Tudo sobre o (mini) DisplayPort

vantagens do hdmi? milhares de produtos com portas hdmi.
produtos com display port? hummmm.... nunca vi. e apple cinema display não é um produto de "consumo", nem está nos objectivos de compra de 99.999% dos compradores de macbooks.

É isto mesmo que interessa! HDMI está muito mais massificado, iria ser muito melhor para o consumidor.

Que interessa qual é um pouco superior ao outro? HDMI ou DisplayPort? As coisas não duram uma vida inteira de qualquer maneira.

Depois o chato é também ter de andar com mil e um adaptadores atrás de nós caso queiramos ligar o MB/MBP a algum lado.

Só sei que com este tipo de atitudes a Apple só tem a perder. Se levasse ao extremo a preocupação com o consumidor se calhar vendia mais coisas e teria o mesmo ou mais lucro do que a vender acessórios parvos. Mas já estou a divagar. Mas pronto, se ligarmos algo a um MB ou compramos um display apple ou uns acessórios quaisquer à apple.
 
Embora eu vá comprar um macbook pro, concordo que a Apple quis fazer dinheiro com esta mini-display port. É que nem sequer é display port, é mini...

Pode-se achar que o hdmi está massificado, mas a percentagem de gente que faz uso dele ainda é diminuto. A diferença é que o suporte a ele é igual para qualquer aparelho.

Havendo já muitos aparelhos que o disponibilizam, e aí já se pode falar na tal massificação, uma pessoa comum que já tem o cabito que comprou para um aparelho que tem lá em casa vai dar para os outros todos. E se calhar nem o comprou, vinha de oferta com alguma coisa... (claro que se pode falar sempre na qualidade do cabo e tal, mas neste momento não é relevante)

Eu não vou entrar em questões técnicas, porque as desconheço, deixo isso para quem as entende. Só gostava era também que chegassem a um consenso... depois de ler tudo ainda fiquei sem saber tecnicamente qual o melhor. Depois há o comercialmente melhor, entre outros...

Para mim o problema é de quem comprou um adaptador display port e leva com este mini... neste momento alguns monitores já trazem display port, mas não este mini...
 
É isto mesmo que interessa! HDMI está muito mais massificado, iria ser muito melhor para o consumidor.

Que interessa qual é um pouco superior ao outro? HDMI ou DisplayPort? As coisas não duram uma vida inteira de qualquer maneira.


O HDMI está tão massificado que em centena de TFTs que me rodeiam, em casa e no trabalho, ZERO têm HDMI. Diria que está "fantasticamente" massificado.
 
Eu ainda À dias comprei um lcd daqueles minorcas e baratinhos para a cozinha e adivinha lá... tem porta hdmi.

Eu só critico a Apple por mais uma vez estar a tentar impor uma tecnologia desajustada ao seu tempo.
Uma coisa é falar de inovação em tecnologias retroactivas, outra coisa é falar de algo que, pode-se dizer que ainda nem sequer é vista...


O HDMI está tão massificado que em centena de TFTs que me rodeiam, em casa e no trabalho, ZERO têm HDMI. Diria que está "fantasticamente" massificado.

E com esta frase só te contradizes em tudo o que já disseste. Se no teu caso pessoal consideras que não tens presente na tua vida o HDMI, imagina então até começares a ter o displayport... O mercado está com HDMI em força e, geralmente esta tendência não costuma mudar de um dia para o outro...

O que interessa nisto é o uso real que se consegue ter de algo e não o quanto melhor uma tecnologia é... em todos os posts em que falas em specs-fanboys, olha, estás mesmo a parecer um agora!
 
- "rip-off" dos MacFanatics, impingindo-lhes a compra de cabos e demais "apêndices" proprietários para os seus notebooks a preços exorbitantes, à la Monster Cables...
- evitar o pagamento e integração na motherboard de chips TMDS à Silicon Image, que detém a maioria das patentes relacionadas com o protocolo de comunicações usado pelo DVI e pelo HDMI (os chips estão agora nas Dongles vendidas em separado).

O modelo de negócio de que falas é o das companhias aéreas low cost.

