelização apenas por 400€ base de entrada inexplicáveis que continuamos a permitir sabe-se lá porquê".
 
Enquanto a ANACOM e outras entidade responsáveis não começarem a mexer, as operadoras estão livres para continuar a:

- Sobre-valorizar aspetos do pacote que já fazem parte do serviço base - o equivalente a anunciar um carro por um certo preço e incluir nesse anúncio que oferecem os 4 pneus no valor de 1000€, que no entanto sempre fizeram parte do preço base do carro e não é oferta nenhuma, apenas parte do producto.

- Apresentar serviços extras como "ofertas", que não fazem parte do pacote base, e usar o valor dessas ofertas para inflaccionar os valores dos pacotes com fidelização reduzida ou sem fidelização - equivalente a cobrarem-te mais 1000€ quando compras o carro a pronto pagamento, porque eles consideram que os pneus são um extra que o cliente não tem que pagar somente se aderir a um pagamento de 2 anos. No entanto os pneus sempre fazem parte do preço total e não tens nada que pagar mais 1000€.

- Incluir "de oferta" fidelizações de 4 anos para uma TV 4k - a qual eles não são responsáveis nem faz parte do serviço deles - em troca de descontos mensais estupidamente menores, tal como a imagem que apresentei antes demonstra. Resumindo este aspeto: eles estão a dar ao cliente a hipotese de fazer algo que ele sempre pôde fazer sem MEOs nenhumas, e em troca disso reduzem o número de meses em que usufruis de descontos na mensalidade.

Outro exemplo talvez mais simples que demonstra quão ridiculo isto é: Vais comprar uma torradeira na w0rten? Em vez disso compra na MEO. Já agora, tens aqui só 4 meses com mensalidades a metade do preço em vez de 24 meses. Ah, antes que me esqueça, tens que ficar a pagar essa torradeira durante 4 anos. Problemas? Não é connosco, desenrasca-te com quem fez torradeira.

Voltando aos teus pontos, como podes ver sem intervenção as operadoras estão a interpretar tudo do modo que elas quiserem e podes ter a certeza de que quando forem apresentar os "talões" do negócio, tudo o que lhes fosse dar prejuízo é contabilizado de forma diferente à qual foi publicitada. Custos? Qual quê, no papel das despesas tudo passa a ser chamado de ofertas. Ou o contrário, qualquer seja a forma que lhes custe menos e custe mais aos clientes.

Quanto à hipotese, toda a "extensão" tem que ser um novo contrato, a diferença é que podem oferecer aquelas ofertas "especiais" que só existem para certas ocasiões. No entanto tem que estar tudo escrito no contrato que o cliente concordar ao invés de antigamente começares com um contrato X e depois no mar de extensões de fidelizações dares por ti num contrato F, o qual nunca assinaste nem tiveste conhecimento que tinhas que ficar 4 anos fidelizado pois nunca o recebeste em primeiro lugar.

Se tu achas que a TV 4K, os serviços extra, e tudo o resto não vale a pena é irrelevante. O cliente é que decide, e se ele decide que quer ficar fidelizado por um desconto numa TV, a decisão é dele.

Relativamente aos custos de operação, tens noção de quanto custa instalar numa casa FTTH? Tens noção de quanto custa uma intervenção, especialmente as fora de horas e fins de semana? E a lista continua.
O que querias, que não houvesse fidelização, mas ficasses a pagar o mesmo ou um pouco mais que um cliente fidelizado? Essa é mesmo boa.
Um cliente não fidelizado é um risco imenso, logo terá que arcar com os custos todos, senão era uma festa. O Zé aderia à Vodafone e quando o MEO lançasse uma promoção o Zé mudava para o MEO, era toda a gente a saltar.
O único ponto que eles deviam ter alterado na lei era refidelizações abusivas, praticamente furtivas, isso sim, mas agora de resto está OK.
 
Última edição:
Se tu achas que a TV 4K, os serviços extra, e tudo o resto não vale a pena é irrelevante. O cliente é que decide, e se ele decide que quer ficar fidelizado por um desconto numa TV, a decisão é dele.

