[HDTV] Tópico Oficial LG OLED B6 (4K HDR/Dolby Vision)

Bom, então é assim: em SDR a coisa melhorou com a reposição das definições da tv, tem um pequeníssimo glow, uma coisa super ligeira que só mesmo espetando a cara no ecran se nota.
O teste foi feito com um video totalmente preto, sala completamente às escuras e com bias lights desligados.

HDR e DV, a coisa muda de figura: o glow nota-se bem, mas para estes casos usei conteudo normal (Lego Batman em HDR primeiros 5-10 segundos do filme, é totalmente preto, e Star Trek, em DV, pausei uma cena totalmente em preto).

O que me deixa frustrado é que quando fiz o downgrade por causa do glow para o firmware 4#, só praticamente testei SDR, portanto não sei como estavam conteudos em HDR e DV, e infelizmente já não vou ter como saber visto que o downgrade já não é possível.

Imaginando que este glow não existia no firmware 4# para HDR e DV, para aqueles que veem conteúdos HDR ou DV completamente às escuras poderão ficar decepcionados; no meu caso o glow é muitíssimo mitigado pelo facto de ter bias lights por trás da tv.

Independemente continuo satisfeitíssimo com este oled e não o trocava por nada. :)
 
Última edição:
Bom, até é assim: em SDR a coisa melhorou com a reposição das definições da tv, tem um pequeníssimo glow, uma coisa super ligeira que só mesmo espetando a cara no ecran se nota.
O teste foi feito com um video totalmente preto, sala completamente às escuras e e com bias lights desligados.

HDR e DV, a coisa muda de figura: o glow nota-se bem, mas para estes casos usei conteudo normal (Lego Batman em HDR primeiros 5-10 segundos do filme, é totalmente preto, e Star Trek, em DV, pausei uma cena totalmente em preto).

O que me deixa frustrado é que quando fiz o downgrade por causa do glow para o firmware 4#, só praticamente testei SDR, portanto não sei como estavam conteudos em HDR e DV, e infelizmente já não vou ter como saber visto que o downgrade já não é possível.

Imaginando que este glow não existia no firmware 4# para HDR e DV, para aqueles que veem conteúdos HDR ou DV completamente às escuras poderão ficar decepcionados; no meu caso o glow é muitíssimo mitigado pelo facto de ter bias lights por trás da tv.

Independemente continuo satisfeitíssimo com este oled e não o trocava por nada. :)

Excelente post. É só prova que os Oleds têm as suas imperfeições mas no cômputo geral continua a ser melhor escolha. [emoji6]
 
Também me acontecia isso quando mudei de router para o fibergateway, toda a família estava avisada a não carregar no “actualizar”. :p

estás a dizer que o novo router fibergateway não dá para bloquear sites ?!?

(é que devem instalar cá um em casa dentro de dias e não estou para andar a cancelar a actualização sempre que ligo a oled! com o router actual o bloqueio ao site de updates funciona 5 estrelas)
 
A minha já andava a mostrar o update mais recente... Ainda a ver se passava, mas há pouco ao ligar a TV lá carregaram no botão e pimba... 5.30.25.

Depois do update fiquei sem áudio na box de TV. Reiniciei a box a TV e nada. Acabei por ter que fazer reset para as settings default da TV e agora o áudio já dá, mas agora ao associar a box ao comando aquilo não detecta os comandos.

A box e uma Arris da Vodafone. Eu simplesmente seleciono o modelo é quando vai para o ecrã de teste, não muda de canal nem volume. Não surge nenhuma opção de mudar o "sinal" d comunicação da box. O que posso fazer? Recordo-me de haver um truque qualquer, mas não já não me lembro ao certo o que era...
 
