Ubuntu 12.04 LTS (Precise Pangolin)

As tuas preces vão ser ouvidas num futuro não muito distante, prepara-te para uma reaproximação da Canonical e do GNOME, e eventualmente para um refactoring massivo do Unity :)

Não sei se isso é uma boa notícia ou má.
O gnome shell não é grande exemplo de personalização
 
eu nao consigo instalar por live pen este ultimo sistema :( encrava me sempre a instalaçao depois de copiar os ficheiros, ja testei varias imagens e criar a pen de varias maneiras :/
 
E uma pen diferente, já experimentaste? Eu tinha aqui uma há uns tempos que não me deixava instalar nada através dela, mudei de pen et voilá!
 
Dá, até está no centro de software ubuntu se não estou em erro.

Mas se queres uma alternativa ao gnome shell aconselho-te a experimentar o cinnamon.
 
Tb já me aconteceu isso. A classe da pen é crucial para ser usada como live-pen. Basta pedires uma emprestada a alguém para testares e ver se é da tua.
 
No panorama de hoje em dia, acho que Ubuntu é mais desânimo do que Debian. Tanto é que eu instalei no computador do meu pai Debian (e ele é usado pelo meu pai, pela minha mãe, e pelo meu irmão de 12 anos) e eles ficaram contentíssimos e aprenderam a mexer-lhe em três tempos.
 
Nem vejo qual é a dúvida, pode ter muitos defeitos/falhas e já nem ser a única distro que carrega consigo a cruz da massificação do OS mas é inegável que a realidade Linux de hoje em muito se deve a Ubuntu (nem todos querem perder tempo em linhas de comando ou andar a compilar programas/kernels) e foi ela que me mostrou a mim e a muitos outros que Linux podia ser realmente ser uma alternativa viável a Windows (e na altura que comecei a ligar a isto duvido seriamente que com Debian o resultado tivesse sido igual).

Quanto a este 12.04 (com Unity) está muito bom, o suficiente para me fazer abdicar da outra distro Linux que tinha instalado no portátil, o Mint com Cinnamon. :D
 
Este Ubuntu ainda ta numa versao Beta muito ma,testei e consegui bloquear logo esse Ubuntu, actuamente uso lubuntu 11.10, o qual gostei muito...

Mas para mim o melhor e o pinguy OS, mas como ainda nao tinha 11.10, tive de desistir dele, porque tava com problemas de compatibilidades no 11.04 dum plugin para o eclipse...Fica ai a minha opiniao actual sobre este novo Ubuntu:D...que por sinal ainda ta mau....:P
 
De facto, o assunto do tópico ainda é Ubuntu (mesmo com todo o seu demérito e falhas) e estou a gostar bastante do que tenho usado. :D

Quando está previsto sair a versão final? Calculo que esteja para breve...
 
Tenho lido sobre as novas features deste Ubuntu e parece-me mesmo muito bom!
Se o HUD funcionar como promete e rapidamente, vai-me ser bastante util. Uso muitos programas que estão entulhados de opções nos menus, poder escrever directamente a opção em vez de andar à procura dela é impecável!

Só espero que venha realmente impecável e com poucos bugs, como é de esperar numa LTS.
 
distro != kernel. Penso que haja muita tralha na kernel que um atom não precisa de ter para correr, mas que mesmo assim poem a correr no netbook.
 
distro != kernel. Penso que haja muita tralha na kernel que um atom não precisa de ter para correr, mas que mesmo assim poem a correr no netbook.

Ora aqui está uma cena interessante para comentar... Um kernel de distro normalmente foca em tentar suportar o maximo de hardware possível e utiliza uma estrutura modular em que os modulos so sao carregados para memoria por indicaçao do utilizador (modprobe) ou do proprio kernel (kmod). O unico preço que pagas nisto é um pouco mais de espaço em disco para os modulos e um initrd maior... na realidade perdes uns milesimos de segundo na fase inicial do boot e gastas para ai uns 5Mb's a mais de espaço em disco...

1) É assim um custo tão exagerado a pagar tendo em conta que tens sempre um fingerprint de memoria mais suave que num kernel monolitico ?

Continuando.... a nível de optimizações tens sempre os mecanismos do modprobe que te permitem configurar opçoes extra para os drivers de kernel (ex: placas de som)... ou seja na realidade podes fazer os tweaks que quiseres sem teres que recompilar o kernel...

Qual é o problema disto?

O que o bacano em cima queria dizer é que possivelmente queria melhor suporte para hardware utilizado em netbooks (nomeadamente GPU's por causa da bateria)... E neste campo entras um pouco na onda dos Androids... Quanto mais carga deres ao CPU menos te dura a bateria, ou seja, convem optimizar as cenas em user space para andarem a queimar menos recursos, eventualmente um window manager mais suave (ex: {open,flux,black}box, desligar os serviços de sistema que nao utilizas, personalizar as aplicaçoes com autostart e para um utilizador final sem grandes conhecimentos já é um bom inicio...

Daqui para a frente só mesmo a mexer em codigo e a brutalizar as coisas... Há uns tempos vi um tipo que tem os slides e uns videos na net com uma placa de testes a arrancar um Linux com uma aplicaçao Qt em menos de 2 segundos :) Se queres este tipo de tweaks, precisas de know-how mesmo a baixo nivel e de equipamento especial :)
 
no meu portátil com Windows 7 instalei o VirtualBox (última versão) e tentei instalar a versão beta deste ubuntu 12.04 64 bits. ele arranca o live cd, começa a instalação, copia os ficheiros e depois fica parado (+ de uma hora) a dizer a configurar o computador. como ele para reinicio o processo. fiz isto ontem 2 vezes... possivelmente estarei a fazer algo mal. alguém conhece algum tutorial?
 
Back
Topo