O teu segundo comentário tem mais valor, pois o standard display port não implica o pagamento de royalties o que permite à Apple poupar uns cobres (por ventura também lhes sai mais barato fazer a ficha mais pequena de forma mais barata). O preço dos adaptadores vejo-o como uma externalidade (positiva para a Apple), não como um objectivo em si mesmo.

De todas maneiras, lê este artigo na Roughly Drafted Magazine sobre o Mini Display Port.
 
O teu segundo comentário tem mais valor, pois o standard display port não implica o pagamento de royalties o que permite à Apple poupar uns cobres (por ventura também lhes sai mais barato fazer a ficha mais pequena de forma mais barata).

Não me parece que uma companhia com 25 bilhões de dólares em cash se preocupe com os peanuts das royalties do HDMI. É quanto? 10.000 dólares/ano mais $0.20 por ficha? Convenhamos que é caricato falar-se em tostões. Isto é o salário de UM MÊS de UM funcionário mais qualificado na Apple.

Esse argumento é viral. Houve alguém que se lembrou dos royalties e o resultado é repetir-se pela Net a fora. Só blastarr-fanboys-like pegam neste tipo argumentos. A opção pelo DisplayPort é fácil de fundamentar. Mais evoluído, mais versátil, mais adequado para computadores, aberto e é o futuro.
 
Não me parece que uma companhia com 25 bilhões de dólares em cash se preocupe com os peanuts das royalties do HDMI. É quanto? 10.000 dólares/ano mais $0.20 por ficha? Convenhamos que é caricato falar-se em tostões. Isto é o salário de UM MÊS de UM funcionário mais qualificado na Apple.

Esse argumento é viral. Houve alguém que se lembrou dos royalties e o resultado é repetir-se pela Net a fora. Só blastarr-fanboys-like pegam neste tipo argumentos. A opção pelo DisplayPort é fácil de fundamentar. Mais evoluído, mais versátil, mais adequado para computadores, aberto e é o futuro.


Multiplica $0.20 por milhões de computadores e vais ver que é dinheiro. $0.20 é alegadamente a margem de lucro que a Apple tem em cada música vendida no iTunes e não se tem dado nada mal com isso.

Ainda assim, a diferença nas royalties é para adicionar às restantes eventuais vantagens ao nível de custos pela utilização de uma porta mini-display port.
 
O HDMI está tão massificado que em centena de TFTs que me rodeiam, em casa e no trabalho, ZERO têm HDMI. Diria que está "fantasticamente" massificado.

não podes dizer com o que tens. Agora vai ver o mercado, lojas e vais ver que quase 100% das televisões tem HDMI (se for para HDTV, então é 100% mesmo). Só aqueles LCD's pequenos e roscof que não tem.

Em ecrans de computadores é mais useless (DVI faz o mesmo), mesmo assim cada vez se vê mais LCD's para computadores com HDMI, de modo a serem ligados à consolas e leitores de sala com isso (até leitores de DVD estão a vir com HDMI em massa)

Todas as gráficas ATI e nvidia actuais suportam HDMI com som, ou porta nativa ou adaptador DVI (com passagem de som na mesma!) Se bem que a nvidia precisa de cabo spdif para ligar à placa de som, enquanto as ATI fazem passagem por pci-e.

Por exemplo, custavam por uma ficha displayport normal e 1 ficha HDMI (esta podia vir apenas nos macbook pro). São 2 fichas minúsculas do tamanho de USB's.

os macbook (pro) são boas maquinas, bem construídas e até já tem bem melhor hardware do que os outros, mas em termos de expansibilidade e funcionalidade deixam muito a desejar.
 
O HDMI está tão massificado que em centena de TFTs que me rodeiam, em casa e no trabalho, ZERO têm HDMI. Diria que está "fantasticamente" massificado.

Não percebeste apenas porque não quiseste.

Existem centenas de LCD e Plasmas com HDMI (ou não se pode ligar um MB a uma TV?) e já existem no mercados muitos adaptadores.

Não era melhor para os consumidores poderem usar os possíveis adaptadores que já têm? E caso queiram ligar o seu MB a uma qualquer TV não precisarem de qualquer adaptador?