No AVForums está o caos instalado.
Há os que vêem o Black glow da B6 (estou neste campo), há os que vêem mas não querem saber, há os que não vêem, e há (na sua maioria) os que não querem ver...
Com um problema introduzido por firmware, na TV que sempre foi a ovelha ranhosa do lineup porque usa um chipset diferente e com uma user base que não se entende nem se une em relação ao problema, a LG nunca vai resolver isto...
 
Provavelmente há variações nos painéis que levaram a introdução de pretos menos pretos, se calhar sem este ajuste para muitos haveria banding e outros problemas ainda pois. E provavelmente por isso é que para uns é tão visível e a outros não incomoda minimamente. Apesar de tudo este último firmware parece que consegue um melhor equilíbrio e veio melhorar para quem estava mais incomodado.

A mim nunca me incomodou, embora também nunca tenha corrido testes específicos, acho que se só for visto em testes não é um problema.

Há outras coisas que me incomodam mais e continuam por resolver, como a falta de HDR no YouTube que foi prometida é nunca cumprida, ou os bugs imensos no HDMI-CEC.
 
Provavelmente há variações nos painéis que levaram a introdução de pretos menos pretos, se calhar sem este ajuste para muitos haveria banding e outros problemas ainda pois. E provavelmente por isso é que para uns é tão visível e a outros não incomoda minimamente. Apesar de tudo este último firmware parece que consegue um melhor equilíbrio e veio melhorar para quem estava mais incomodado.

A mim nunca me incomodou, embora também nunca tenha corrido testes específicos, acho que se só for visto em testes não é um problema.

Há outras coisas que me incomodam mais e continuam por resolver, como a falta de HDR no YouTube que foi prometida é nunca cumprida, ou os bugs imensos no HDMI-CEC.
Sinceramente, e o meu painel, que já tinha quase um ano, foi trocado há pouco tempo por um fabricado já este ano, acredito que é um problema generalizado, há os utilizadores que notam e os que não notam ou não ligam.

Para mim, que vejo filmes com a sala totalmente às escuras, é perfeitamente notório, pelo menos com os firmwares 5.XX.XX que experimentei, ainda não pus o último, que em qualquer fade-out de um filme, o ecrã não desliga os pixeis como devia e como faz nos firmwares 4.XX.XX, fica uma luz ténue, como acontecia nos plasma.

Ainda assim tem um nível de preto melhor que os LCD, claro, mas não foi por isto que eu paguei, por isso mantenho o firmware 4.XX.XX e por mim até era assunto encerrado se a porcaria da notificação de update não aparecesse de cada vez que se liga o equipamento.
 
...por isso mantenho o firmware 4.XX.XX e por mim até era assunto encerrado se a porcaria da notificação de update não aparecesse de cada vez que se liga o equipamento.

e porque é que não bloqueias os sites de update da LG no router para não seres incomodado ? é o que eu faço actualmente sem problemas.

Só não sei se quando tiver o novo router Fibergateway da Meo se vou conseguir continuar a bloquear os sites? não sei se o Fibergateway tem essa função?
 
...
Há outras coisas que me incomodam mais e continuam por resolver, como a falta de HDR no YouTube que foi prometida é nunca cumprida, ou os bugs imensos no HDMI-CEC.

A mim interessava-me mais isso também...

Pessoalmente estou no saco dos que nem querem saber, mais pelo facto, que se for esmiuçar isso e encontrar o problema depois não me sai da cabeça. :wvsore: Em utilização normal não noto e prefiro não ir fazer nenhum teste. Na verdade compreendo o que relatam, mas nem sei qual o aspecto da sua manifestação. Não tenho noção da "intensidade" do problema...

No entanto, se é algo que possa ser resolvido eu alisto-me... Há alguma "lista" de pedidos, onde possamos subscrever pedidos de correcção à LG?
 
Última edição:
e porque é que não bloqueias os sites de update da LG no router para não seres incomodado ? é o que eu faço actualmente sem problemas.

