1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Elementary OS Luna

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por h4des, 21 de Junho de 2012. (Respostas: 293; Visualizações: 44019)

1. Executer

Executer Power Member

2. h4des

h4des Power Member

Para quem quiser testar e não tiver usado as daily builds, já está disponivel a versão beta.

edit: 2 minutes late :D

3. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Não costuma experimentar respins de Ubuntu, mas fala-se tanto neste projecto, de como é diferente, que instalei numa máquina virtual.

Alguns pontos:

- Apesar da base ser Ubuntu, parte dos programas são únicos e mesmo algumas coisas que estão na parte da infraestrutura. Isto é, é algo mais único do que o comum respin.
    - A nível visual está muito bem conseguido. Muito limpo e muito agradável aos olhos.
    - Um dos bugs que estava a ter, da barra inferior não ficar centralizada depois de uma mudança de resolução, foi corrigido no dia seguinte à saída da beta. É bom ver as coisas a evoluirem em pouco tempo.
    - Detesto a escolha de ter uma dock inferior com uma barra superior. Ocupa demasiado espaço vertical. Pelo menos, maximizando uma aplicação, fica por cima da dock. Menos mal.
    - Retiraram o botão de minimizar. Enfim, estas escolhas para parecer "moderno" só estraga por completo a experiência. Não percebo porque retiram uma funcionalidade tão básica. Enfim....

Conclusão: Interessante no aspecto visual, tem aplicações novas que são interessantes. Retirar funcionalidades básicas é inaceitável.
    A acompanhar visto ainda estarem numa beta de uma versão 0.2. Podem sair algumas ideias interessantes desta distro.

4. Dogzilla

Dogzilla Power Member

É uma das poucas coisas com a qual eu não concordo no Elementary OS. Acho que dá bastante jeito ter todos os botões onde é suposto que estejam. Não que seja algo que não se resolva, mas pronto.

Relativamente ao restante... este é um Ubuntu que eu não me importaria de utilizar. No entanto, vou continuar com o meu fiel amigo Arch.

5. Boas,

Sou um developer do elementary OS. Antes de mais, gostava de dizer que fiquei fascinado com a reação que a comunidade Portuguesa do Zwame teve ao elementary OS.

Somos poucos programadores (nem 10, sendo que à volta de 5 ativos) e temos muitos bugs para corrigir (https://launchpad.net/elementary/+milestone/luna-beta2). Programamos principalmente em Vala que é fácil de aprender e adorávamos ajuda. Apareçam no #elementary-dev no irc.freenode.net se estiverem interessados em ajudar.

Em relação ao file manager, vi que houve aí muita discussão... Forkamos o Marlin e assim nasceu o Pantheon Files (instalado sob o nome de Files) que é agora o file manager padrão do elementary OS.

O Beta 1 já saiu e foi um sucesso na comunidade, mais de 10000 downloads e uma review muito positiva do webupd8. Mas com mais de 100 bugs, o Beta 2 pode demorar mais uns meses.

Cumprimentos

6. Rseven

Rseven Power Member

Boa sorte para a continuação do Projecto.
    Luna OS foi o OS mais bonito que até hoje me passou pelas mãos.
    Melhor é que conseguiram unir funcionalidade à beleza.

:)

7. Fifas

Fifas Power Member

X2! Tenho usado o Luna como SO principal e tá "quase perfect"

Faltam-lhe algumas coisas, principalmente no Files, umas correções de bugs, e fica no ponto ;)

Parabens

8. Dogzilla

Dogzilla Power Member

SirDave, esperam-se novidades fresquinhas com regularidade. :P

9. Nabais

Nabais Power Member

Experimentei numa vm esta distribuição e gostei bastante do que vi. Achei um pouco limitada em personalização da dock e menus, mas pode ser falha minha. Mas fiquei curioso e espero ver mais festa distribuição.

Uma pergunta para quem sabe mais desta distribuição: é baseada em Ubuntu, mas inclui tralhas do Ubuntu e aquelas apps específicas da canonical com código fechado?

10. Dogzilla

Dogzilla Power Member

Não. Vem limpo, limpo, limpo. Traz o Centro de Software do Ubuntu mas o resto são aplicações escolhidas a dedo pela equipa do Elementary OS.

11. _Kenshin_

_Kenshin_ I'm cool cuz I Fold

E é preciso falar com quem para se poder ajudar =) ? eu nunca aprendi a programar em Vala mas não ha de ser mt dificil ;)

12. riven_lpgo

riven_lpgo Power Member

será que este SO corre num Tecra A3 normalmente ou vai arrastar-se?
    Sepcs:

Toshiba Tecra A3 Specs

Intel Pentium M 730 1.60 GHz (2MB L2 cache, 533MHz FSB)
    15.0" XGA (1,024 x 768) Screen
    256MB PC2700 SDRAM DDR333
    40.0 GB Hard Drive (4200 RPM)
    Intel Graphics Media Accelerator with up to 128MB shared Memory
    DVD/CD-RW
    Intel PRO/Wireless 2200BG (802.11 b/g)
    3 USB 2.0 ports, Parallel port, FireWire port, Infrared port, Serial port, S-Video out

estas especificações são as originais,mas o que tenho já tem 1 gb ram e um disco de 120 gb.

13. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Vai-se arrastar.

Edit: Só vi agora que tens 1GB de ram, melhora, mas mesmo assim vai ficar algo lento.

E queres uma distro que tem barra inferior e superior num ecrã 1024?

14. riven_lpgo

riven_lpgo Power Member

Queria experimentar outro SO, no Ubuntu não vou a bola com o unity!
    gostei do aspeto deste dai a minha pergunta.
    Então para um portátil com esta configuração qual a distro mais indicada?

15. s0ldier

s0ldier Power Member

Xubuntu, Lubuntu, Mint MATE. Isto na onda do Ubuntu!

16. Crow-

Crow- Power Member

Tenho andado a testar o Luna Beta 1 e estou a adorar.
    Para um ex OSX user, é muito bom e próximo do que usava.

Em principio será o meu SO principal, uma vez que o Windows 8 do meu novo portátil nao me satisfaz.

Para muitos a distro pode vir demasiado limpa uma vez que vem com pouquissimas apps, mas eu prefiro assim. Só não apoio a escolha de browser\email, seria melhor optar pela stack Mozilla por exemplo.

Última edição: 2 de Janeiro de 2013
  17. Arpeggio

Arpeggio Power Member

Eu consigo correr bem o live CD, mas quando instalo tudo o que obtenho é um ecrã preto. :( Talvez me preocupe com isto quando o SO deixar de ser beta.

18. Dogzilla

Dogzilla Power Member

O que me aconteceu quando instalei foi semelhante. Obtive apenas uma CLI. No entanto, voltei a instalar mas desta vez sem fazer actualizações ao longo da instalação e apenas as fiz depois de já estar tudo a funcionar. Correu bem.

19. Zed_Blade

Zed_Blade Power Member

Mais alguém teve problemas a instalar o último ISO numa VM? Não consigo instalar nem sequer correr como liveCD.. Dá-me um erro de qualquer coisa relacionado com um vmlinuz ou coisa parecida (não tenho agora aqui ao pé para confirmar....)

20. Crow-

Crow- Power Member

Eu instalei sem problemas em Virtual Box com Windows 8 como Host.