Mega Drive Recordar a SEGA Mega Drive/Genesis

LOL, nepia a fonte é duma camara de filmar Hi8, e também carregava as baterias dela, fazia output de imagem para uma tv a partir dela (mas tirei esta parte), era do tipo «docking station» ligáva-se a cam lá e a fiarada saia daí


Cumprimentos
 
Bem e com o cabo que fiz, existe uma graaaaaaaaande diferença de qualidade de imagem, relativamente ao RF.
E pena não dar para upload daz minhas imagens que tenho no meu pc, tenho de as meter num servidor e linkalas ate aqui...

cumprimentos

Ps, substitui o led vermelho, por um azul de 3v, está mesmo Lindo.
Ps2: Também "limei" a entrada dos cartuchos de modo a poder meter os Japoneses, sem ser preciso um (caro) adaptador.
O meu proximo mod era por um S-video, mas, já e um pouco mais complicado...


Pois a mim também me aconteceu isso: A transição RF-> video composto foi brutal... mas composto->RGB até caí da cadeira:wow:, só vendo é que percebes...

Esquece o Video-S, porque tens de fazer trabalhos num chip minorca (não sei se é problema para ti) e mete RGB que está disponivel out-of-the-box, a sério.


Podes pôr as imagens no www.imageshack.us


Não tenho o problema do formato dos cartuchos, porque ela está sem a capa, hehe.


No pinout que deste, estão lá 3 resets:
o H_Reset, não é reset nenhum, é para pôr a megadrive em master system mode;
o Reset é um pino do 68000 e activa-se quando se usa a instrução RESET, pois claro;
o S_Reset é o verdadeiro reset por assim dizer, activa-se quando quando carregas no botão reset

Cumprimentos
 
Última edição:
Um conselho, não brinquem com uma consola como a mega drive. Esta consola além de rara nos dias que correm, tem um valor histórico brutal. Qualquer coisinha mal feita e.... ficam sem ela.
 
Isso é um risco que estou disposto a correr e de qualquer maneira já é tarde de mais para mim... a minha MD já não pode voltar atráz :), mas sim tenho ali coisas feitas de risco extremo, principalmente aquele fio branco... um pedaço de solda a mais e táu: Megadrive dead


Cumprimentos
 
OMFG! Não acredito! Modificar a megadrive?
Bem, tenho uma com 5 jogos.
E já agora, essas modificações têm uso prático ou é só para usar a megadrive como "cobaia de soldadura"? (tirando a conversão de NTSC\PAL)
 
Eu adorava fazer isso na minha megadrive, principalmente pelo facto de poder pôr a correr os jogos a 60hhz e poder jogar ao sonic sem ser naquela lentidão a que os jogadores europeus ficaram destinados, alem de poder tirar as incomodas barras superiores e inferiores. Infelizmente com o meu jeito para soldaduras o mais certo era avariar a consola. Se algum entusiasta na matéria que seja da Margem sul do tejo, ou Lisboa estiver disposto a fazer o serviço por um preço módico, esteja a vontade para me contactar. Entretanto vou jogando com um mega key para correr jogos importados e vou jogando tambem no clone da megadrive (megagame) que tem um switch (so algumas versoes) por baixo da consola e dá para alternar entre euro, jap e usa
 
Xenix já jogaste sonic2? este jogo engasga-se na competiton mode quando perdes os rings, e o outro player tem escudo/perde rings/invulnerability -> overclock a 9MHz resolve isso


Overkill a tua MD é a 1 ou a 2? em ambas o mod para 50/60Hz é muito fácil mesmo para nunca soldou, as cenas onde se pode soldar são largas
 
Overkill a tua MD é a 1 ou a 2? em ambas o mod para 50/60Hz é muito fácil mesmo para nunca soldou, as cenas onde se pode soldar são largas

Tenho as duas, megadrive 1 e 2, e tenho uma multimega tambem. Mas para fazer queria mesmo que fosse na MD1, alem de ter várias, foi a primeira e tem a saida stereo para auscultadores. Vou tentar entao, o maximo que pode acontecer é pifar
 
Tou a espera do fim do mês, para comprar uma maq fotografica digital, então tiro umas boas fotos e meto-as aqui, e que costumo tirar com o meu telélé, mas a qualidade é péssima!

Já ouviste falar do mod, para a MD1, para Jamma?

tipo:

http://www.arcade-system.com/articles_html/md2jamma.htm

Fiquei curioso, também quero!:lol:

Não sei o que se passa, mas ao tentar overclock, um pouco mais a MD1, o som fica horrivel (em cerca de 16 Mhz), e a imagem, começa a ficar passada!
 
Última edição:
Nunca experimentei nada acima dos 13.6 MHz, talvez com a FPGA faça uma série de clocks a partir do oscilador 53.2MHz on-board, para experimentar, se bem que a 13M na minha opinião é perfeito


Isso da imagem/som ficarem passados provavelmente é do Bus-Master(o chip de 160 pernas), que espera os comandos a 7.6 e ela manda-os ao dobro do speed

Isso também me acontece quando reduzo o Vcc abaixo dos 3.5Volts (actualmente está a 3.7)


O mod para Jamma é muito simples, é só transportar os fios de input/RGBsync


LOL enganaste-te outra vez nos switches: 50/60Hz e JP/EN LOOOL

Cumprimentos
 
Última edição:
Sim acho que vou desistir e ficar-me pelos 13 Mhz, se bem que é sempre incomprtivel, com alguns jogos
Testados por mim:
Sonic & Knuckles
Comix Zone
Dragon Ball Z (Jap), vários glitches.