Relativamente aos custos de operação, tens noção de quanto custa instalar numa casa FTTH? Tens noção de quanto custa uma intervenção, especialmente as fora de horas e fins de semana? E a lista continua.
O que querias, que não houvesse fidelização, mas ficasses a pagar o mesmo ou um pouco mais que um cliente fidelizado? Essa é mesmo boa.
Um cliente não fidelizado é um risco imenso, logo terá que arcar com os custos todos, senão era uma festa. O Zé aderia à Vodafone e quando o MEO lançasse uma promoção o Zé mudava para o MEO, era toda a gente a saltar.
O único ponto que eles deviam ter alterado na lei era refidelizações abusivas, praticamente furtivas, isso sim, mas agora de resto está OK.
Em relação às refidelizações, isso foi objeto de revisão da nova lei...embora ainda pudessem ter feito melhor os deputados...

Sobre as ofertas, parece-me que não apanhaste o ponto dele, que o é das ofertas muitas vezes inúteis.

É que na nova Lei já não são as mensalidades em falta que fazem calcular o custo de rescisão - são desde o verão as ofertas contabilizadas que fazem calcular esse montante nos novos contratos/alterações.

Pode dar-se o caso de um cliente ter de pagar mais 200€ em caso de rescisão antecipada só devido à oferta do cartão NOS do cinema (oferta essa da qual pode nunca ter usufruído e de que não pode abdicar aquando da contratação).
 
Em relação às refidelizações, isso foi objeto de revisão da nova lei...embora ainda pudessem ter feito melhor os deputados...

O que parece que não funcionou lá muito bem, os operadores continuam com ofertas encapotadas de modo a refidelizar o cliente, e este muitas vezes nem sabe que está a ser refidelizado, só meses depois é que descobre.
Esta situação sim, deveria ser esclarecida de uma vez por todas. Devia ficar tudo por escrito.

Sobre as ofertas, parece-me que não apanhaste o ponto dele, que o é das ofertas muitas vezes inúteis.

É que na nova Lei já não são as mensalidades em falta que fazem calcular o custo de rescisão - são desde o verão as ofertas contabilizadas que fazem calcular esse montante nos novos contratos/alterações.

Pode dar-se o caso de um cliente ter de pagar mais 200€ em caso de rescisão antecipada só devido à oferta do cartão NOS do cinema (oferta essa da qual pode nunca ter usufruído e de que não pode abdicar aquando da contratação).

Lá está, a utilidade de uma oferta é subjetiva, depende de pessoa para pessoa. Se eu não dou valor ao cartão NOS (que realmente não dou), existem pessoas na minha família que escolhem a NOS por causa desse mesmo cartão... Estás a ver como as prioridades são diferentes?

Mais uma vez, o que estou contra é caso essas ofertas sejam adicionadas ao contrato de uma forma praticamente furtiva, de modo a refidelizar abusivamente o cliente, aí é que não, e é isto que deve ser alterado.
 
O que parece que não funcionou lá muito bem, os operadores continuam com ofertas encapotadas de modo a refidelizar o cliente, e este muitas vezes nem sabe que está a ser refidelizado, só meses depois é que descobre.
Esta situação sim, deveria ser esclarecida de uma vez por todas. Devia ficar tudo por escrito.



Lá está, a utilidade de uma oferta é subjetiva, depende de pessoa para pessoa. Se eu não dou valor ao cartão NOS (que realmente não dou), existem pessoas na minha família que escolhem a NOS por causa desse mesmo cartão... Estás a ver como as prioridades são diferentes?

Mais uma vez, o que estou contra é caso essas ofertas sejam adicionadas ao contrato de uma forma praticamente furtiva, de modo a refidelizar abusivamente o cliente, aí é que não, e é isto que deve ser alterado.
Eu percebo o que dizes. Todos valorizamos coisas coisas diferentes. Existe algo mais furtivo do que a NOS obrigar o cliente a possuir algo não usa e que mais tarde lehe pode vir a ser cobrado em caso de rescisão antecipada???
Ainda se o cliente pudesse optar por prescindir do cartão.... E isto é sócuma parte da ditadura dos pacotes tabelados.

Em relação às refidelizações, lê o que está na nova Lei sobre o assunto:

" (Da Lei) 3 - Quando o contrato a que se refere o n.º 1 for celebrado por telefone ou através de outro meio de comunicação à distância, o prestador do serviço, ou seu representante, deve facultar ao consumidor, antes da celebração do contrato, sob pena de nulidade deste, todas as informações referidas nos n.os 1 e 2, ficando o consumidor vinculado apenas depois de assinar proposta contratual ou enviar o seu consentimento escrito ao fornecedor de bens ou prestador de serviços, exceto nos casos em que o primeiro contacto telefónico seja efetuado pelo próprio consumidor.

