PT Fibra Óptica

Não quero agoirar, mas.... o resultado do meu código postal há meses e meses que me dá os parabéns: "A tua zona tem cobertura Fibra".

O que sempre desconfiei. PDO, nem vê-los. Além de que a zona, admito, não me parece muito fiável a nível de lucro: +1Km, em zona rural, numa rua secundário com 4 ou 5 casas.
Pondo o nº fixo do serviço, enfim, recebo sempre a estocada final quando me dizem que posso ter ADSL.
Como se não tivesse reparado. É certo que é lento, ao ponto da inexistência, mas anda por lá o cobre quebradiço.
O teste do site não é fiável porque é o único das 3 grandes operadoras que funciona por zonas (código postal) e não por números de porta. Só ligando é que se tem a certeza. Acontece que por vezes há várias ruas de uma zona que partilham o código postal e uma dessas ruas tenha. Outras vezes pode ser que só tenha fibra um número de porta da rua e diz logo que a zona tem, etc.
 
O teste do site não é fiável porque é o único das 3 grandes operadoras que funciona por zonas (código postal) e não por números de porta. Só ligando é que se tem a certeza. Acontece que por vezes há várias ruas de uma zona que partilham o código postal e uma dessas ruas tenha. Outras vezes pode ser que só tenha fibra um número de porta da rua e diz logo que a zona tem, etc.

O facto de ser um local tão ermo que nem nº de portas tem, já é, per se, indicador de algo.
Óptimo para viver com qualidade de vida; ainda mais em plena pandemia global - mas completamente desadequado enquanto benefícios de infraestruturas, seja de privados, seja municipais. É tipo o morador do rés-do-chão que paga parte das despesas do elevador, ao condominio, quando nem sótão ou terraço há. :wscared: ----» a minha expressão cada vez que pago IMI, e nem esgotos tenho.

Mas sim, és capaz de ter razão. Desconheço o raio de abrangência de um código postal.
 
O facto de ser um local tão ermo que nem nº de portas tem, já é, per se, indicador de algo.
Óptimo para viver com qualidade de vida; ainda mais em plena pandemia global - mas completamente desadequado enquanto benefícios de infraestruturas, seja de privados, seja municipais. É tipo o morador do rés-do-chão que paga parte das despesas do elevador, ao condominio, quando nem sótão ou terraço há. :wscared: ----» a minha expressão cada vez que pago IMI, e nem esgotos tenho.

Mas sim, és capaz de ter razão. Desconheço o raio de abrangência de um código postal.

Quando essas mesmas infrastruturas começam a tornar se algo essencial à vida moderna que vivemos duvido que a qualidade de vida seja "optima" como dizes.
 
Parece que finalmente, passados 5 anos, a situação da minha rua está a evoluir positivamente. Durante a próxima semana o projeto vai ser formalizado na Câmara Municipal.
 
Não quero agoirar, mas.... o resultado do meu código postal há meses e meses que me dá os parabéns: "A tua zona tem cobertura Fibra".

O que sempre desconfiei. PDO, nem vê-los. Além de que a zona, admito, não me parece muito fiável a nível de lucro: +1Km, em zona rural, numa rua secundário com 4 ou 5 casas.
Pondo o nº fixo do serviço, enfim, recebo sempre a estocada final quando me dizem que posso ter ADSL.
Como se não tivesse reparado. É certo que é lento, ao ponto da inexistência, mas anda por lá o cobre quebradiço.

Aqui também há esse "falso positivo". No meu caso como tenho escolas e farmácias aqui perto, poderá ser algum pdo empresarial que esteja a dar como tendo cobertura de fibra.
 
Aqui também há esse "falso positivo". No meu caso como tenho escolas e farmácias aqui perto, poderá ser algum pdo empresarial que esteja a dar como tendo cobertura de fibra.

Havendo negócios, e até mesmo edifícios públicos, sempre és capaz de te safar mais rápido.
Aliás, um dos maiores factores de incentivo, a nível europeu, para a cobertura de fibra, sempre foi as oportunidades que pode criar às empresas.
 
Neste momento se a ALTICE decidisse fibrar todos os sitios q ainda estão com adsl eles teriam algum prejuizo com tudo somado? Tipo a nivel nacional teriam prejuizo?
Isso não é assim tão simples ter prejuízo ou não. Quando se constrói a infraestrutura investe-se dinheiro que poderá ou não ter retorno. No caso da fibra o retorno é a curto prazo, mas não há garantias de se em X local irão alguma vez ter esse retorno devido a concorrência na zona, quantos clientes já estão noutras operadoras, etc.

