ubuntu vs debian

pa, pode ser por ubuntu ser precompilado para processadores 486 com optimização para pentiuns 4, se calhar, nao??
 
bem, nao é bem assim... para desktop, a estabilidade chega e sobra...

Informa-te um pouco sobre os erros que se obtém no Kubuntu, por exemplo, com drives IDE que são reconhecidas como SATA, mesmo alterando no fstab, entre outras coisas, depois comenta a estabilidade e problemas.
Além disso, testei na mesma máquina openSUSE e Kubuntu (só uso KDE, não uso o Gnome, pois é um WM que é básico demais para a minha utilização), a velocidade é igualzinha e facilidade, entre openSUSE e Kubuntu ou Ubuntu é quase ela por ela, tirando os codecs e isso, e mesmo assim, só se compara pois a última versão do (K)Ubuntu traz um suporte melhorado. Como informático, não vejo uma única coisa boa no Ubuntu. Além disso, queres mais KISS do que o YaST? KISS é o openSUSE, que tem tudo no sítio, organizado, como deve ser, prático, acessível.

Até o openSUSE 10.2, que data de 5 meses a mais do que o Ubuntu, bem actualizado, é muito superior ao Ubuntu. Não o troco por nada. A única coisa a ter em conta é o tipo de utilização que cada um tem. No (K)ubuntu sinto-me limitado demais, sinto um vazio no SO, não sei explicar mas sinto. Além disso, 95% da comunidade tão grande que se gabam de ter são noobs como nunca vi na vida, o que faz uma comunidade pouco técnica (refiro isto pois quem anda na Techzone pelo menos técnicos ou gosto pela área têm).

Do que eu falei, verifiquei essa realidade, não estou a falar por falar.

Mas não vim aqui criar discussões openSUSE / Ubuntu, mas sim para falar da discussão Ubuntu / Debian. Continuo a insistir, Debian é 1000X superior, mesmo a versão testing e unstable. Debian deu-me 0 erros até agora, ficou ligado mais de 30 dias até ter feito um reboot à máquina. O Kubuntu instalei, configurei como deve ser, sem usar consola e isso, para não adicionar coisas que não as originais/oficiais, para testar e pimbas, crash handler a aparecer... opa, sinceramente... para isso temos o ruindows...

Considero Ubuntu e Kubuntu bons para os mais iniciantes, que não querem aprender nada técnico de Linux, apenas utilizar um sistema operativo básico, simplista, não o considero bom para mais ninguém. Para empresas, muito menos. Quem quiser um bom sistema para empresas, free, posso aconselhar, openSUSE, Debian, ou Vector Linux 5.8 SOHO, que é simplesmente magnífico, mas não é a coisa mais fácil do mundo de instalar, mas nada de complicado também.
 
Informa-te um pouco sobre os erros que se obtém no Kubuntu, por exemplo, com drives IDE que são reconhecidas como SATA, mesmo alterando no fstab, entre outras coisas, depois comenta a estabilidade e problemas.
Além disso, testei na mesma máquina openSUSE e Kubuntu (só uso KDE, não uso o Gnome, pois é um WM que é básico demais para a minha utilização), a velocidade é igualzinha e facilidade, entre openSUSE e Kubuntu ou Ubuntu é quase ela por ela, tirando os codecs e isso, e mesmo assim, só se compara pois a última versão do (K)Ubuntu traz um suporte melhorado. Como informático, não vejo uma única coisa boa no Ubuntu. Além disso, queres mais KISS do que o YaST? KISS é o openSUSE, que tem tudo no sítio, organizado, como deve ser, prático, acessível.

Até o openSUSE 10.2, que data de 5 meses a mais do que o Ubuntu, bem actualizado, é muito superior ao Ubuntu. Não o troco por nada. A única coisa a ter em conta é o tipo de utilização que cada um tem. No (K)ubuntu sinto-me limitado demais, sinto um vazio no SO, não sei explicar mas sinto. Além disso, 95% da comunidade tão grande que se gabam de ter são noobs como nunca vi na vida, o que faz uma comunidade pouco técnica (refiro isto pois quem anda na Techzone pelo menos técnicos ou gosto pela área têm).