4 - É interdito às empresas que oferecem redes e ou serviços de comunicações eletrónicas opor-se à denúncia dos contratos por iniciativa dos assinantes, com fundamento na existência de um período de fidelização, ou exigirem quaisquer encargos por incumprimento de um período de fidelização, se não possuírem prova da manifestação de vontade do consumidor referida no número anterior.

5 - A duração total do período de fidelização nos contratos de prestação de serviços de comunicações eletrónicas celebrados com consumidores não pode ser superior a 24 meses, sem prejuízo do disposto no número seguinte.

6 - Excecionalmente, podem estabelecer-se períodos adicionais de fidelização, até ao limite de 24 meses, desde que, cumulativamente:

a) As alterações contratuais impliquem a atualização de equipamentos ou da infraestrutura tecnológica;

b) Haja uma expressa aceitação por parte do consumidor.

7 - Qualquer suporte duradouro, incluindo gravação telefónica, relacionado com a celebração, alteração ou cessação do contrato de comunicações eletrónicas deve ser conservado pelas empresas pelo período previsto na alínea a) do n.º 5 do artigo 47.º-A e disponibilizado à ARN ou ao assinante sempre que tal seja requerido por uma ou outro.



15 - No decurso do período de fidelização ou no seu termo não pode ser estabelecido novo período de fidelização, exceto se, por vontade do assinante validamente expressa nos termos do n.º 3, for contratada a disponibilização subsidiada de novos equipamentos terminais ou a oferta de condições promocionais devidamente identificadas e quantificadas e que, em caso algum, podem abranger vantagens cujos custos já foram recuperados em período de fidelização anterior."

 
Relativamente aos custos de operação, tens noção de quanto custa instalar numa casa FTTH? Tens noção de quanto custa uma intervenção, especialmente as fora de horas e fins de semana?

E tu sabes? Não? Então não fales do que não sabes pois nenhuma dessas operadoras abusivas está a listar exatamente porque é que custa tanto dinheiro e nem faz distinção do custo de instalação e activação. O que custa ao Tomé fazer sozinho não significa que custe o mesmo para o mesmo serviço a uma operadora multi nacional. Se é um risco perder clientes sem fidelização então melhorem o serviço em vez de arranjar artimanhas para prender os clientes a serviços nojentos. Ainda vens para aqui armado em outro campeão e defendes a má prática em vez de suportar a melhoria dos serviços, que descaramento.

E assim, novamente, temos outro a bater na mesma tecla. Ouve (lê) para ficar bem claro isto; custa tanto quanto cobravam antes da lei entrar em vigor, 80€, ponto final. Sempre foi o preço que anunciaram que custava o valor da instalação e activação do serviço sem fidelização antes da lei entrar em vigor e subitamente aumentaram para 4x mais, sem nenhuma justificação excepto o óbvio, "incentivar" os clientes a escolherem a prisão dos dois anos por falta de opção razoável.

E não é só isto que já foi dito aqui, tem muito mais, mas não volto mais a repetir tudo o que já foi dito aqui por mim e por outros participantes sobre este assunto, por isso faça o favor de ler as conversas anteriores em vez de nos fazer perder tempo com mais assuntos que já se encontram mais do que esclarecidos, ainda para mais se estás a meter-te nesta conversa o mínimo que deves fazer é pôr-te a par da discussão. Andar aqui de papagaio é que não. Se, tal como o caro MOUSETM, recusas a ler as conversas anteriores e obrigas-nos a repetir o que já foi dito então vais ficar a falar sozinho ou com quem tenha a santa paciência para aturar mais uma pessoa como tu.

Da minha parte já disse tudo o que tinha a dizer sobre isto, várias vezes. Achas que o que elas estão a fazer está correto, tudo bem, é a tua opinião, mas não tentes vir aqui enganar ninguém com as tuas idéias do que achas que custa X ou Y e assumir o que te convém depois de eu já ter apresentado todos os meus pontos com exemplos reais das operadoras e comparativos detalhados a expôr a gravidade da situação, bem como o alerta da DECO para esta mesma situação.

Aliás, se queres continuar com essa teima, então faça o favor de debater isso com a DECO. Conte lá a eles os seus exemplos tão magníficos que justificam o que as operadoras estão a fazer e mostre como isso é mais relevante do que o estudo/análise detalhada que eles fizeram à situação. Irei aguardar com muito gosto pelo resultado desse debate. Até lá não vou perder mais tempo consigo, especialmente se recusar-se a ler as conversas anteriores, algo típico de pessoas com a sua opinião.
 
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