Guia Sistemas em RAID 0; 1; 5 e 10

E vão dois. Procura também actualizar os meus hitachis que têm 3 anos em raid0 mas já vi discos sozinhos com melhores performance. Também procuro qq cosa à volta de 2x 500gb. SSDs, para já, está fora de questão.
Já agora, para além dos 2x500, qual será a melhor opção em performance (desde que não fique com menos de 320gb)?
Pelo que vi e li, para 500gb, o disco "da moda" é o samsung F3. São actualmente os mais rápidos :)
Se fiabilidade conta (e garantia 5anos), WD Black.
 
Depois de ler isto fiquei interessado no Raid0 :p
É possível fazer isso num portátil com dois discos iguais de 500GB? Vai ficar como se fosse um só disco de 1TB?
 
Última edição:
Boas, vou brevemente adquirir dois samsung F3 500gb, a minha board é uma asus P5Q deluxe, basta depois liga-los as portas sata e pôr raid enable na bios ou tem k se fazer mais alguma coisa?
 
Boas, vou brevemente adquirir dois samsung F3 500gb, a minha board é uma asus P5Q deluxe, basta depois liga-los as portas sata e pôr raid enable na bios ou tem k se fazer mais alguma coisa?

Depois da BIOS tens que configurar quais os discos que vão pertencer ao array e que tipo de RAID queres fazer...
 
Tirem-me uma duvida:
tenho 4 HDD com duas partições, uma em Raid 0 onde tenho o S.O. e outra em Raid 10,
imaginando que um dos discos deixa de trabalhar, deixo de ter S.O. porque o Raid 0 perde-se,
então como faço para recuperar os dados que tenho na partição do Raid 10?
 
Tenho 4 hdd com duas partições ou tens 2 hdd com raid 0 e outros dois com raid 10? É que o que dizes não faz muito sentido mas suponho que é isto que eu disse.

Se quiseres recuperar o que está no raid 10 basta instalares/executares um outro sistema operativo compativel com o raid que tens ou com drivers para o raid que tens e fazes os backups que quiseres. No entanto basta pegares num desses discos do raid10 e ligares a qualquer computador que tens os dados todos. Era isso que querias saber?
 
Tenho 4 hdd com duas partições ou tens 2 hdd com raid 0 e outros dois com raid 10? É que o que dizes não faz muito sentido mas suponho que é isto que eu disse.

Se quiseres recuperar o que está no raid 10 basta instalares/executares um outro sistema operativo compativel com o raid que tens ou com drivers para o raid que tens e fazes os backups que quiseres. No entanto basta pegares num desses discos do raid10 e ligares a qualquer computador que tens os dados todos. Era isso que querias saber?

Não, tenho 4hdd, uma partição dos 4 hdd ta em raid 0 e outra partição esta em raid 10 (os mesmos 4 hdd) tenho 2 arrays....
como o meu raid 10 esta em blocos B:B:A:A (raid 0 + raid 1) é possível recuperar os dados se um disco morrer, a minha duvida é como recuperar, visto que fico sem S.O. pois a minha partição do S.O esta também dividida pelos 4 hdd em Raid 0.....
 
Não conhecia tal configuração e eu, provavelmente, nem a usava... Eu não sei é que ele faz os raids mas segundo dizes sem tens um raid 0 de outro raid 1 então se um morre tens de ligar apenas os outros dois e fazer o que disse. Seja como for acho que era preferivel um raid 0 de 2 discos mais outro raid 1 de outros dois. A não ser que precises de tanta velocidade com ficheiros enormes...
 
Não conhecia tal configuração e eu, provavelmente, nem a usava... Eu não sei é que ele faz os raids mas segundo dizes sem tens um raid 0 de outro raid 1 então se um morre tens de ligar apenas os outros dois e fazer o que disse. Seja como for acho que era preferivel um raid 0 de 2 discos mais outro raid 1 de outros dois. A não ser que precises de tanta velocidade com ficheiros enormes...

4 hdd é o dobro da velocidade de 2 hdd em raid 0, com o soundbridge da minha board é possível criar o numero da arrays que eu quiser, ficando cada um como uma particao completamente normal, e cada array é independente e posso usar o tipo de raid que eu quiser :)

segundo dizes, se um disco falhar basta-me instalar um S.O num outro disco, ligar la os 3 hdd restantes (visto que um avariou) e tenho logo a particao de raid 10 disponivel é isso!!
 
Sim, em principio tens. Simplesmente essa solução é estranha e na prática pode ser desnecessário. Nem todo o controlador raid é eficiente a esse ponto além de, como se trata de um disco mecânico (suponho eu), os tempos de acesso pioram e, lá está, a não ser que mexas em ficheiros enormes e continuos pode não valer a pena.

