JKL22: eu sei que a Worten, Vobis,... são "fiáveis" tendo em conta a politica que estão a utilizar, apenas estava-me a referir era a lojas "realmente" especializadas em produtos informáticos. Mas pronto.
Rudzer: Existem vários tipos de sistema de protecção dados aos potenciais clientes.
Esses sistemas de protecção ao consumo podem ser dados pelas leis em vigor em Portugal, assim como pelos próprios fabricantes (neste caso, a Asus).
Pelo que eu sei, em relação ás leis em vigor, penso que o decreto-lei em causa já tinha sido postado, garante que durante um prazo de 15 dias após a compra de qualquer produto, neste caso informático, o cliente poderá exigir o reembolso do dinheiro, caso não fiique satisfeito com o produto que comprou, ou então se tiver defeito, poderá exigir a troca automática dele.
Por outro lado existem ainda garantias dadas pelos fabricantes, como por exemplo, a Asus tem a politica dos zero pixels queimados (ou qualquer coisa assim!!!), ou seja se um TFT de um portátil tiver 1 pixel morto ou queimado ou demasiado brilhante, por aquilo que eu sei, a Asus troca o TFT.
Penso que essa coisa dos 7 dias seja também um outro tipo de politica dos fabricantes.
É obvio que as leis de um País prevalecerão sempre sobre as politicas deliberadas pelos fabricantes, como por exemplo, se um fabricante proposer uma garantia de 1 ano para um produto, como acontecia há algum tempo atrás, se as leis de um País definirem a garantia para 2 anos, então prevalecerá sempre esta última.
O que interessa é que o potencial cliente esteja a par de todas estas politicas para se precaver em caso de aparecerem problemas.
Cumps