Tem atenção que a Wave levou uma mundaça significativa no patch de ontem. Agora o efeito dela faz as cartas custar 4 independentemente de reduções de custo da carta. Ou seja, deixou de funcionar com a Death da forma que funcionava antes. Pode ser muito útil daqui para a frente para restringir opções no último turno (e jogar Dr. Doom por ex. ao estilo dos decks de Sandman de há uns tempos).
Quanto à frustração, eu sou completamente F2P e jogo desde o lançamento. Não noto uma discrepância em poder dos decks que me faça achar que estou a perder contra quem paga. Nas seasons do Silver Surfer e do Zabu sentia isso, mas hoje em dia não. Tenho muito mais cartas hoje, é certo, mas não vejo nenhuma carta tão forte como essas (ou a Aero ou o Leader) eram na altura.
Darkhawk pode ser o mais próximo que existe hoje disso e mesmo assim acho que só é um efeito forte. Depende do Korg e do Rock slide (cartas perfeitamente normais) para ter um poder absurdo e mesmo aí pode ser anulado por Shang-Chi, Enchantress ou Rogue. Eu vejo-o como um Devil Dinosaur mais pequeno. Das vezes que joguei com ele não senti esse poderio todo e como na maioria das vezes tenho counter para ele na mão, não me chateia.
Dito isto, é muito foleiro o Darkhawk não ter descido para series 3 com o patch de ontem como se esperava. É um enorme sinal de alerta para o que pode vir daqui para a frente em termos de pay-to-win.
Ainda sobre a frustração, se calhar é mais frustrante jogar contra decks mais optimizados de uma forma geral. Não há muita margem para experimentar coisas novas porque não há modo casual e a maioria das pessoas (nos ranks mais altos) está a jogar versões dos decks próximas do óptimo. Se não estás por dentro da meta ou não segues as tendências és surpreendido muito mais vezes e acabas a jogar com decks sub-óptimos durante mais tempo. É normal que isto aconteça quando chegas ali perto de collection level 500 e começas a jogar com pessoal com coleções muito maiores, mas daí para a frente ou te informas ou torna-se um problema mais persistente.
Eu jogo desde Silver Surfer, já tenho uma coleção jeitosa mas discordo quanto à discrepância quando ao jogador que paga pelo passe mensal para o f2p, para mim há uma vantagem enorme.
As ultimas cartas de pool 5, não sendo um Zabu ou um Silver Surfer, são muito abusadas e dão-te imensas vitórias.
Nebula é simplesmente o melhor 1 drop do jogo, ou tens resposta ou perdes a lane ou condiciona imenso a tua forma de jogar, para mim, será nerfada de certeza quando cair para pool 4.
Jeff, não parece mas é brutal, desde a sinergia com outras cartas à possibilidade de jogar em qualquer lane sem restrições, no deck de Nebula control, se o substituires pelo Lizard, a winrate baixa de 58,5% para 52%.
Agora concordo que com qualquer deck de tier 3 para cima, é perfeitamente possível chegar a infinite, desde que se tenha o conhecimento completo desse deck, as fragilidades e potencialidades, isto é um jogo de poker, o bluff também faz parte e há que saber quando se desiste.
Voltando ao patch, para mim foi uma desilusão, desde o precedente de cartas não caíram da pool 4 para mais uma nova localização que te impede de jogar cartas. O nerf na wave é necessário e é como a carta devia ter sido sempre desenhada, mas não deixa de ser mais uma machadada terrível nos f2p.