Só não sei se quando tiver o novo router Fibergateway da Meo se vou conseguir continuar a bloquear os sites? não sei se o Fibergateway tem essa função?
No Fibergateway não consigo, ele bloqueia o acesso ao site de update, o snu.lge.com e o su.lge.com porta a porta, ou seja, como a TV usa uma porta aleatória (pelo menos do que me apercebo) o router não consegue bloquear...
 
A mim interessava-me mais isso também...

Pessoalmente estou no saco dos que nem querem saber, mais pelo facto, que se for esmiuçar isso e encontrar o problema depois não me sai da cabeça. :wvsore: Em utilização normal não noto e prefiro não ir fazer nenhum teste. Na verdade compreendo o que relatam, mas nem sei qual o aspecto da sua manifestação. Não tenho noção da "intensidade" do problema...

No entanto, se é algo que possa ser resolvido eu alisto-me... Há alguma "lista" de pedidos, onde possamos subscrever pedidos de correcção à LG?
Se não te incomoda, não procures.
Mas duvido que não seja geral, para ser sincero.
 
A mim interessava-me mais isso também...

Pessoalmente estou no saco dos que nem querem saber, mais pelo facto, que se for esmiuçar isso e encontrar o problema depois não me sai da cabeça. :wvsore: Em utilização normal não noto e prefiro não ir fazer nenhum teste. Na verdade compreendo o que relatam, mas nem sei qual o aspecto da sua manifestação. Não tenho noção da "intensidade" do problema...

No entanto, se é algo que possa ser resolvido eu alisto-me... Há alguma "lista" de pedidos, onde possamos subscrever pedidos de correcção à LG?


Isso é +/- como eu me sinto... Em uso normal nunca dei pelo defeito. Para mim continua bastante igual ao que era antes dos updates do firmware, pelo que prefiro nem querer saber. Também acredito que se um dia destes aquilo me começa a saltar à vista depois não consigo tirar o assunto da cabeça e às tantas estou mais atento a isso do que aos filmes.
 
Também acredito que se um dia destes aquilo me começa a saltar à vista depois não consigo tirar o assunto da cabeça e às tantas estou mais atento a isso do que aos filmes.
Por esse motivo é que não instalo. Depois fico à procura dos defeitos...
E, sinceramente, não vejo qualquer necessidade de instalar o update, já que a televisão está perfeita assim.
 
A questão é que não está perfeita. Tenho imensos problemas com o HDMI-CEC... Não ficaram resolvidos com o último update, mas a esperança é a última a morrer...
 
Boas pessoal.

Acabei de comprar uma nova box android, a Beelink GS1 (ainda estou em fase de testes a ver se aquilo é alguma coisa decente..)

vinha aqui perguntar se alguém tem uma box beelink (ou outra android) e se conseguiu meter o comando da LG como "universal" a ser reconhecido na box?


outra coisa, antes tinha o plex e o LG SmartShare instalado no PC e as bibliotecas apareciam-me na TV. O reconhecimento daquilo é por DLNA certo? que eu saiba a TV não usa Samba nem NFS share nem nada disso correcto?



Por fim, a minha maria fez o update, mas confesso que não notei diferença na qualidade da image, mas os meus olhos nunca foram os melhores :)

muchas gracias desde já.
 
Última edição:
Pessoal:

1º- Bump ao post anterior.

2º- Alguém sabe de algum "tutorial" ou equivalente para calibrar a TV, após todos os updates que a TV sofreu? Admito que os valores "óptimos" não sejam os valores apresentados no início da thread...
 
Pessoal:

1º- Bump ao post anterior.

2º- Alguém sabe de algum "tutorial" ou equivalente para calibrar a TV, após todos os updates que a TV sofreu? Admito que os valores "óptimos" não sejam os valores apresentados no início da thread...

