ubuntu vs debian

sim, mas diferenças tipo mais significativas, do debian para o ubuntu, quais são? o ubuntu não é apenas um debian pre-instalado, ou é? e a que gostos se dirige o debian e o a q outros se dirige o ubuntu na tua opiniao?
 
Experimenta e vai ver as diferenças. nada mais facil. Explicar é mais complicado.

Debian aposta na estabilidade. Ubuntu mais no Utilizador.

Usa os 2 e tira as tuas conclusões. Como disse, são gostos.
 
ok e se for para usar o debian testing, acabo por estar +- com a mesma coisa, ou nao? :S
pa, eu estou a perguntar porque toda a gente diz que o ubuntu é para aqueles que nao conseguem configurar o debian... se se consegue vale a pena instalar o ubuntu?
 
ok e se for para usar o debian testing, acabo por estar +- com a mesma coisa, ou nao? :S
pa, eu estou a perguntar porque toda a gente diz que o ubuntu é para aqueles que nao conseguem configurar o debian... se se consegue vale a pena instalar o ubuntu?


Em Ubuntu, pelo que percebi (nunca instalei Debian), é tudo mais automatizado. Tens ambiente gráfico para configurar tudo e com a introdução de uma aplicação para restricted drives permite-te que praticamente todo o teu hardware funcione sem problemas.

Usei Ubuntu durante bastante tempo e acabei por fartar-me. Depois passei por quase todas as "grandes distros". Agora que saiu a nova versão do Ubuntu resolvi testa-la e adorei. Não há nada como voltar a casa.
 
Queres configurar vai para Gentoo :) Se achas que tens maturidade para te meteres nisso, força. Eu também me fartei (na altura do fedora) e atirei-me pro Gentoo, reinstalei muitas vezes, porque fiz mt asneira (e aprendi muito), mas é como tudo na vida, um gajo cansa e acumoda-se ao menos trabalhoso e acabei por ir para o Ubuntu...
É como tudo, até pode ser fixe entender de carros, perceber como fuciona o motor, embraiagem, etc... epa mas chega a uma altura que cansa e um gajo quer é a andar de carro e o resto que se lixe. ;)
 
ok e se for para usar o debian testing, acabo por estar +- com a mesma coisa, ou nao? :S
pa, eu estou a perguntar porque toda a gente diz que o ubuntu é para aqueles que nao conseguem configurar o debian... se se consegue vale a pena instalar o ubuntu?

Ubuntu é baseado em Debian unstable

Como já disseram mais ou menos em cima Debian aposta na estabilidade, Ubuntu nas últimas versões dos pacotes. Escolhe.

Se instalares Debian e não tiveres problemas não vale apenas instalares ubuntu. Pode vir com versões mais recentes mas na maior parte das coisas (para mim) não compensa ter a última versão em sacrifício da estabilidade e robustez do sistema.

Além do mais gosto da parte de instalar um mini cd net install e sacar o resto por apt. (assim: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?topic=9418.0 )

Linux é escolha.
 
Pessoalmente acho Debian mais robusto e estável. Há pessoal a apontar Debian apenas para pessoal com experiência em linux, mas a verdade é que é simples de configurar mesmo para novatos (eu).

No meu caso:
- desktop com Debian
- portátil dell Debian
- portátil tsunami Ubuntu

Nunca tive qualquer problema em instalar Debian em qualquer das máquinas, mas o desktop decididamente não gosta de Ubuntu.

A minha sugestão para o pessoal que pergunta qual escolher é simples: experimentar ambos e escolher (ou usar os 2 :))

O melhor de linux é a descoberta e a aprendizagem. E neste ponto aprende-se mais com Debian do que Ubuntu.
 
ok.. eu acho que sou capaz de testar o debian.. mas tipo, se e para usar o debian testing vale a pena nao usar o ubuntu? e depois, será qeu altera alguma coisa na estabilidade por uns repos, por exemplo, com as ultimas versoes do gnome, do wine, e de aplicacoes do genero? nao sao esse tipo de aplicacoes que teem um impacto na estabilidade do sistema, certo?
 
e quanto ao automatix, o debian também tem... ou nao funciona tao bem no debian...
respondam a minha pergunta anterior, sff :)
 
ok.. eu acho que sou capaz de testar o debian.. mas tipo, se e para usar o debian testing vale a pena nao usar o ubuntu? e depois, será qeu altera alguma coisa na estabilidade por uns repos, por exemplo, com as ultimas versoes do gnome, do wine, e de aplicacoes do genero? nao sao esse tipo de aplicacoes que teem um impacto na estabilidade do sistema, certo?