Quantos anos até que existam muitos TFT com DisplayPort? E depois mesmo quando existam precisamos de um adaptador! lol

Qual a vantagem do Display Port? Uhh é nominalmente superior ao HDMI para uns. Quando é que se dará uso a essa eventual superioridade?

Se fosse HDMI precisavas apenas de adaptadores para ligar a DVI, VGA e no futuro DisplayPort. Existiriam no mercado vários adaptadores e as pessoas já os poderiam ter.

Sendo MiniDisplayPort precisas de um adaptador para tudo. HDMI, DVI, VGA e DisplayPort... É mesmo muito mais cómodo.
 
Multiplica $0.20 por milhões de computadores e vais ver que é dinheiro. $0.20 é alegadamente a margem de lucro que a Apple tem em cada música vendida no iTunes e não se tem dado nada mal com isso.

Ainda assim, a diferença nas royalties é para adicionar às restantes eventuais vantagens ao nível de custos pela utilização de uma porta mini-display port.

A Apple vende cerca de 10 milhões de unidades por ano. A $0.20 cada dá 2 milhões de dólares. Isto são peanuts, é irrelevante, um blip nas contas.

Como dizes, são mais importantes as reduções de custos em "circuitos" ao optar pela DisplaPort. É pelo menos 10x superior que as royalties.

não podes dizer com o que tens. Agora vai ver o mercado, lojas e vais ver que quase 100% das televisões tem HDMI (se for para HDTV, então é 100% mesmo). Só aqueles LCD's pequenos e roscof que não tem.

Em ecrans de computadores é mais useless (DVI faz o mesmo), mesmo assim cada vez se vê mais LCD's para computadores com HDMI, de modo a serem ligados à consolas e leitores de sala com isso (até leitores de DVD estão a vir com HDMI em massa)

Limito-me a sublinhar o que disseste. A diferença de relevância entre Televisões e ecrãs de computadores para quem vai usar os Macbooks (PRO) deve ser da ordem de 1 para 99. Convenhamos, quem é que vai ligar o Macbook (pro) à HDTV? 1% das pessoas? Faz algum sentido ter um portátil na sala ligado à HDTV? Há várias soluções mais elegantes e mais práticas para ver filmes ou fotos na HDTV. Mesmo assim, qual é a HDTV que não tem DVI ou VGA? Se a questão é ligar o Macbook à HDTV, porque não fazê-lo por DVI ou VGA? Obviamente que a questão do áudio torna o HDMI mais interessante, mas temos que olhar para o que é melhor para a maioria das pessoas.

REsumindo, toda a discussão em torno do HDMI prende-se com a eventual ligação dos Macbooks (PRO) às HDTVs ou com os codecs Dolby TRUE BLASTARR XPTO. Fico estupefacto ao perceber que há quem pense que isto é "essencial" num portátil.

Se fosse HDMI precisavas apenas de adaptadores para ligar a DVI, VGA e no futuro DisplayPort. Existiriam no mercado vários adaptadores e as pessoas já os poderiam ter.

HDMI -> DisplayPort ? Convém que leias os posts anteriores e tentes perceber o que é o DisplayPort e da impossibilidade técnica da conversão que apresentas se for para implementar a totalidade do standard DisplayPort. Não é apenas uma questão de fichinhas.
 
Última edição:
A Apple vende cerca de 10 milhões de unidades por ano. A $0.20 cada dá 2 milhões de dólares. Isto são peanuts, é irrelevante, um blip nas contas.

Como dizes, são mais importantes as reduções de custos em "circuitos" ao optar pela DisplaPort. É pelo menos 10x superior que as royalties.

4 cêntimos de dólar por cada transmissor TMDS utilizado.
Com uma ligação dual-link (DVI ou HDMI, não interessa), são 8 cêntimos por unidade.
Mais a ficha HDMI propriamente dita, ficará por 10 cêntimos de dólar por cada aparelho.
Mais a encriptação HDCP (licenciada à Intel, e só recentemente incorporada no DisplayPort 1.1, pois não existia na versão 1.0), não fica por menos de 15 cêntimos.
Se quiseres incorporar standards de áudio proprietários (Dolby, DTS, etc), junta mais uns cêntimos.
Multiplica por uns quantos milhões de unidades, adiciona as operações de teste do hardware e de controlo de qualidade/certificação do standard, e são uns cobres valentes a menos nas contas da empresa ao final do trimestre fiscal...