Deixo aqui a minha opinião sobre as formas mais fáceis de calibrar a TV, já testei todas com excelentes resultados:
A forma mais fácil de calibrar a TV rapidamente é (modo básico, sem colorímetros etc):

  • Desligar o Overscan nas opções da TV.
  • Escolher um dos modos ISF ou o modo Jogo (todos os demais modos são lixo).
  • Saca os mp4 do AVS HD 709 no link acima.
  • Na pasta Basic Settings tens os padrões de pretos, brancos e cores.
  • Põe os vídeos numa PEN formatada em FAT32 ou exFAT e coloca-a na entrada que queres calibrar, PS3, PS4, XBOX, Leitor de Bluray, Box Android, quase tudo corre mp4
  • Põe a correr o vídeo 1-Black Clipping e ajusta o brightness até que a linha de preto 16 seja preto e que não se consigam ver as barras a piscar antes da 16 mas consigas ver as barras a partir da 17.
  • Põe a correr o vídeo 3-White Clipping e ajusta o contraste até que consigas ver as barras que piscam antes das linhas 230-234 mas não as seguintes.
  • Põe a correr o vídeo 4-Flashing Color Bars, liga o filtro azul da TV, está nas configurações avançadas, apenas disponível nos modos ISF (para os restantes modos, como o modo Gaming tens de ter um filtro de luz azul, como o que vem incluído no Bluray Video Essentials que falo acima) e ajusta a Cor até as barras que dizem color terem o mesmo tom que o circundante destas e ajusta o Tom até que as barras que dizem Tint também tenham o mesmo tom que o circundante.
  • Voilá, tens uma TV calibrada.
Se quiseres testar a TV, tens na pasta ChromaPure Fields dois testes péssimos para quem não quer ficar frustrado com a TV:
  • Pasta 5% Grayscale - 01-5% Gray.mp4 para verificar banding vertical
  • Pasta Contrast - 1-0% Black.mp4 para verificar o black glow introduzido pelos novos firmwares...
 
Deixo aqui a minha opinião sobre as formas mais fáceis de calibrar a TV, já testei todas com excelentes resultados:
A forma mais fácil de calibrar a TV rapidamente é (modo básico, sem colorímetros etc):

  • Desligar o Overscan nas opções da TV.
  • Escolher um dos modos ISF ou o modo Jogo (todos os demais modos são lixo).
  • Saca os mp4 do AVS HD 709 no link acima.
  • Na pasta Basic Settings tens os padrões de pretos, brancos e cores.
  • Põe os vídeos numa PEN formatada em FAT32 ou exFAT e coloca-a na entrada que queres calibrar, PS3, PS4, XBOX, Leitor de Bluray, Box Android, quase tudo corre mp4
  • Põe a correr o vídeo 1-Black Clipping e ajusta o brightness até que a linha de preto 16 seja preto e que não se consigam ver as barras a piscar antes da 16 mas consigas ver as barras a partir da 17.
  • Põe a correr o vídeo 3-White Clipping e ajusta o contraste até que consigas ver as barras que piscam antes das linhas 230-234 mas não as seguintes.
  • Põe a correr o vídeo 4-Flashing Color Bars, liga o filtro azul da TV, está nas configurações avançadas, apenas disponível nos modos ISF (para os restantes modos, como o modo Gaming tens de ter um filtro de luz azul, como o que vem incluído no Bluray Video Essentials que falo acima) e ajusta a Cor até as barras que dizem color terem o mesmo tom que o circundante destas e ajusta o Tom até que as barras que dizem Tint também tenham o mesmo tom que o circundante.
  • Voilá, tens uma TV calibrada.
Se quiseres testar a TV, tens na pasta ChromaPure Fields dois testes péssimos para quem não quer ficar frustrado com a TV:
  • Pasta 5% Grayscale - 01-5% Gray.mp4 para verificar banding vertical
  • Pasta Contrast - 1-0% Black.mp4 para verificar o black glow introduzido pelos novos firmwares...

Isto sim , boa partilha!!

Obrigado!!
 
Back
Topo