Se dos 4 em raid 10 falhar um tens de desligar 2. Pois estão 2 a 2 em raid 0 e cada um desses grupos está em raid 1. Pelo menos é isso que parece. Se ligares 3 discos não sei se ele te deixa ir mexer apenas em dois discos e ignora o terceiro...
 
Sim, em principio tens. Simplesmente essa solução é estranha e na prática pode ser desnecessário. Nem todo o controlador raid é eficiente a esse ponto além de, como se trata de um disco mecânico (suponho eu), os tempos de acesso pioram e, lá está, a não ser que mexas em ficheiros enormes e continuos pode não valer a pena.

Se dos 4 em raid 10 falhar um tens de desligar 2. Pois estão 2 a 2 em raid 0 e cada um desses grupos está em raid 1. Pelo menos é isso que parece. Se ligares 3 discos não sei se ele te deixa ir mexer apenas em dois discos e ignora o terceiro...

Pois o problema é que não sei em quais discos esta guardada a parte A e parte B dos blocos, mas também é caso de testar...

ja tive 2hdd em raid 0 agora tenho 4, e noto bastante, principalmente a instalar jogos e programas grandes, e nos loading's dos jogos, o tempo de acesso é exactamente o mesmo com 1, 2 ou 4 hdd, já fiz o teste...
 
No meu sei qual é cada um pois ele diz-me onde está ligado... Vê bem isso pois pode não ser bom tirar um disco de um raid0.

Se perder um disco, a partição do raid 0 vai a vida isso sei eu, eu queria era saber de como recuperar os dados do raid 10, onde posso perder um disco a vontade sem perder dados....
 
excelente ???
omfg quem não souber, na pratica como montar o raid, vai ler isto e ficar completamente na mesma.

Useless tutorial.
heheeh pensei no mesmo :P
eu nao entendo nada, fiquei mais esclarecido sobre como funciona...mas agora montar uma coisa destas nao entendo nada :\ parece mais complicado do que ligar um novo disco
 
heheeh pensei no mesmo :P
eu nao entendo nada, fiquei mais esclarecido sobre como funciona...mas agora montar uma coisa destas nao entendo nada :\ parece mais complicado do que ligar um novo disco

Não ajuda muito, é verdade. Mas isso depende muito do material que tens em casa. Depois de saberes o que tens de fazer, deves ir ao manual e procurar lá como se faz.
 
Pois o problema é que não sei em quais discos esta guardada a parte A e parte B dos blocos, mas também é caso de testar...

ja tive 2hdd em raid 0 agora tenho 4, e noto bastante, principalmente a instalar jogos e programas grandes, e nos loading's dos jogos, o tempo de acesso é exactamente o mesmo com 1, 2 ou 4 hdd, já fiz o teste...

tás a falar em tempos de acesso mesmo ou em loadings (e implicitamente velocidade de leitura)?

é que de single disk para raid0 com 2 discos tb nao ganhei nada em tempos de acesso, e acho que é normal

Se perder um disco, a partição do raid 0 vai a vida isso sei eu, eu queria era saber de como recuperar os dados do raid 10, onde posso perder um disco a vontade sem perder dados....

quando há raias/azias no raid as recuperaçoes de dados(possíveis) sao feitas a partir daquele menu fora da bios onde crias inicialmente o array
isto presumindo que estás a fazer raid pelo SB (ICHR)

felizmente nunca precisei de usar, mas tenho quase a certeza que é como descrevi
 
Última edição:
tás a falar em tempos de acesso mesmo ou em loadings (e implicitamente velocidade de leitura)?

é que de single disk para raid0 com 2 discos tb nao ganhei nada em tempos de acesso, e acho que é normal



quando há raias/azias no raid as recuperaçoes de dados(possíveis) sao feitas a partir daquele menu fora da bios onde crias inicialmente o array
isto presumindo que estás a fazer raid pelo SB (ICHR)

felizmente nunca precisei de usar, mas tenho quase a certeza que é como descrevi

Tempos de acesso, nos loadings quando mais HDD's acrescentares mais rápido fica....

penso que esse menu, o do Ctrl+i é apenas para criar e apagar os Arrays, nao sei se dara para recuperar dados!!
 
sim, esse menu(CTRL+I), para além de dar para criar/apagar raid também mostra mensagens de erro quando há azias e também serve para fazer recuperaçoes, quando as mesmas são possíveis. pode eventualmente pedir-te novos discos(em branco), se forem necessários, para a escrita dos dados recuperados

como te disse nao tenho a certeza, mas tenho ideia de ter visto isso algures, ou num manual ou assim...
 
boas pessoal, é possivel fazer um raid 0 a 2 discos sem sistema operativo?isto é: ter 2 discos (500gb) a estrear, fazer um raid0 na bios e depois instalar o SO?
 
Back
Topo