Do que eu falei, verifiquei essa realidade, não estou a falar por falar.

Mas não vim aqui criar discussões openSUSE / Ubuntu, mas sim para falar da discussão Ubuntu / Debian. Continuo a insistir, Debian é 1000X superior, mesmo a versão testing e unstable. Debian deu-me 0 erros até agora, ficou ligado mais de 30 dias até ter feito um reboot à máquina. O Kubuntu instalei, configurei como deve ser, sem usar consola e isso, para não adicionar coisas que não as originais/oficiais, para testar e pimbas, crash handler a aparecer... opa, sinceramente... para isso temos o ruindows...

Considero Ubuntu e Kubuntu bons para os mais iniciantes, que não querem aprender nada técnico de Linux, apenas utilizar um sistema operativo básico, simplista, não o considero bom para mais ninguém. Para empresas, muito menos. Quem quiser um bom sistema para empresas, free, posso aconselhar, openSUSE, Debian, ou Vector Linux 5.8 SOHO, que é simplesmente magnífico, mas não é a coisa mais fácil do mundo de instalar, mas nada de complicado também.

Não leves a mal, mas não sabes o que dizes, a comunidade Ubuntu tem pessoal com conhecimentos de linux bem acima da média, claro que há noobs, se é a distro mais utilizada e é com esta distro que muita gente tem o 1º contacto com o linux é obvio que há noobs, ninguém nasce ensinado, mas também encontras muita, mas muita gente, bem mais de 5% das pessoas com muitos conhecimentos de linux (sim porque quem está na comunidade não usa só Ubuntu). Basta pensar que se tanta gente usa Ubuntu é porque consegue resolver os problemas dentro da comunidade, ora se fossemos todos noobs ninguém resolvia os problemas...

Dizes que o Ubuntu é instavel, o meu desktop, que já tem uns 6 anos teve periodos de uptime bem superiores a um mês e nunca crashou, isto sempre com Ubuntu desde o 6.06 até ao 7.04

E se percebes tanto quanto queres mostrar perceber deverias saber que linux é linux, independentemente da cara que tem...

Eu ainda me considero um noob neste mundo, mas entre as distros que experimentei o Ubuntu é das melhores. Agora depende da finalidade para que será utilizada.
 
pá, nao tens razao nenhuma no que dizes. antes de mais, kubuntu não é ubuntu. kubuntu é horrivel, é impossivel haver uma pior integracao do KDE. depois, nao me cheira que haja melhor deteccao de hardware do que a do ubuntu. já alguma vez usaste debian? ubuntu não é nenhum "mod" de debian, é muito mais que isso, e acredita que para desktop é bem melhor. alguma vantagem do debian? para desktop? agradeço que ma digas.
por último, openSUSE KISS??? omg.. KISS é arch, slack, por aí... se nao gostas de ubuntu, tenta arch, ja que gostas tanto de KISS! de qq modo, so para veres se ubuntu é bom ou nao, eu troquei arch por ubuntu...
 
Lembro que estamos perante dois pontos de vista: Desktop e Servidor.

Não me lembro do Debian ter feito uma cagada tão grande como esta:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=143334

De notar que tendo em conta que o Ubuntu faz um uso algo estranho do sudo (metem um * onde deviam estar nomes de binarios) e esse bug mostrava a password para o primeiro user criado, bastava fazer sudo su e pimba, root shell.
 
astrisko, acalma-te lá que eu não quero nem tenho que mostrar nada, muito menos o que sei ou que não sei, a ninguém. Isso dos 95% foi uma forma de falar, que por escrito passou uma mensagem talvez exagerada.

Se fores a ver a quantidade de pessoas, das que só usa Ubuntu, que percebe do assunto, verás que uma percentagem muito pequena sabe do assunto. Daí, reassumo o que disse, que não teve qualquer conteúdo ofensivo, ao contrário do que pensas.