Pelo que já ouvi dizer, só em relação ao Gnome, não há grandes problemas em actualizar. Mas sim, tem sentido que se estiveres a encher o sistema de "últimas" versões a coisa comece a não ficar tão estável, mas também é algo relativo.
 
claro que tem logica, mas também dependendo do "tipo" de sistema... nao sei se estou a dizer uma grande calinada, mas ha sistemas - como e o caso do debian - que estao feitos para o sistema controlar tudo, e outros - como o archlinux - que estao feitos para os pacotes controlarem tudo... daí mesmo que, por exemplo, cenas como nvidia-xconfig nao funcionarem no debian - usase o dpkg-reconfigure - e funcionarem no archlinux. nesses sistemas tem logica ter os pacotes na ultima versao!
estou certo ou foi uma muito para fora da caixa? :P
 
É assim quanto a mim faz sentido usar Debian por aquilo que a distribuição é: estável. Logo, a usar Debian seria a stable.

Para instalares drivers nvidia em Debian tens duas hipoteses: 1) Debian way (i.e nvidia-glx); 2) binários/drivers sacados do site da nvidia.

Nota: o package stable do debian way não permite compiz/beryl já que é baseado numa versão velha dos drivers da nvidia não preparada para AIGLX.

Sugiro dares uma olhada nestes links:
Outra hipotese "soft" de usares Debian é usares Ubuntu. ;)
 
tangram ?
Testing é perfeitamente estável e robusto para Desktop (mais estável e robusto que ubuntu).

Quando aos driveres da nvidia a versão da stable é 1.0-8776 se não der saquem do site...
 
CR_ apenas acho a versão final do Etch agradável porque não usá-la?

E yup... só a partir das versões 96XX é que o suporte para AIGLX está disponível. E usando a versão estável do pacote nvidia-glx não há compiz/beryl. :(
 
pois. pa, compiz, beryl, é tudo muito bonito, mas enquanto nao houver versoes verdadeiramente estáveis, nao vale a pena ter como WM primário... eu tenho-os instalados, mas apenas para mostrar ao pessoal... no dia a dia é o metacity!
pa, dizme uma coisa, o debian etch tem o gnu chess com GUI?

pa, eu para ja devo ficar com o ubuntu, é optimo, nao da problemas, nao chateia!
se render mesmo ter o debian, talvez o instale... mas ainda ng me deu argumentos suficientes :x
 
Última edição pelo moderador:
CR_ apenas acho a versão final do Etch agradável porque não usá-la?

E yup... só a partir das versões 96XX é que o suporte para AIGLX está disponível. E usando a versão estável do pacote nvidia-glx não há compiz/beryl. :(

Uma correcção. 96xx refere-se a ATI, não nvidia, e por acaso nem é 96xx mas sim 9550 para cima ...

o debian etch tem o gnu chess com GUI?

Esta versão que vem no Ubuntu 7.04 não tem que ver com o SO, mas com o Gnome, neste caso o 2.18. O Debian vem, de origem, imagine-se, com o Gnome 2.14 (tipo, pelo menos vinha com o 2.16 ...). Claro que se pode fazer o upgrade, mas ... hum .... pq é que raio não vem logo, tendo em conta que já estamos duas versões acima!

Confesso que nunca entendi a cena do Debian, e pelo andar, nunca vou entender.
 
Última edição:
Uma correcção. 96xx refere-se a ATI, não nvidia, e por acaso nem é

Esta versão que vem no Ubuntu 7.04 não tem que ver com o SO, mas com o Gnome, neste caso o 2.18. O Debian vem, de origem, imagine-se, com o Gnome 2.14 (tipo, pelo menos vinha com o 2.16 ...). Claro que se pode fazer o upgrade, mas ... hum .... pq é que raio não vem logo, tendo em conta que já estamos duas versões acima!

Confesso que nunca entendi a cena do Debian, e pelo andar, nunca vou entender.

E eu que ainda achava a versão 2.16 ultrapassada:-D
 
eu sei q isso é do gnome, mas tambem sei que o debian tem versao do gnome inferior... de qq modo acho q para ja fico com o gnome.. e mais user friendly e e bem rapido, se entretanto sentir necessidade de mudar experimento o debian primeiro :)
 
Esta versão que vem no Ubuntu 7.04 não tem que ver com o SO, mas com o Gnome, neste caso o 2.18. O Debian vem, de origem, imagine-se, com o Gnome 2.14 (tipo, pelo menos vinha com o 2.16 ...). Claro que se pode fazer o upgrade, mas ... hum .... pq é que raio não vem logo, tendo em conta que já estamos duas versões acima!

Confesso que nunca entendi a cena do Debian, e pelo andar, nunca vou entender.

São opções. Eu não vejo grandes diferenças entre um 2.14 e um 2.16 para o uso que eu dou (o DE serve de suporte para as aplicações...). Gosto da estabilidade e de não dar problemas. Isso de andar a saltar de versão em versão, de erro em erro sempre que há um update, etc etc, já não tenho tempo.
 
Back
Topo