MEO - Asus AX88U como router principal

Boas pessoal,

Já alguém conseguiu substituir totalmente o router da meo, pelo RT-AX88U sem ter problemas na TV?

Cumps

Eu preciso de telefone e não fiz a substituição, mas experimentei ligar directamente o meu AX88U à fibra, e a box directamente ao AX88U.
Na GUI do AX88U, vais a LAN --> IPTV, e:

ISP Profile - None
Port - LAN4
DHCP - Disable
IGMP Proxy - Disable
UDP Proxy - 0
IGMP Version - 3

Faz isso com a box desligada, deixa o router estabilizar uns segundos depois de meteres estas settings (aconselho um reset), e depois liga a box. Ela vai levar alguns minutos a conseguir o IP address (até uns 5 min), e se calhar vai ter os menus lentos da primeira vez, mas depois vai tudo ao normal.
 
Boas malta,

Comprei um router Asus RT-AX58U e estou a tentar ligar ao Technicolor Technicolor TG784n v3 de acordo com o esquema em baixo:

esquema-meo.jpg


Nas configurações da IPTV no Asus tenho (Não há profile MEO para este router):
- ISP Profile -> Manual Setting
- Internet -> VID 12, PRIO 0
- Lan 4 -> VID 12, PRIO 1
- Lan 3 -> VID nada. PRIO nada

Tenho a internet a funcionar, mas a box não funciona, fica eternamente no ecrã: Por favor aguarde...
Olhando para o Technicolor, vejo que a luz da Internet aparece a vermelho. Se ligar a box directamente à LAN 4 do Asus, tenho box mas dá freeze ao fim de alguns segundos.
Será que falta fazer alguma coisa no lado do Technicolor? Ou é alguma configuração no lado do Asus que está a faltar?

Obrigado!
 
Boas malta,

Comprei um router Asus RT-AX58U e estou a tentar ligar ao Technicolor Technicolor TG784n v3 de acordo com o esquema em baixo:

esquema-meo.jpg


Nas configurações da IPTV no Asus tenho (Não há profile MEO para este router):
- ISP Profile -> Manual Setting
- Internet -> VID 12, PRIO 0
- Lan 4 -> VID 12, PRIO 1
- Lan 3 -> VID nada. PRIO nada

Tenho a internet a funcionar, mas a box não funciona, fica eternamente no ecrã: Por favor aguarde...
Olhando para o Technicolor, vejo que a luz da Internet aparece a vermelho. Se ligar a box directamente à LAN 4 do Asus, tenho box mas dá freeze ao fim de alguns segundos.
Será que falta fazer alguma coisa no lado do Technicolor? Ou é alguma configuração no lado do Asus que está a faltar?

Obrigado!

Na porta 4 do Asus, experimenta ligar um PC e vê se adquire um IP público, invés de IP local.

Experimenta também ligar a box diretamente ao asus, sem ser pelo thomson.
 
Na porta 4 do Asus, experimenta ligar um PC e vê se adquire um IP público, invés de IP local.

Experimenta também ligar a box diretamente ao asus, sem ser pelo thomson.

Obrigado pela resposta!

Ligar a box directamente ao router, tenho o problema de freeze após uns segundos. Ligar um pc, não experimentei por acaso por isso não sei se adquire IP ou não.
Entretanto comprei uma Mi Box S e retirei por completo a box e o Technicolor e estou satisfeito com o resultado. Quando tiver um tempo mais livre, volto a tentar pegar na box e ver se a consigo por a funcionar.
 
Boas,

Obrigado pelas vossas dicas e partilha.

Sendo novo nisto estive a lutar com AX88, ligado ao router meo que está em bridge, e consegui colocar as boxes da meo a funcionar, aparentemente, sem problemas com a seguinte configuração

ISP Profile - None
Port - LAN3&4
DHCP - Microsoft
UDP Proxy - 0
IGMP Version - 3

No entanto ao usar a vlan12 não tive sucesso...

Outro problema que encontrei foi ao ligar o AX88 diretamente ao ONT, não adquiriu IP da meo pelo que não consegui ter internet, assim que voltei a ligar o AX88 ao port 4 do router meo tudo voltou a funcionar, o que me pode estar a falhar? É necessária alguma configuração diferente de quando ligado ao bridge? Eu diria que não...

Outra coisa que acho estranho é que as boxes da meo não me aparecem nos "network devices"... É normal? Acho que apareceu uma enquanto brincava com a vlan12...

Já agora... Aqui no nosso cantinho de PT, a ASUS vê como violação de garantia a instalação do ASUSWRT-Merlin?

Cumpts
 
Estou à espera da fibra da MEO também tenho esse router, mais 2 XT8, só falta mesmo o serviço que espero que venha no primeira quinzena. Depois troca mais impressões/ dúvidas, Abraço.
(Tenho a funcionar com Vodafone 4G é só tenho a dizer maravilhosas destes router)
 
Boas,

Obrigado pelas vossas dicas e partilha.

Sendo novo nisto estive a lutar com AX88, ligado ao router meo que está em bridge, e consegui colocar as boxes da meo a funcionar, aparentemente, sem problemas com a seguinte configuração

ISP Profile - None
Port - LAN3&4
DHCP - Microsoft
UDP Proxy - 0
IGMP Version - 3

No entanto ao usar a vlan12 não tive sucesso...