Limito-me a sublinhar o que disseste. A diferença de relevância entre Televisões e ecrãs de computadores para quem vai usar os Macbooks (PRO) deve ser da ordem de 1 para 99. Convenhamos, quem é que vai ligar o Macbook (pro) à HDTV? 1% das pessoas? Faz algum sentido ter um portátil na sala ligado à HDTV? Há várias soluções mais elegantes e mais práticas para ver filmes ou fotos na HDTV. Mesmo assim, qual é a HDTV que não tem DVI ou VGA? Se a questão é ligar o Macbook à HDTV, porque não fazê-lo por DVI ou VGA? Obviamente que a questão do áudio torna o HDMI mais interessante, mas temos que olhar para o que é melhor para a maioria das pessoas.

REsumindo, toda a discussão em torno do HDMI prende-se com a eventual ligação dos Macbooks (PRO) às HDTVs ou com os codecs Dolby TRUE BLASTARR XPTO. Fico estupefacto ao perceber que há quem pense que isto é "essencial" num portátil.

É, mais do que pensas/julgas.
Especialmente em laptops que são usados para produção de áudio e video profissional/broadcast como é o caso dos Macbook Pro.
Mas tu não saberias o que isso é, pois nem tens HDMI "à tua volta" (eu tenho três fichas aqui ao meu lado, uma no portátil, e duas no LCD -que tem VGA, mas não tem DVI-, e uso-as com muita frequência).
Aliás, HDTV's só com ficha DVI até costumam ser monitores de PC low-end adaptados com um tuner embutido, não uma HDTV no sentido clássico (resolução 720p ou superior).
E há HDMI em muitos novos desktop's (por exemplo, as ATI e muitas Nvidia trazem um adaptador DVI->HDMI), motherboards, consolas de jogos, amplificadores de som e aparelhos de pré-processamento de video, splitters, etc, etc, etc.
Com tudo isto, o mais provável é que o DisplayPort acabe por se tornar um nicho dos PC's, não um standard generalizado entre a electrónica de consumo e os PC's como hoje é o HDMI (beneficiado pela partilha do protocolo digital entre os já massificados DVI e HDMI).


HDMI -> DisplayPort ? Convém que leias os posts anteriores e tentes perceber o que é o DisplayPort e da impossibilidade técnica da conversão que apresentas se for para implementar a totalidade do standard DisplayPort. Não é apenas uma questão de fichinhas.

Que eu saiba, tem sido o DisplayPort a integrar as novidades do HDMI (nomeadamente, a encriptação HDCP criada pela Intel para esse standard), não o contrário.
Mais, é perfeitamente possível alterar o protocolo de transmissão de dados mantendo a compatibilidade física e eléctrica das fichas e cabos, pin-out, etc.
Um exemplo é o PCI-Express 3.0, que altera por completo o protocolo de transmissão de dados em relação ao PCIe 1.x/2.0, mas é 100% retro-compatível com esses dispositivos.
Outro exemplo semelhante é o USB 3.0, que tu tanto detestas mas vais acabar por usar, mais cedo ou mais tarde.

Até aposto contigo que já há alguém na indústria a alterar o HDMI para suportar o DirectDrive e a transmissão por packets, anulando grande parte das vantagens do DisplayPort... :P
 
A Apple vende cerca de 10 milhões de unidades por ano. A $0.20 cada dá 2 milhões de dólares. Isto são peanuts, é irrelevante, um blip nas contas.

Como dizes, são mais importantes as reduções de custos em "circuitos" ao optar pela DisplaPort. É pelo menos 10x superior que as royalties.

Tens noção que serias imediatamente despedido em toda e qualquer empresa do mundo se chegasses a um conselho de administração e dissesses que dois milhões de dólares de poupança anual (admitindo que este ano são vendidos 10 milhões de macs) em apenas uma das três divisões da marca são peanuts ou um blip nas contas.

As empresas não chegam a grandes deixando "peanuts" desses por aí.