A versão 6.06 do Ubuntu foi boa, em estabilidade, admito isso perfeitamente. A partir daí estragaram-se na falta dela (a versão 6.10 então, coitadinha...). Se usas distros como Fedora, também deverás saber isso, pois já deves ter alguma experiência, pelo menos maior do que a maioria dos simples users de Ubuntu. O uptime com 0 erros, 0 crashes, etc, com um tempo desses, na ultima versão, não deve ser nada fácil de manter, mas pronto... A não ser que os crashes sejam do KDE ou alguma lib ou isso do KDE, e não da distro em si, o que admito que não posso confirmar a 100%. Se for o caso, retiro o que disse, pois, como eu disse no outro tópico, só uso KDE, não consigo usar Gnome, não me agrada nada, e já lhe dei várias oportunidades, mas sinto que é muito vazio, comparado com KDE. Sei ver também que ao ser mais vazio, é mais simples, o que para certos tipos de pessoas/utilizadores é uma boa escolha. Atenção que eu defendo a existência de mais WM's, pois assim agradam a gregos e a troianos, duma forma ou doutra.

Eu nunca disse mal de GNU/Linux, muito pelo contrário, só digo maravilhas pois não há melhor SO no mundo, na minha opinião (outros também poderão dizer o contrário, apesar de nós sabermos que o que eu disse é verdade). A única coisa que disse mal foi da estabilidade do Ubuntu, que considero ser bastante mais reduzida do que do Debian, mesmo da versão testing ou unstable, que experimentei antes de sair a versão final e achei muito estável na mesma, mesmo com KDE, que é o que utilizo. Daí a comparação que eu fiz, Debian com KDE e Ubuntu com KDE (Kubuntu), em que Debian se revelou várias vezes mais rápido e estável.

Não interpretem mal o que estou a dizer, porque iria eu atacar uma distro à toa, se eu defendo a utilização de software livre e aberto? Apenas critiquei parte de uma distro. Se os problemas que verifiquei fossem resolvidos, eu era o primeiro a dizer bem da distro, mas para mim há coisas importantes, que definem o facto de eu usar ou não um programa, uma distro, seja o que for, na vida.

A distro que tenho no meu desktop, como indiquei, openSUSE, também tem os seus defeitos, como de origem ter um Xorg 7.2 beta, o YaST, na parte do Package Manager ser muito fraco, entre outras que não me recordo, mas são coisas que reparei, resolvi e me fizeram gostar mais desta distro do que doutras, mas a base é a mesma, Linux, e é isso que defendo e adoro.

Peço mais uma vez para não serem ofensivos nem levar tudo para o lado ofensivo.

Cumps

EDIT:
joaospinto, concordo com o que dizes do KDE do Kubuntu, mas Kubuntu é Ubuntu, apenas muda o WM, como se gaba a Canonical e milhares (ou mais) de users, não são palavras minhas... Infelizmente o KDE do Kubuntu é o mais fraco que já vi. Quando disse KISS, não me referi ao facto de ser uma distro simples, vazia, crua, mas sim KISS para o utilizador final, ser simples de lidar. Não subentendas coisas que eu não disse. E sim, uso Debian diariamente. Comparando Debian com Ubuntu, o Ubuntu não passa dum Debian Unstable muito trabalhado, mas que eu, que prefiro as coisas mais pré-definidas, não troco por nada. Mas admito que Debian tem uma instalação mais complicada (como Ubuntu teve até há poucas versões e ainda tem na alternate), que não tem os codecs pré-definidos, essas coisas, mas em geral, nunca trocaria o Debian por um Ubuntu, seja em server ou desktop.

ctrler, lembro-me disso já há algum tempo, ou não fosse isso uma situação antiga, mas isso aconteceu em várias distros, de várias origens, não veio propriamente do Debian. Não me lembro qual era a origem da falha, mas foi muito falado na altura.
 
Última edição:
ctrler, lembro-me disso já há algum tempo, ou não fosse isso uma situação antiga, mas isso aconteceu em várias distros, de várias origens, não veio propriamente do Debian. Não me lembro qual era a origem da falha, mas foi muito falado na altura.