Bem mas para isso, é que serve o interruptor, certo?:-D

Pois a Jamma, pensei, que fosse outra coisa, estive a pesquizar, e é apenas uma forma de tornar a MG, numa Arcade (Não deixa de ter a sua piada), mas para mim, acho que não vale a pena!

Já agora, no primeiro tópico (apagado), falaste em RGB , para a MG "Out of the Box", podes explicar melhor?


Switches:
Que é que queres, não dou com o termo, para mim é melhor a definição NTSC/Pal que JP/EN



Cmpts
 
Última edição:
Sim acho que vou desistir e ficar-me pelos 13 Mhz, se bem que é sempre incomprtivel, com alguns jogos
Testados por mim:
Sonic & Knuckles
Comix Zone
Dragon Ball Z (Jap), vários glitches.

Bem mas para isso, é que serve o interruptor, certo?:-D

Pois a Jamma, pensei, que fosse outra coisa, estive a pesquizar, e é apenas uma forma de tornar a MG, numa Arcade (Não deixa de ter a sua piada), mas para mim, acho que não vale a pena!

Já agora, no primeiro tópico (apagado), falaste em RGB , para a MG "Out of the Box", podes explicar melhor?


Switches:
Que é que queres, não dou com o termo, para mim é melhor a definição NTSC/Pal que JP/EN

Cmpts


Bem a minha MD a 13MHz corre tudo perfeitamente o que lhe espeto, incluindo o S&K
Posso testar também o Comix zone, o virtua Racing e o DBZ em Setembro (inicio das aulas: cravanço de jogos a um amigo meu, hehe) :007:

Posto isto não tenho switch nenhum de switch de clock, nem Halt -> menos 2 switches que não preciso :)


O meu RGB é out-of-the-box como tinha dito porque tenho uma ficha vga na MD, que dá para ver na pic que mostrei, porque podes lá ligar algumas coisas com entrada vga, tipo alguns monitores que suportam 15KHz de Hsync(pouquíssimos), Projectores(muitos aceitam), e principalmente porque tenho um cabo VGA->SCART homemade, ou seja não preciso de andar ai feito maluco à procura das fichas mais esquisitas à face do planeta (se bem que a da MD1 escapa por ser um din, que era +/- standart antigamente), claro o meu cabo RGB funca com o pc, mas tens de por a resolução 640*480 interlaçados para aparecer uma imagem decente na tv


Outra cena o Switch 50/60Hz = PAL/NTSC na megadrive, depois tens o switch da linguagem


Ainda em relação ao cabo RGB, o audio também passa pela ficha VGA, usando pinos de indentificação do monitor, eu meto o audio R e L em 2 desses pinos, que depois no VGA->SCART vão para o sitio correcto, mas quando ligas um pc com este cabo, ao inicio ouve-se uns POOFS, que eu penso ser o pc a mandar sinais por esses pinos, mas este cabo também tem um jack 3.5mm para ligar ao pc (que também pode ser ligado à md como tu sabes, mas na minha isso é redundante)


Cumprimentos
 
Jorge:

Conheces, alguma maneira, mais facil, de fazer um RGB, do que a que está em www.mmmonkey.co.uk, e que vou fazer um segundo cabo RGB para a minha segunda MD1 (virgem, sem mods), e não me tava nada a apetecer, ter o trabalho, que tive em fazer o primeiro (que acabei a uns 3 dias), antes usava o RCA.

E sim tinhas razão, mesmo quem usa RCA, nota alguma diferença, quando muda para RGB, mas a grande diferença foi mesmo de RF --> RCA:)

Edit: Já agora, li em alguns forums, em que o pessoal afirma que, em RCA com adaptador para Scart (tipo ps2), que a imagem melhora um pouco, que achas?
E que tipo testei, via RCA normal (ligado directamente a TV), e depois com um adaptador via Scart, e sinceramente, não notei diferença nenhuma lol

Cmpts
 
Última edição:
RCA = Video composto + audioLR
O scart neste caso vai ser apenas a ficha que vai transportar estes memos sinais, não vai "inventar qualidade", portanto é bullshit...

tenho aqui um adapador desses, que até é duma ps2... aquilo só faz a correspondencia, não tem componentes nenhuns lá dentro.

Cabo RGB simples sem modificar nada:
Din 8-pinos -> scart, não precisas de resistencias nenhumas pode-se ligar tudo directamente com fios simples (a imagem vai aparecer mais clara, mas fica ok na mesma). :)
 
Estas férias vou desenterrar a minha MD, e se calhar meto-me a fazer um destes mods :D

O problema é que tremo um bocado com o ferro :wvsore:
 
Realmente, também astava a achar tanga, visto que o scart, é apenas um adaptador...

Mas fizeste o teu RGB, sem nenhuma resistência?
Então e aquelas tres de 75 Ohm (Pinos Scart 15, 11, 7), e a outra de 100 (do pino 8 ao 16), ?
Não te faz diferença?

O meu deu um trabalhão a fazer, por ter de soldar essas resistências...

Cmpts
 
Última edição:
Back
Topo