Quanto maior a empresa, mais se preocupa com esses "peanuts" aqui e ali, mais ainda quando os mercados onde mais vendem (EUA e Europa no caso da Apple) estão a caminhar a passos largos para uma recessão prolongada.

Por algum motivo os Macs e iPods trazem cada vez menos acessórios. Adaptadores, nem vê-los. Comando, idem. Firewire (nos iPods) e respectivo cabo, chapéu.

A seguir vai a extensão do cabo de power.
 
Não vale a pena Demiurgo...

Estas a perder o teu tempo.Eu acho que o discurso dele devia ser como o do fEIO.
Há pessoas que não se importam de ser "chuladas" e tem prazer nisso.Não precebo qual é o mal de admitir isso.
Não é preciso andar aqui com paninhos quentes e desculpas!

Eu vou comprar o portátil mas não concordo com esta situação,lá por gostar da marca não tenho
de aceitar tudo.E isto é um negocio, a apple é uma empresa que tem uma filosofia diferente das outras do
mesmo ramo,mas no entanto tambem quando pode pensa primeiro em si do que nos seus consumidores.
Quem é que ia negar uns milhões de lucro?Então com esta crise...

Quis sacar mais um dinheiro digam o que disserem.

No entanto tambem admito que o displayport possa vir a ter vantanges...
No entanto só vi ainda vantagens do hdmi,para alem da obvia utilidade que possa ter com produtos apple que
outras vantagens tem o displayport?
 
Tens noção que serias imediatamente despedido em toda e qualquer empresa do mundo se chegasses a um conselho de administração e dissesses que dois milhões de dólares de poupança anual (admitindo que este ano são vendidos 10 milhões de macs) em apenas uma das três divisões da marca são peanuts ou um blip nas contas.

As empresas não chegam a grandes deixando "peanuts" desses por aí.

Completamente irrelevante comparado com outros custos e/ou com o impacto nos lucros que a opção pelo HDMI traria. Porquê? Espera 2 anos e regressa a esta thread.

Uma empresa como a Apple chega aos lucros, esta só tem 25 bilhões de trocos no banco, não por andar a poupar tostões mas por ter pessoas com uma grande capacidade de visão e conhecimento profundo da área em que se insere. Foram várias as decisões tomadas nos últimos 5 anos, profundamente criticadas pelos habitues deste fórum. Resultado? Passados 5 anos a Apple continua a apresentar lucros assinaláveis e numa época de crise e estagnação teve o melhor trimestre de sempre. Deve-o ao iPhone e exactamente pelas razões que sempre defendi neste fórum.

Só o rumor de que seriam lançado novos portáteis em 14 de Outubro fez a Apple perder uma quantia que daria para pagar pelo menos 10 anos de royalties do HDMI. Foi algo entre 100 a 500 milhões de dólares.

Podem achar que é um pormenor mas certamente que não o foi. A decisão de optar pelo DisplayPort ou pelo HDMI não deve ter sido tomada sobre o joelho numa tarde a beber uma cerveja numa qualquer esplanada californiana. São coisas pensadas até ao último pormenor por pessoas que dominam a tecnologia.

edit: corrigidos alguns detalhes de Português.
 
Última edição:
eu ainda não percebi qual é o problema de vir com ou sem HDMI, querem ligar o mac à TV/sistema de som? Para isso existe o Apple TV, a inclusão do HDMI ia matar a Apple TV, quem iria comprar uma Apple Tv se tivesse um Macbook com HDMI?

Não sei porque mas acho que muita gente daqui não percebe que as empresas tem de ter uma visão mais alargada do mercado. Leia-se, não matar produtos próprios, não dar tiros nos pés. Olhem que o Steve Jobs aprendeu esta lição da maneira mais dificil, burro era ele voltar a cair no erro.

Que queiram discutir a não inclusão do Displayport na versão standard, ainda vai que não vai, agora a não inclusão do HDMI? A não inclusão do displayport standard está fácil de ver, vender mais uns adaptadores e com isso ganhar mais uns dolares. é pá não gostam? Não comprem.

Já agora gostaria de ver a mesma discursão para a inclusão do mini-firewire nos ditos portáteis normais. Ah nisso ninguém fala, nem ter de comprar mais uma placa para se ter um Firewire decente nos ditos portáteis normais.