Sim, é antiga, tem 1 ano e pouco. Não é uma falha do Debian, é uma falha do Ubuntu. Existiu outra (grande) asneirada do Ubuntu, em que depois de um upgrade o xorg não iniciava, bastava ler o output do erro e alterar uma linha, mas como aquilo é uma distro mais virada para o "easy of use" grande parte dos usuarios nunca tinham visto sequer um terminal e não sabem usar o nano...
 
ok, nisso posso concordar contigo(na parte do KDE ser melhor em debian do que em ubuntu), mas nao disseste isso no primeiro post e por isso nao tinha percebido essa parte. eu com KISS nao queria dizer mal dessa filosofia, estava era a dizer que se queres KISS nao ha melhor que arch. sem ironia...
 
ok, nisso posso concordar contigo(na parte do KDE ser melhor em debian do que em ubuntu), mas nao disseste isso no primeiro post e por isso nao tinha percebido essa parte. eu com KISS nao queria dizer mal dessa filosofia, estava era a dizer que se queres KISS nao ha melhor que arch. sem ironia...

Eu uso arch no meu laptop e debian etch no servidor :)
 
Nabais convém comparares com Ubuntu (GNOME) e não Kubuntu que tem uma péssima fama. Eu próprio vi que a versão KDE está mesmo muito mais pobre em relação à que traz GNOME (pelo menos pareceu) e pelo que tenho lido não é aconselhada por ninguém.
 
eu desisti do arch pq tive uns problemas que acredito que se instalasse a nova versao nao teria... mas de qq modo prefiro ter ubuntu, que faz tudo por mim quando vêm os updates :D
 
Pois... talvez me tenha explicado mal, pois agora já me estão a compreender. Peço desculpa por qualquer mal entendido...

Instalei Kubuntu no pc da minha namorada, pois ela não gostou nada do Gnome, e adorou o KDE (não me refiro a aspecto visual, mas sim a funcionalidade, pois informei-a que ambos podiam ser personalizados nesse sentido), e vejo problemas bem estúpidos que não tenho com nenhuma distro que já usei, e já uso sistemas Linux há uns 7 anos +-.
Se lhe conseguir resolver os problemas, que até agora ninguém em nenhum fórum de Ubuntu (e já expus a situação em 4) soube resolver, ainda mantenho lá o Kubuntu, senão tenho que começar a pensar noutra solução simples (ela percebe pouco da parte técnica de Linux, apenas quer um Linux que seja bonito, free, com KDE, estável, rápido e seguro, para navegar na net, ouvir musica, abrir uns documentos, ver uns filmes (divx e afins), pouco mais... Alguém me aconselha uma outra distro dessas para users novatos em Linux (é a primeira vez que ela usa Linux), com um bom package manager, com muitos pacotes e bastante actualizado (sim, sei que actualizar demais pode comprometer a estabilidade), com KDE normal, ou então alguma forma de instalar o KDE original, no Ubuntu, como o Debian tem?

Tenho que testar melhor o Ubuntu na minha máquina de testes, para ver se a estabilidade lá é melhor que a do Kubuntu, pois nunca comparei, devido ao que já expliquei...
 
Última edição:
podes tentar instalar o archlinux com o KDEmod (procura no google e sentete com sorte :P)
esperemos que consiga manter... tu é que tens de deixar a papinha feita senao ela nao se desenrasca sozinha... de qualquer modo podias por a tua amiga colorida a usar o ubuntu a ver se ela nao gosta mesmo...
 
podes tentar instalar o archlinux com o KDEmod (procura no google e sentete com sorte :P)
esperemos que consiga manter... tu é que tens de deixar a papinha feita senao ela nao se desenrasca sozinha... de qualquer modo podias por a tua amiga colorida a usar o ubuntu a ver se ela nao gosta mesmo...


1º lugar, não é amiga colorida, é namorada, é a mulher da minha vida, com quem vou passar o resto dos meus dias ;) (não é graxa, é a verdade, o amor faz tem efeitos que fazem um homem dizer cenas que ou parecem estranhas aos ouvidos de outros homens, quando todos são hetero's, claro :lol: )

2º Gnome com ela não dá mesmo, já tentei mostrar-lhe, achou "simplório", pouco personalizável.

