SSDs - suporte e dúvidas

O SSD pode não estar a fazer o flush da cache, alguma coisa a correr em background pode não estar a deixar. Para não falar no próprio programa que usas para medir as velocidades, que gasta uma pipa de GB e também enche-te a cache se correres muitas vezes!!!
 
pois... da-me ideia que o turbowrite não está a funcionar, eles dizem que ainda suporta umas dezenas de GB antes de abrandar, mas até com simples teste de 1x 128mb fica-se pelos 80mb/s.

Screenshot-1.png


não sei o que possa estar a fazer de errado, é um fresh install...

Não encontro muita informação na net, tirando isto: https://superuser.com/questions/143...r-samsungs-intelligent-turbowrite-buffer-to-b

que basicamente tem 2 pessoas a queixar-se do mesmo problema...

EDIT: depois de um shutdown...

Screenshot-1.png
 
Última edição:
Sim tenho o magician instalado, não há updates de firmware. Tanto quanto sei não há forma de ligar ou desligar o turbowrite, ou ver o estado do buffer, etc :(
 
Eu sei :( e estava a seguir o teu conselho, era esse que tinha no carrinho desde a altura e andava a acompanhar a evolução dos preços, até ter apanhado o QVO em promo 30€ mais barato, e acabei por mudar...

desde que o turbowrite funcione como suposto... agora como ontem que copiava um ficheiro de 1gb a 80mb/s isso é que não...
 
Última edição:
Segundo a review da tom's isso tem 6GB de cache fixa que é suposto recuperar rapidamente, e depois passa a cache dinâmica maior que pode demorar até meia hora a recuperar. MAs os 6GB só por si deviam ser suficientes para a utilização do dia a dia e benchmarks masi rápidos. Não sei, talvez o firmware se engasgue na gestão disso tudo.
Nhe, QLC... Parecem bons para a livraria do Steam, storage de acesso rápido e pouco mais, esses QVO.
 
Mhhhh

Para não estar aqui a varrer páginas, algum artigo que saibam onde possa ver as diferenças entre os diferentes tipos de ssd (esses QLC, TLC, etc e tal)?

Pode ajudar na escolha do que pode ou não ser um bom negócio quando aparece :D
 
Ou seja, vamos assumir, para trabalhar, aceder a ficheiros gigantes etc e tal SLC.

Para espetar para lá jogos, e usar para lixo, downloads e afins, QLC.
 
Boas!
Por ordem de qualidade: SLC-MLC-TLC-QLC
SLC (S=Single), para consumidores é para esquecer, demasiado caros.
MLC (M=Multi), vai pelo mesmo caminho.
TLC (T=Triple), até agora e atendendo ao histórico, parece ser o que vale a pena comprar. Desempenho, resistência e preço razoáveis.
QLC (Q=Quad), é mais novo, falta ver como se comportam em termos de resistência, mas já começam a ter problemas quando são puxados na escrita.

PS: Notar que as marcas são muito imaginativas nos nomes: 3-bit MLC é TLC. Convém perder um tempito a investigar para não comprar gato por lebre.
 
Última edição:
Maltinha, uma questão.

Mandei vir um Gigabyte AORUS NVMe Gen4 SSD 1TB M.2 PCIe 3D TLC (versão sem cooler, uso o cooler da board).

Entretanto, ao investigar, a minha board tem 1 slot m.2 pcie gen4 x4, e outro x2 (penso que seja por também ter um conector u.2 pcie x2).

Ora, no meu plano de organização interna com discos, que diferenças expectáveis existirão entre 2 discos iguais em ambos os conectores? Sei que o pcie gen4 x2 faz os mesmos 4Gb/s que o pcie gen3 x4.
 
Back
Topo