BTW, tb não gostei de ter de comprar os adapatadores para o mini-dvi, mas depois com o tempo até gosto mais de ter apenas ali um cabo fino do que um cabo e um conector dvi normal.

edit:
a questão do hdmi só se põe nos casos que o blastarr disse, edição de video e som. mas se calhar nesses casos até se usa uns mac pro's....
 
Última edição:
BTW, tb não gostei de ter de comprar os adapatadores para o mini-dvi, mas depois com o tempo até gosto mais de ter apenas ali um cabo fino do que um cabo e um conector dvi normal.

Atenção, tens de ter presente que o DVI, por causa de ter um "footprint" físico maior até do que a tradicional ligação VGA/D-Sub, nunca foi popular em portáteis.
Uma ficha DVI é tão grande como duas HDMI ou duas DisplayPort convencionais lado a lado.

O HDMI é outra história, pois além de ser mais pequeno, é "hot-plug", passa sinal digital cristalino, também pode transportar som, além de imagem (no DVI o som é uma opção pouco usada/suportada), e está plenamente implantado nas HDTV's e em muitos PC's.
Nesses casos, o DisplayPort não vem trazer nada de muito novo, e tem a desvantagem de não haver basicamente quase nenhum produto compatível no mercado (muito menos o "mini-DisplayPort").
Eu falo por mim quando digo que é extremamente útil chegar a casa, ligar o cabo que está permanentemente ligado ao LCD à ficha HDMI do laptop, carregar num botão do comando da HDTV e, após um flicker de 1 segundo, ter a área de trabalho do meu laptop estendida para mais um monitor de 1920 x 1080 com a sua própria resolução personalizada.
Se der mais um click (somente caso não o tenha feito da última vez que liguei o laptop), tenho o som do laptop a passar para as colunas da TV. Mais simples do que isto ?


edit:
a questão do hdmi só se põe nos casos que o blastarr disse, edição de video e som. mas se calhar nesses casos até se usa uns mac pro's....

Um Mac pro não é propriamente transportável como um Macbook, ou até um Mac Mini (como storage server, por exemplo)... :p
A ideia é edição de imagem e som rápida e "on-the-move", não num estúdio com uma ou mais workstations, como é habitual.
 
Última edição:
eu ainda não percebi qual é o problema de vir com ou sem HDMI, querem ligar o mac à TV/sistema de som? Para isso existe o Apple TV, a inclusão do HDMI ia matar a Apple TV, quem iria comprar uma Apple Tv se tivesse um Macbook com HDMI?
:eek: :rolleyes: há aqui cada um... olha agora se levar o meu mac para casa de outra pessoa, tenho de levar também o apple tv. aliás, nem sequer faz sentido ligar o macbook a uma tv, ninguém faz isso :rolleyes:
 
:eek: :rolleyes: há aqui cada um... olha agora se levar o meu mac para casa de outra pessoa, tenho de levar também o apple tv. aliás, nem sequer faz sentido ligar o macbook a uma tv, ninguém faz isso :rolleyes:

É o que a Apple pretende.



E para voltar à guerrinha.

USB, Webcams, and Touch-Sensitive Displays
DisplayPort not only offers a scalable data channel, it offer a bi-directional scalable data channel. This means that future implementations will be able to support microphones, webcams, USB hubs, or touch-sensitivity built right into the display - without additional cabling and circuitry (this would be especially valuable on laptops where physical space is at a premium).
;)
 
Eu falo por mim quando digo que é extremamente útil chegar a casa, ligar o cabo que está permanentemente ligado ao LCD à ficha HDMI do laptop, carregar num botão do comando da HDTV e, após um flicker de 1 segundo, ter a área de trabalho do meu laptop estendida para mais um monitor de 1920 x 1080 com a sua própria resolução personalizada.
Se der mais um click (somente caso não o tenha feito da última vez que liguei o laptop), tenho o som do laptop a passar para as colunas da TV. Mais simples do que isto ?

Só a passagem do áudio é diferente daquilo que fazem milhões de pessoas com Macbooks (PRO) antigos e novos quando chegam a casa e os ligam ao TFT.
 
Back
Topo