3º Arch não me soa nada bem como distro para ela, mesmo comigo a deixar a papinha toda feita... tou a pensar num Mandriva 2007 One Spring, ou parecido... tou indeciso...
 
nao experimentei, mas ouvi dizer bem. pa eu tambem nao sou mt experiente nos lados do KDE. aquilo da amiga colorida era so para picar, nao leves a serio ;)
 
Claro que não levei a sério ;) Vou testar Mandriva 2007 One Spring no pc de testes, depois comento o que achei :)
Daqui a dias sai o Fedora Core 7, tou curioso com o que vai sair dali... Fedora é das melhores distros do momento, estável, etc...
 
Porque não o OpenSuse, é a distro que usas e é excelente... Mandriva não testei, mas pelo que tenho lido parece-me também boa opção.

Desculpa se pareci agressivo, a verdade é que já começo a ficar farto do pessoal que manda vir com o Ubuntu só porque é bastante utilizado (não me parece ser o teu caso), é que é todos os dias a ouvir cenas dessas, é a distro que tem trazido o linux até às massas e foi no seio desta comunidade que começei a gostar do linux, claro que aprendi mais com outras distros, não por serem melhores, mas simplesmente porque não funcionam tão bem "out of the box" e tive que andar a dar voltas para colocar as coisas a funcionar, mas se não fosse o Ubuntu se calhar nunca tinha entrado neste mundo.

Quem se interessa por linux e quer aprender, aprende independentemente da distro. Uma coisa é certa no Ubuntu as coisas simplesmente funcionam e a cada versão as coisas ficam mais simples, alias esta é a tendência em todas as distros, até o Gentoo tem instalador gráfico agora :P.
 
Porque não o OpenSuse, é a distro que usas e é excelente... Mandriva não testei, mas pelo que tenho lido parece-me também boa opção.

Desculpa se pareci agressivo, a verdade é que já começo a ficar farto do pessoal que manda vir com o Ubuntu só porque é bastante utilizado (não me parece ser o teu caso), é que é todos os dias a ouvir cenas dessas, é a distro que tem trazido o linux até às massas e foi no seio desta comunidade que começei a gostar do linux, claro que aprendi mais com outras distros, não por serem melhores, mas simplesmente porque não funcionam tão bem "out of the box" e tive que andar a dar voltas para colocar as coisas a funcionar, mas se não fosse o Ubuntu se calhar nunca tinha entrado neste mundo.

Quem se interessa por linux e quer aprender, aprende independentemente da distro. Uma coisa é certa no Ubuntu as coisas simplesmente funcionam e a cada versão as coisas ficam mais simples, alias esta é a tendência em todas as distros, até o Gentoo tem instalador gráfico agora :P.
um aparte acerca do instalador grafico do gentoo, metade das coisas nao funcionam. mas pronto... :) funciona o essencial (que me lembre tive problema com a parte do open office sem ser com binarios e com a parte dos users)
 
um aparte acerca do instalador grafico do gentoo, metade das coisas nao funcionam. mas pronto... :) funciona o essencial (que me lembre tive problema com a parte do open office sem ser com binarios e com a parte dos users)

Ainda não testei, está na minha "to do list", é só ter tempo, lá para o Verão, mas será pelo metódo tradicional com o Handbook ao lado :D

Onde já vai o offtopic. Sorry
 
Uma coisa é certa no Ubuntu as coisas simplesmente funcionam e a cada versão as coisas ficam mais simples, alias esta é a tendência em todas as distros, até o Gentoo tem instalador gráfico agora :P.

Essa do instalador gráfico não me entra na cabeça. É um instalador, não se usa todos os dias... Para além do mais, qual é a diferença entre usar uns tabs e as teclas de cursor de usar um rato? É isso que faz com que seja user friendly? Um instalador gráfico pode ser complicadissimo e um instalador dito "não gráfico" (pra mim não gráfico é texto, e os que tenho visto são com curses, não são janelinhas bonitas, mas parecem-me gráficos) pode ser super simples.

Os meus €0.02...
 
Back
Topo