Há que ser feito um estudo para averiguar todas essas variáveis e equacionar a viabilidade.
 
Última edição:
Isso não é assim tão simples ter prejuízo ou não. Quando se constrói a infraestrutura investe-se dinheiro que poderá ou não ter retorno. No caso da fibra o retorno é a curto prazo, mas não há garantias de se em X local irão alguma vez ter esse retorno devido a concorrência na zona, quantos clientes já estão noutras operadoras, etc.

Há que ser feito um estudo para averiguar todas essas variáveis e equacionar a viabilidade.

A Nos e a Vodafone usaram as caixas do Meo para fibrar a minha zona !
 
Isso não é assim tão simples ter prejuízo ou não. Quando se constrói a infraestrutura investe-se dinheiro que poderá ou não ter retorno. No caso da fibra o retorno é a curto prazo, mas não há garantias de se em X local irão alguma vez ter esse retorno devido a concorrência na zona, quantos clientes já estão noutras operadoras, etc.

Há que ser feito um estudo para averiguar todas essas variáveis e equacionar a viabilidade.

Entao mas é ai que eu quero chegar, se a zona X supostamente tem prejuizo, nao havera outras zonas onde eles tirem a maioria do lucro? É q se for por essa logica então, nao se fibrava mais nada sem ser as cidades/capitais de cada distrito e pouco mais.

Deixa estar que eles overall nao haveram de estar a perder dinheiro, isso é certo.
 
As empresas servem para maximizar o lucro. Acho que isto diz tudo. Não é por terem fibra nos centros urbanos que podem "ficar à sombra da bananeira". Vão deixar a concorrência ganhar terreno no mercado? Nem pensar. Há que continuar a investir, tanto pelo que disse anteriormente como para imagem pública da empresa. Ser o operador que mais dinheiro investiu em expansão nos últimos anos dá muitos benefícios não só em termos financeiros como também em todas as outras vertentes de uma empresa.

Agora, o investimento vai continuar a ser tão grande como tem sido até aqui? Não, como já foi publicamente dito. Agora há que colher as recompensas de milhões e milhões de euros investidos. Vão continuar a expandir, ainda que em menor escala, pois o ADSL é mais caro manter.

Claro que não estão a perder dinheiro. Se estivessem a administração já seria outra.
 
Última edição:
Isso não é assim tão simples ter prejuízo ou não. Quando se constrói a infraestrutura investe-se dinheiro que poderá ou não ter retorno. No caso da fibra o retorno é a curto prazo, mas não há garantias de se em X local irão alguma vez ter esse retorno devido a concorrência na zona, quantos clientes já estão noutras operadoras, etc.

Há que ser feito um estudo para averiguar todas essas variáveis e equacionar a viabilidade.
A curto prazo não é bem assim, é mais um investimento com retorno em alguns anos
Em muitas localidades até começar a fibra a dar lucro, isso irá levar algum tempo... E sobretudo acabar com o cobre, que esse sim está cada vez mais caro de manter devido ao consumo energético e não por causa da cablagem, que essa praticamente pouca manutenção tem.
 
A curto prazo não é bem assim, é mais um investimento com retorno em alguns anos
Em muitas localidades até começar a fibra a dar lucro, isso irá levar algum tempo... E sobretudo acabar com o cobre, que esse sim está cada vez mais caro de manter devido ao consumo energético e não por causa da cablagem, que essa praticamente pouca manutenção tem.

Então acabem lá rapido com isso do cobre e deixem de fazer propostas de 4g às pessoas que isso não é nenhum "replacement" para internet fixa.
 
Há outra coisa que se estão a esquecer para o retorno ser mais lento, as fidelizações.
Aqui os pdos já estão instalados desde Maio e que eu tenha conhecimento ninguem aderiu.
 
Boas a todos, esta semana começaram aqui a passar fibra numas aldeias a 3 km da minha, no entanto ouvi dizer que isto é para cobrir o concelho todo de fibra. Alguém sabe de alguma coisa? Código postal:3450-385
 
Boas, Andaram a passar fibra aqui para os meus lados, alguns quilómetros dela. Até passaram aqui na minha rua na semana passada.!Contudo, não encontro nenhum PDO, nem na minha rua nem em nenhuma das por onde passaram cabos. Alguém me sabe dizer se isto é normal e voltarão para pôr os ditos cujos, ou ainda não será desta que largo o ADSL?
 
Back
Topo