Raspberry Pi 4

Estava com a ideia de comprar um, no entanto a approved reseller de Portugal tem a versão de 4 gb esgotada, e parece que ainda não chegou a nenhuma loja "grande"...

Há alguma loja nacional com stock?
 
Nestes primeiros dias, esgotam sempre, mas daqui a 2 semanas são mato. De qualquer forma, não há caixas, e não tenho uso para um desses sem caixa. Ainda mais, o Retropie, ao que sei ainda não funciona no pi 4...
 
Estava com a ideia de comprar um, no entanto a approved reseller de Portugal tem a versão de 4 gb esgotada, e parece que ainda não chegou a nenhuma loja "grande"...

Há alguma loja nacional com stock?
O distribuidor português vai tendo stock. Na 4.ª à noite tinham algumas unidades, comprei nessa altura e já vai ser enviado hoje. Tenta reservar/encomendar e eles assim que tiverem stock devem enviar-te
 
IMG-20190701-164817.jpg


Já está a ligar

A fazer os devidos updates

IMG-20190701-170010.jpg


Edit: As temps rondam os 60 graus no Cpu/Gpu em idle
 
Última edição:
Isso não é problema, basta usar o chipset de southbridge de uma board p965 queimada igual á esta:

b.jpg


Bom era por o do northbridge, mas nem como fixar ele nem permite usar caixa :002:
 
A fazer os devidos updates

Como te parece a performance do RPi4 em uso desktop? Tempo de abertura dos programas, browser, etc?

Quanto às temperaturas, parece que o chip USB da VLI não tem ASPM ligado e nos próximos dias vai sair um Firmware para ele, que liga e que parece baixar a temperatura entre 3 a 5 graus.
https://www.cnx-software.com/2019/06/29/new-raspberry-pi-4-vli-firmware-lowers-temperature/

O meu RPi 3+ anda pelos 55 graus em Idle, dentro da caixa.
Há dissipadores para o RPi que custam 2 ou 3 €. No Rpi 4 talvez faça sentido, mas é provável que saiam mais tweaks nos próximos tempos. A parte de software ainda está muito verde.
 
Última edição:
Parece me bastante satisfatório, a sério, e tendo em conta que a coisa ainda está verde, acho que só ficará melhor com o tempo.. posso tentar cronometrar/gravar

Algum software em específico? Fiz um Speedtest no chromium, a uns 2m do router (5ghz) e deu me quase 90/90 e tenho serviço de 100/100
 
O Debian tem o "recordmydesktop" nos repositórios para gravar video do desktop, que é uma aplicação com GUI fácil de usar. "apt install recordmydesktop" na linha de comandos ou procurar por "recordmydesktop" na aplicação gráfica de software.
Também se pode usar o ffmpeg ou o libav (O libav é um fork do ffmpeg e não sei o que hoje em dia o Debian tem nos repos), mas é por linha de comandos e não sei se te sentes à vontade em Linux.
Depois, colocar no youtube ou algum site do género.
Verdade seja dita, ao se estar a gravar, vai haver uma penalização de performance e não sei se será fácil perceber a performance a partir de um video.

Para benchmarks há o phoronix-test-suite, mas aquilo requer tempo e paciência.

Seja como for, obrigado pelo feedback. :)
 
Fiz sexta já de noite a encomenda online da versão 4GB e hoje de manhã já tinha mail para ir levantar na loja escolhida. Mas a fonte de alimentação parece que só chega lá para dia 5. Tenho de ver as características para ver se tenho cá alguma compatível
 
Conhecem algum HUB USB com capacidade de alimentar o raspberry pi 4? Supostamente são precisos 5V/3A!! Todos os hubs que encontrei apenas suportam 2.4A por porta.
Na página oficial dizem que funcionará com 2.5A, dependendo dos periféricos USB ligados.

Estava a planear comprar alguns raspberry pi para fazer experiencias com clusters, mas não está fácil encontrar uma boa solução para alimentação.
 
Estive a ler, há uma forma de ligar um sdd numa das portas USB 3.0 e ter velocidades melhores, mas ainda não e de forma nativa pelo que percebi... Tenho um Evo de 120gb encostado, sou capaz de testar
 
O meu RPi4 já vem a caminho. Para storage, comprei um MicroSD "High Endurance" da Sandisk.

Por agora, vai servir para "brincar" com o desktop, talvez experimentar distros 64 bit quando estiverem cá fora, etc.
Quando o software estiver mais maduro e já houver suporte, penso comprar um "Cluster Hat" + 4 RPi Zeros.

JfSAPBa.jpg


https://clusterhat.com/
 
Back
Topo