Outro problema que encontrei foi ao ligar o AX88 diretamente ao ONT, não adquiriu IP da meo pelo que não consegui ter internet, assim que voltei a ligar o AX88 ao port 4 do router meo tudo voltou a funcionar, o que me pode estar a falhar? É necessária alguma configuração diferente de quando ligado ao bridge? Eu diria que não...

Outra coisa que acho estranho é que as boxes da meo não me aparecem nos "network devices"... É normal? Acho que apareceu uma enquanto brincava com a vlan12...

Já agora... Aqui no nosso cantinho de PT, a ASUS vê como violação de garantia a instalação do ASUSWRT-Merlin?

Cumpts
Quais boxes? A box 4k?
Se for como no fiber em bridge a vlan ja esta metida, nao é preciso por nada.
 
Boas,

As boxes da meo, tenho duas em casa, uma com gravação e uma "satélite".

Na minha instalação não tenho fibergateway, mas sim ONT + router. Atualmente tenho o meu router ligado à porta lan4 do router da meo , a qual está configurada em modo bridge. Posto isto... Para ligar diretamente ao ONT necessito da configuração das Vlans, é isso?

Cumpts
 
Boas,

As boxes da meo, tenho duas em casa, uma com gravação e uma "satélite".

Na minha instalação não tenho fibergateway, mas sim ONT + router. Atualmente tenho o meu router ligado à porta lan4 do router da meo , a qual está configurada em modo bridge. Posto isto... Para ligar diretamente ao ONT necessito da configuração das Vlans, é isso?

Cumpts
Pois... Para ligar directamente ao ONT são necessárias as configurações com a VLAN12. Entendido e a funcionar!

Mas... Porque raio as boes não me aparecem nos equipamentos ligados à rede?!
 
Consegues ter a box a funcionar sem problemas sem o router da MEO?
Boas,

Sim, as boxes funcionam sem problemas, pelo menos a mulher não se queixa :biglaugh: , mas parece que router não identifica os Mac.. Aliás fê-lo para uma delas por momentos, depois desapareceu da lista de equipamentos, só aparecem os portos activos a 100Mbts.

Será que com Merlin isto se resolveria? A Asus coloca entraves à garantia a routers com outros firmwares, nomeadamente Merlin?
 
Não aparecem porque as boxes tem um ip diferente da tua rede, elas estão ligadas directamente à MEO, se fores às definições de rede na box vez qual o ip que estão a usar.

Deixa aí as tuas configurações do router, nomeadamente da tab iptv e switch control, para comparar com as minhas configurações. Neste momento a box não funciona sem o router da MEO, da uns segundos e para a imagem, só funciona se recuar na emissão uns segundos.
 
Não aparecem porque as boxes tem um ip diferente da tua rede, elas estão ligadas directamente à MEO, se fores às definições de rede na box vez qual o ip que estão a usar.
Sim as boxes estão com IP meo, de qualquer forma esperava que o router as identificasse independentemente da rede em que estão.

ajdD8Wh.jpg


Deixa aí as tuas configurações do router, nomeadamente da tab iptv e switch control, para comparar com as minhas configurações. Neste momento a box não funciona sem o router da MEO, da uns segundos e para a imagem, só funciona se recuar na emissão uns segundos.
As configurações que tenho no meu router são as seguintes

1 - Vais à opção LAN

2 - Depois escolhes IPTV

3 - Colocas o Select ISP Profile em Manual Setting

4 - Colocas Internet com o VID a 12 e PRIO a 0

5 - Colocas LAN Port 4 com o VID a 12 e PRIO a 1

6 - Deixas LAN Port 3 sem nada e PRIO também vazio

7 - Em Use DHCP routes, podes colocar RFC3442 ou Microsoft ou RFC3442 & Microsoft

8 - Em UDP Proxy (Udxpy), deixa estar a opção 0

9 - Em IGMP default version, deixas estar a opção 3

10 - Carrega em Apply

11 - Coloca o cabo da box na porta 4 e experimenta

As quais ficam com a seguinte aparência

W4gz4oy.jpg


A nível de switch control não fiz nada...

itBCkOx.jpg
 
Ao colocares vlan nas portas 3 e 4 as mesmas passam a ficar em bridge e logo fora da tua rede, por isso o router não apresenta os dispositivos que lá ligares.

Obrigado pelas dicas. Eu devo ter algum problema na minha ligação, a box mesmo ligada ao router da MEO está com o problema de parar a imagem ao fim de uns segundos, só funcionando se retroceder uns segundos na emissão, já abri caso na MEO, tou à espera que resolvam.
 
Ao colocares vlan nas portas 3 e 4 as mesmas passam a ficar em bridge e logo fora da tua rede, por isso o router não apresenta os dispositivos que lá ligares.

Sim, eu compreendo que não veja esses equipamentos na rede ou nas tabelas de DHCP, mas esperava que fossem apresentados nas ligações do router etc para fins de administração/monitorização da rede...

Obrigado pelas dicas. Eu devo ter algum problema na minha ligação, a box mesmo ligada ao router da MEO está com o problema de parar a imagem ao fim de uns segundos, só funcionando se retroceder uns segundos na emissão, já abri caso na MEO, tou à espera que resolvam.
Efectivamente deverá ser problema da box... Ao ligares a box ao router meo fizeste um "Reset" à box?
 
Back
Topo